Entrevista com Nana Visitor

Os sites Trek Core e o SFX tiveram a oportunidade de conversar com a atriz Nana Visitor durante sua presença na convenção Destination: Star Trek London.  Nana Visitor é conhecida por sua atuação em Deep Space Nine como a bajoriana Kira Nerys. Ela comentou a respeito de seu tempo na franquia.

Kira foi sem dúvida o mais forte personagem feminino escrito para qualquer série de Jornada. Foi escrito assim, desde o início, ou você tem que lutar por ela?

Nana Visitor: O que foi descrito para mim foi que essa mulher Bajoriana era altamente agressiva e muito espiritual. Eu vim com a situação que foi escrito no piloto [‘Emissário’] e isso é o que eles gostavam. Eles queriam a agressão que eu trouxe. De lá, ela evoluiu em sete anos.

Você pode nos contar um pouco sobre o processo de teste para Deep Space Nine? Você tem alguma lembrança disso?

Nana Visitor: Sim! Porque muitas vezes os atores entram e há um “Olá, como você está?” Você sabe, sutilezas. Eu só não fiz isso com Kira – Eu vim como Kira e eu disse: “Vamos lá”, o que não é o costume. Geralmente são os produtores que levam a coisa. Então, eu acho que eles pensaram que eu seria um problema!

Isso foi na frente de Rick Berman e dos executivos de grandes estúdios?

Nana Visitor: Sim, foi! E na frente de um monte de gente da Paramount …

Então foi um movimento muito corajoso!

Nana Visitor: Sim! Então eles me chamaram de volta e disseram: “Faça isso de novo”, e havia mais pessoas na sala, e eu fiz isso de novo. Mas você sabe – eu saí e comprei um par de botas do exército, e eu os calcei para o teste – Eu os calcei e era Kira. E eu sabia que – e não há uma noção da coisa quando você está esperando com outros atores, às vezes, você pensa: “Oh, esse já está com ele, ela já tem o papel”, mesmo que você não tenha feito sua parte. E eu senti que havia um consenso de que eu já era Kira.

Ao longo dos anos, Kira ostentou uma série de penteados diferentes … Mudando em quase todas as temporadas. Dessas escolhas, diga-nos o seu favorito e seu estilo mais desprezado. 

Nana Visitor: Bem, eu sou assim! Porque eu nunca mantive o mesmo penteado. Por uma questão de fato, eu fui de longos cabelos escuros e agora tenho cabelo loiro curto. O penteado que mais desprezei foi quando eles tentaram suavizar e feminilizar, e fiquei um pouco com cabelo encaracolado – eu desprezava isso. Eu não entendi nada! Gostei muito quando acabei com a trança no final, havia apenas um pouco de trança no meu cabelo, e eu achei que ficou muito Bajoriano – Eu gostei disso.

E sobre o estilo de cabelo muito curto na primeira temporada?

Nana Visitor: Sim, eu amei isso! Sim, eu gosto de cabelo curto.

Quais são seus pensamentos sobre a relação Kira/Odo. Como você se sentiu quando descobriu onde os escritores estavam indo com isso?

Nana Visitor: Bem, honestamente – fiquei decepcionada. Eu achava que era maravilhoso ter uma profunda amizade entre as pessoas que trabalharam juntas que não fosse romântico. Eu pensei “Oh, aqui vamos nós, a coisa clandestina – todo mundo sempre tem que acabar em um romance”. Mas então eu tive uma relação muito profunda com Alexander Siddig, que acabou com um bebê, então, acontece! ”

A vida imitando a arte.

Nana Visitor: Sim, exatamente! Ri

Você ficou satisfeito com a forma como Kira e Odo acabaram, no final?

Nana Visitor: Oh, eu creio que foi uma linda história de amor, e uma história de amor verdadeira que ambos entenderam que ele tinha que voltar para a sopa. Ri

O elenco de A Nova Geração é único em Hollywood e ainda estão incrivelmente perto um do outro, depois de 25 anos. Você permanece próxima do elenco Deep Space Nine?

Nana Visitor: Bem, nós não vivemos em Los Angeles. Eu acho que o elenco de A Nova Geração como um todo são mais seres sociais. Eu certamente posso dizer que sou uma solitária. Eu vou dizer uma coisa – uma das minhas lembranças favoritas é quando tivemos uma cena Ops, e nós todos ficamos juntos, e o diretor ficou muito irritado. Não foi possível iniciar a cena, nós continuamos falando, brincando e rindo e brincando. Então, eu acho que há um carinho profundo que temos um pelo outro. Mas nos revemos quando nos vemos em convenções, ou quando estamos na mesma cidade, mas não há – não é o mesmo como a Nova Geração, que realmente é única. Apesar de eu falar com Siddig constantemente, obviamente, nosso filho está com 16 agora, é difícil de acreditar. Portanto, temos muito a ver um com o outro. Eu vou estar vendo ele em Londres também.

Estamos muito perto do 20 º Aniversário de Deep Space Nine. Os fãs da série ter estado incrivelmente desejosos – até hoje – de ver mais do mesmo. Você sabe se algum filme da série chegou a ser considerado pelo estúdio?

Nana Visitor: Não, e eu realmente não sei por que essa decisão foi tomada. Mas eu sei que seria – Eu acho que seria um grande filme, realmente – um grande filme. Eu acho que Avery seria muito interessante no filme, como o René, Armin, Colm, Siddig … todo mundo. É um elenco forte, e eu acho que poderia ter um enredo forte.

Deep Space Nine foi – alguns podem dizer, infelizmente – no ar ao mesmo tempo, como duas outras séries, A Nova Geração e Voyager. Você acha que prejudicou a série?

Nana Visitor: Eu não sei. Eu sei que não era o que o fandom de Jornada queria ver. Era sombrio, e eu acho que foi nosso problema. Mais do que ser o filho do meio, eu acho que foi só uma tomada diferente de Jornada.

Muitas pessoas disseram que Deep Space Nine foi a ovelha negra da família Jornada. Mas de certa forma, ela abriu o caminho para séries como Battlestar Galactica, que foi de grande sucesso. Você acha que foi injustamente difamada?

Nana Visitor: eu acho, mas quando eu pego pedaços de episódios, eu vejo que tem poder de permanência. Armin e eu costumávamos conversar sobre o cenário – quando as pessoas diziam: “Você sabe, eu não sei se eu realmente gosto disso.. “. Aí dizíamos: “Você sabe de uma coisa, em dez anos, as pessoas vão assistir”. E eu acho que mesmo em 10 anos a partir de agora, as pessoas vão começar a ver a série.

Ira Behr e Ronald D. Moore tinham ido contra o estúdio um monte de vezes, contra a visão de Rick Berman para criar um tom mais sombrio. Você sentiu que essa tensão entre os produtores e o estúdio?

Nana Visitor: Nós estávamos protegidos disso. Havia tensão no set também, por causa do tipo de série. Era sombria, e havia problemas entre os personagens, havia cenas de discórdia. Então, cria-se uma certa energia negativa, de modo que não parecia fora de propósito, se os superiores estavam tendo as mesmas relações.

Como você se sentiu quando Michael Dorn [Worf] veio a bordo?

Nana Visitor: Bem, eu descobri sobre isso em um palco de uma convenção! Uma das pessoas perguntou: “Como você se sentiu sobre Michael Dorn ter se juntado a série?”, de modo que – risos – quer dizer, eu sei que os fãs sempre souberam das coisas antes de nós, e que era verdade. Mas foi um pouco bizarro. Eu não gostei disso porque eu tinha medo de que meu personagem fosse rebaixado em termos de ser a segunda mulher no comando, eu não sabia como isso iria funcionar. Mas funcionou bem e Michael é adorável e eu sou louca por ele agora, e ele foi uma grande adição ao nosso elenco.

Ao SFX.

Jornada deve ser diferente de qualquer outro trabalho que você fez, certamente em termos de feedback dos fãs?

Nana Visitor: É. O que foi único foi no momento em que foram capazes de sentir que isso era realmente importante, por causa da maneira como as pessoas assistiram a série e do significado que elas encontraram. Você não pode simplesmente decidir levianamente que seu personagem iria fazer isso ou aquilo. Tudo tinha que ser bem pensado.

Deep Space Nine era muito diferente da série original e  de A Nova Geração – até porque você não estava viajando ao redor do cosmos em uma nave espacial. Como foi isso para você?

Nana Visitor: Eu sabia que havia uma diferença enorme, que estávamos em uma estação espacial. O que era fascinante para mim era a questão de todos estarem presos juntos e terem que fazer o trabalho juntos. Uma das melhores coisas que a ficção científica faz, todos sabemos, é permitir-nos olhar para nós mesmos com um pouco de distância. E eu achei que era uma série oportuna para isso.”

O que você acha de Deep Space Nine como uma visão do século 24?

Nana Visitor: Bem, eu não acho que fosse idealista. As pessoas não se davam bem. Episódios como “Duet”, creio eu, realmente apontam para o que podemos fazer na vida. Apenas o pensamento de que podemos estar errados sobre alguém, apenas abrir nossas mentes para isso. Essa foi a doçura deste episódio “Duet”.

Será que você gostou de fazer a sósia de Kira no Universo Espelho? Ela era um tanto diferente!

Nana Visitor: Foi fantástico. Ela era muito escandalosa, e buscava mais o tempo todo, mas foi uma virada desta mulher que era cometida e altruísta. Exatamente o oposto do que é alguém apaixonado por si mesmo e é o que ela era.”

Houve alguma história particular que foi destaque para você?

Nana Visitor: Eu gostei de ser mentora da menina Cardassiana. Eu adorava carregar o bebê. Isso foi fantástico e conveniente, que não tem que se esconder (Nana estava grávida na vida real). E eu amei o relacionamento com o capitão. Houve uma profunda amizade e respeito que foi arduamente ganho.”

O que você achou do reboot de J.J. Abrams ?

Nana Visitor: Eu adorei. Estava com muito medo que ele não fosse ser respeitoso. Sim, eu achei que foi maravilhoso, eu gostei imensamente. Eu achei que ele foi muito respeitoso com todo o gênero, e eu fiquei feliz com isso.”

Fonte: TrekWeb