Star Trek XII: gravações prosseguem na Islândia?

Vários rumores correram na internet relatando sobre a pretenção de J.J. Abrams em realizar algumas filmagens fora dos EUA para a continuação de Star Trek. As gravações do elenco principal já encerraram, mas parece que ainda há mais alguma coisa a fazer. O site TrekMovie confirmou que uma segunda equipe rumou para Islândia para algumas filmagens adicionais. Detalhes a seguir.

A notícia de que Star Trek XII poderia ser filmada na Islândia surgiu pela primeira vez através do jornal Frettabladid na Islândia, no finl do ano passado, mas seu relatório só disse que era “possível”. No entanto, o site TrekMovie, agora, confirmou com suas fontes que realmente haverá filmagens no país, no entanto, esse trabalho será feito pela segunda unidade.

A equipe na Islândia estará filmando apenas para efeitos visuais. A equipe da 2 ª unidade é liderada pelo supervisor de efeitos visuais Roger Guyett (da ILM), no entanto, também é possível que o diretor J.J. Abrams possa acompanhar pessoalmente o trabalho. Como se trata de VFX, nenhum dos principais do elenco estará presente.

O jornal islandês especula que a filmagem poderia ser para o planeta Vulcano, mas eles não tem conhecimento de Jornada o suficiente para saber que o planeta foi implodido em um buraco negro no filme de 2009. É provável que estejam criando algum tipo de ambiente alienígena.

Vale a pena lembrar que em 2007, Abrams tinha seriamente considerado filmar por duas semanas na Islândia, no entanto, o plano acabou por ser demolido, talvez por causa do orçamento. A Islândia está crescendo em popularidade para filmagens. A “terra de gelo e fogo” tem vistas deslumbrantes e o governo também oferece incentivos significativos. Só neste ano, três outras produções passaram por lá: Secret Life Ben Stiller, de Walter Mitty, Horizon, estrelado por Tom Cruise, e Noah Darren Aronofsky. E no ano passado Ridley Scott fez algumas filmagens para Prometheus. E Game of Thrones, da HBO, passou algumas cenas de sua segunda temporada também lá.

A viagem a Islândia marca a primeira vez que qualquer produção de Jornada filmou em locação fora dos EUA. O mais distante que uma equipe da franquia se deslocou foi no Alasca para Star Trek VI: A Terra Desconhecida. A segunda unidade trouxe atores dublês (em substituição a William Shatner, DeForest Kelley e Iman) para uma geleira, para filmar a fuga de Kirk e McCoy da prisão Klingon de Rura Penthe.

Não é incomum fazer alguma filmagem depois que a “principal fotografia” encerrou a produção. Por exemplo, Abrams terminou a produção de seu primeiro filme no final de março de 2008. No entanto, a unidade 2 filmou algumas cenas em Iowa com a perseguição ao Corvette na área de Bakersfield no início de abril. Uma vez que os próprios produtores disseram que esta sequência teria uma “dimensão maior” que o filme anterior é de se imaginar que o estúdio tenha sido mais generoso com as pretenções de Abrams.

Fonte: Trek Movie