TAS 1 X 05 The Survivor (O Sobrevivente)

Reciclagem de elementos fantásticos não funciona desta vez 

Nota do TB: 1.5/4.0

Sinopse:

Data Estelar: 5143.3.

Durante patrulha de rotina próxima a Zona Neutra Romulana, a Enterprise encontra uma nave danificada por uma tempestade de meteoros, e a deriva. A bordo desta nave é encontrada um sobrevivente, Carter Winston, um filantropo dado como desaparecido a cerca de cinco anos.


O sobrevivente é trazido a bordo da Enterprise, onde recebe a noticia de que sua noiva, tenente Anne Nored, faz parte de tripulação. Os documentos do passageiro são verificados, e em seguida ele é submetido a um exame medico por McCoy. O médico da nave percebe algumas irregularidades nos exames, mas as atribui a algum erro de leitura do seu equipamento médico.

Logo após os exames, Winston recebe a visita de sua noiva, Tenente da Frota Estelar lotada como tripulante da nave. Ele explica vagamente que sua nave anteriormente teria sofrido um acidente, caindo no planeta Vendor, onde foi socorrido. Também de forma vaga Winston diz ter sofrido mudanças após o acidente, e que devido a estas mudanças eles não podiam mais ficar juntos.

Após este encontro, Winston se dirige ao escritório do capitão, onde assume sua verdadeira forma e toma a aparência de Kirk, deixando-o desacordado. Em seguida a duplicata se dirige a ponte da Enterprise e ordena a Sulu um curso que levará a Enterprise para dentro da Zona Neutra Romulana. Enquanto isto McCoy começa a desconfiar dos resultados dos exames de seu passageiro.

Apesar dos protestos de Spock e Sulu, a mudança de curso é executada e o metamorfo deixa a ponte. Algum tempo depois, o verdadeiro Kirk reaparece na ponte, sem lembrar dos eventos anteriores, ele recebe com surpresa a noticia da mudança de curso, após assistir a gravação do diário visual da ponte, ordena a retirada imediata da Zona Neutra.

Kirk e Spock deixam a ponte especulando sobre o que teria acontecido, enquanto o Metamorfo, de novo sob a forma de Carter Winston, ataca McCoy e toma sua forma. Sem saber disso, a tenente Nored vai até a enfermaria, onde encontra o falso McCoy, e conta a ele que ainda ama Winston.

Kirk e Spock chegam a enfermaria assim que Nored está terminando sua conversa, e pedem a McCoy que faça um exame completo no capitão, mas este informa não poder realizar tais exames de imediato. Os dois deixam a enfermaria, mas notam algo de estranho no comportamento do medico da nave e retornam para investigar, encontrando o medico desacordado.

Kirk percebe a existência de um leito a mais na enfermaria, e deduz que tratava-se de Winston, transformado. Após Kirk ameaçar jogar um tipo de acido na mesa, ela assume a sua verdadeira forma de “Vendoriano”. Este ataca o trio e foge pela nave, mas é interceptado pela tenente Nored, entretanto, sob a forma de Carter Wisnton, o que fez com que a tenente Nored hesitasse em disparar sua arma permitindo a fuga do intruso.

Enquanto isto a Enterprise é cercada por dos cruzadores de batalha Romulanos, ainda em espaço Romulano, que ordenam a rendição da nave. Kirk conclui que o Vendoriano é seria um espião Romulano, e que tudo havia sido um truque para levar a Enterprise para dentro da Zona Neutra. Kirk informa ao comandante Romulano sua descoberta a avisa que não ira entregar a nave.

Enquanto isto o Vendoriano, agora sob a forma de um tripulante, é surpreendido por Scotty na engenharia, mas o engenheiro também é posto fora de combate pelo intruso, que desabilita o escudo defletor da Enterprise, deixando a nave indefesa.

Mais uma vez o Vendoriano novamente sobre a forma de Winston é encontrado por Anne Noren. O Vendoriano conta a ela que Winston havia sofrido um acidente e caído em seu planeta, onde recebeu cuidados, mas não sobreviveu muito tempo. Ele diz ainda que ao assumir a forma de Winston, teve acesso aos sentimentos dele por Nored. Ele mostra a sua verdadeira forma a Nored, quando é surpreendido por Kirk.

Antes que o capitão possa fazer algo, a Enterprise sacode atingida por um disparo Romulano, dando a chance do metamorfo fugir mais uma vez. Kirk volta a ponte onde recebe um ultimato do comandante Romulano. Kirk está a ponto de se render quando Sulu informa que os escudos foram restabelecidos.

A Enterprise dispara contra as naves Romulanas, desabilitando uma e fazendo com que a segunda nave se retirasse. Kirk descobre então que não foi Scotty quem consertou os escudos, e deduz que Winston deve ter se transformado em uma espécie de escudo para a nave. Nesta hora o Vendoriano aparece na ponte, confessando ser um espião Romulano, mas dizendo tendo adquirido os sentimentos de Carter Winston por Nored, não pôde deixar que os Romulanos a machucassem.

Ele se entrega, sendo informado por Kirk que irá a julgamento por seus atos, mas que suas ações para salvar a Enterprise seriam levadas em consideração. Ao mesmo tempo a tenente parece disposta a manter um relacionamento com o alienígena. A Enterprise deixa a Zona Neutra com a situação sobre controle.

 

Comentários:

Uma fábula espacial. Talvez seja esta a melhor definição para este episódio da Série Animada, cuja moral da história nos diz que, se o poder absoluto corrompe, o amor absoluto traz a redenção.

Para montar esta fabula, James Schmerer usou elementos reconhecíveis da Série Clássica como fonte de “inspiração”. Podemos ver alguma semelhança com “The Man Trap”, onde McCoy, em determinado momento confunde todo o sentimento que nutria por sua antiga namorada, fazendo com que ele perdesse o bom senso, e colocando em risco a vida de seus colegas.

Alias também neste segmento da Série Animada, McCoy é mostrado negligenciando os resultados dos exames em Winston, algo que não faz muito bem a imagem do nosso bom doutor. Aqui em “The Survivor”, é Anne Nored que tem seu julgamento ofuscado, ao rever seu antigo amor, mesmo sabendo que se trata de um transmorfo. Esta relação de “amor” universal, também é mostrada em “Metamorphosis” quando Zefram Cochrane escolhe ficar com a criatura de energia que o salvou e que o ama.

O elemento novo nesta mistura é o Vendoriano, capaz de se transformar em qualquer coisa, um ser de forma e capacidades que tornaria este episódio inviável em Live action. Este ser cria uma situação que faz com que a Enterprise atravesse a zona Neutra pela segunda vez, após os eventos de “The Incident Enterprise”, outra referencia clássica.

Infelizmente o episódio não consegue ser tão interessante quanto os anteriores, pois peca ao usar elementos reciclados “em vão”, sem conseguir os mesmos efeitos que as edições “homenagedas” (e olha que The Man Trap” nem é considerado um bom episódio) apenas para chegar a um final inverossímil, além de decepcionante. O episódio vagueia nos diálogos clichês, e atinge pouca “massa critica” em seu clímax, quando a Enterprise é cercada pelas naves Romulanas.

Além de não ser nada original, ele exagera demais ao propor que a criatura Vendoriana pudesse se transformar em um escudo (alterando sua forma, massa e capacidade de absorver energia) capaz de proteger a Enterprise do Disparo de um cruzador Romulano, criando um paradoxo. Um ser com tais poderes poderia usar uma forma mais efetiva para incapacitar a nave e levá-la ao espaço Romulano, o que parecia ser o plano desde o principio. Ao contrario, ele opta por deixar o capitão livre, apesar de desacordado, o que fatalmente denunciaria seu plano, numa ação digna do agente do Controle, Maxwell Smart.

Entre os detalhes que ajudam o segmento a naufragar está à existência de um playboy milionário que gasta seu tempo e dinheiro ajudando planetas da Federação em apuros, algo que não parece caber universo de Jornada nas Estrelas e na Federação, mesmo nos tempos de Kirk, onde a Frota Estelar sempre teve este como um de seus papeis principais e a figura de um “milionário” sempre pareceu ser um anacronismo.

Enfim, o segmento se mostra uma colcha de retalhos, mal costurada, com um ritmo cansativo apesar de durar apenas vinte minutos e, que nos poucos momentos em que tentou ser criativo errou na dose, hora criando elementos que não encontram no eco no conceito da Série Clássica, hora criando elementos fantásticos demais mesmo para uma série de ficção voltada para um publico mais jovem, e com uma solução final tão sem imaginação quanto a trama que a originou.

De relevante fica apenas a descoberta de que McCoy tem uma filha chamada Joanna. Porém, como isto nunca foi confirmado em tela e a Série Animada é considerada não canônica, tal detalhe vai para o setor das especulações e cabe a cada um considerar fato ou não, embora a maior parte dos sites não oficiais de Jornada considere isto um fato, mas ainda assim muito pouco é realizado aqui.

 

Citações:

Spock: “There is one person on board that she will be especially happy in knowing that you is alive. Mr. Winston, lieutenant Anne Nored.”
(“Existe uma pessoa a bordo que ficará especialmente feliz em saber que o senhor está vivo. Sr Winston, tenente Anne Nored.”)

Spock: “I Believe our regulations are quite clear, Doctor.”
(“Acredito que nossos regulamentos são bem claros, doutor.”)

 

Trivia:

 Primeira aparição da “felinoide” M’Ress. A exótica tenente seria vista ao todo em seis episódios da Série Animada. Arex também esta presente, mas não fala uma palavra.

 O ator responsável pela voz de Carter Winston, Ted Knight, viria a integrar o elenco de The Mary Tyler Moore, série de TV que se tornaria clássica. No Brasil, Mary Tyler Moore foi exibida pela TV Globo no final da década de 70, e mais recentemente pelo canal Multishow.

 Primeira aparição dos Romulanos na Série Animada, que teriam ainda mais duas participações.

 O autor deste episódio, James Schmerer, escreveu roteiros para várias séries de TV. Numa interessante coincidência, ele colaborou com o roteiro do episódio “Hellfire”, da série MacGyver, junto com Stephen Kandel, que também escreveu para Jornada nas Estrelas (Série Clássica e Animada). Neste episódio a convidada especial é ninguém menos que Nana Visitor, que viria a interpretar Kira Nerys em Deep Space Nine.

 Esta é a única vez que a vemos a filha de McCoy, Joana, ser citada em tela. Ela voltaria a ser citada no livro “Crisis on Centaurus”( Pocket Books). Joanna deveria ter aparecido no episódio “The Way to Éden”, da terceira temporada da Série Clássica, como um dos hippies espaciais, mas após várias versões do roteiro serem modificadas, a personagem acabou virando o antigo affair de Chekov, Irina Galliulan.

 Joanna é o nome de uma das filhas de D.C. Fontana.

 Segunda aparição de um transmorfo em Jornada nas Estrelas. A primeira foi em “Whom Gods Destroy”, da terceira temporada da Série Clássica. Eles voltariam em Jornada nas Estrelas VI e, finalmente, em Deep Space Nine.

 “The Survivor” foi novelizado por Alan Dean Foster, em 1974.

 

Ficha técnica:

Escrito por James Schmerer
Direção de Hal Sutherland
Exibido 13/10/1973
Produção: 05

Elenco:

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
James Doohan como Montgomery Scott
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura

Elenco convidado:

Nichelle Nichols como Tentente Anne Nored
Ted Knight
 como Carter Winston
James Doohan
 como Comandante Romulano
James Doohan
 como Gabler
Majel Barrett
 como Tenente M’Ress
Majel Barrett
 como Voz do computador