Entrevista com Chris Pine

pineChris Pine está voando alto. O filme Star Trek catapultou o jovem ator para o estrelato de Hollywood, e ele está aproveitando a onda, desde então, atuando em Unstoppable, This Means War, People Like Us, Rise of the Guardians e o próximo Jack Ryan. Agora, Pine está de volta na cadeira do capitão Kirk. O StarTrek.com conversou com ele em Londres, que falou um pouco mais sobre Além da Escuridão e seu personagem.

Como você diria que a camaradagem que foi construída entre os atores em Star Trek continuou para Além da Escuridão?

PINE: Assim como a progressão natural de qualquer amizade, ou amizades, nós realmente nos demos muito bem. Há essa ligação forte que todos nós compartilhamos. Eu acho que vai mais pelo J.J. (Abrams) na escolha do elenco, que lançou-o bem, no sentido de que estamos bem. Se você tem a intenção de colocar a família na tela para os próximos anos, é melhor esperar que eles tenham amor um pelo outro, e nós certamente temos.

Quais são os elementos desta história repercutiram mais com você?

PINE: O que me deixou mais animado foi que, para alguém como Kirk, para alguém que você esperaria ser um líder forte e confiante, e que, certamente desde o primeiro filme teve autoconfiança, neste eu tenho que explorar o outro lado disso. O outro lado é a auto-dúvida, a falibilidade e este tipo de crise existencial sobre se ou não ele está destinado a cadeira do capitão e se ele é ou não bom o suficiente. Para começar um filme e levar o herói, ou um dos heróis, para um lugar de fraqueza, eu achei que seria um desafio interessante e aguardei com interesse.

Kirk e John Harrison  tem um monte de cenas juntos. Você ficou surpreso com o número de cenas que os personagens compartilharam?

PINE: Eu acho que nada me surpreendeu, porque eu sabia o quão importante John Harrison era nesta história e, pelo menos de forma egoísta, para o desenvolvimento de Kirk nesta história. Kirk está desequilibrado. Kirk está cheio de dúvidas. Kirk é um pequeno cachorro latindo muito alto. E ele precisa ver isso. A única maneira que você pode ver isso, realmente, é quando põe sua mão no fogo. Isso é em combate verbal com o personagem de Benedict. Estamos separados em muitas cenas por uma divisória de vidro, e isso só vai lhe mostrar o quão poderoso seu personagem é que pode mexer as cordas como um mestre de marionetes com o pobre Jim Kirk que nada faz além de rebater com o olhar e a inflexão de uma palavra.

Zachary Quinto disse que ele educadamente pediu e recebeu um par de pares de orelhas de Spock. Pegg disse que roubou um comunicador. O que você pedir ou roubou do cenário do filme?

PINE: Eu estava com muito medo de roubar alguma coisa, porque a segurança em torno do set era tão próxima e eu tinha assinado tantos Termo de Responsabilidade que estava preocupado que Brad Grey ia mostrar a minha casa com uma equipe de policiais da Paramount e me prender . Então, eu não tenho nada.

Estamos supondo que vai ter um terceiro filme. Assumindo isso, o que você espera para ver de Kirk no próximo?

PINE: Eu gostaria de ver Kirk, qualquer que seja a direção que ele vá, ainda esteja crescendo. Eu sei que é, provavelmente, um anátema para o que os fãs querem ver a partir de seu amado Capitão Kirk, mas eu não acho que ele esteja lá (na série) ainda. Então, eu quero ver ele ainda crescendo.

A outra hipótese é que J.J. Abrams vai estar muito ocupado com Star Wars. Quem da família Bad Robot gostaria de ver assumir sua cadeira para Star Trek 3? 

PINE: Em termos de um diretor, eu não sei. O que eu tenho certeza é de que J.J. e a empresa tem um grande respeito por Jornada, pela franquia, pela história, pelo legado dela, e para o que eles fizeram. Eu não posso vê-los indo embora completamente sem ter a certeza de que quem tomar o leme estará protegendo isso.

Como foi para você conseguir filmar sua parte para o documentário de William Shatner, The Captains?

PINE: Bem, como você bem sabe, Bill é um homem único, um homem apaixonado. Ele pegou isso como um desejo para a vida e para o seu trabalho. Ele adora fazer o que faz. Ele adora trabalhar. Acho que fiquei impressionado pela forma como ele foi perspicaz e os tipos de perguntas, perguntou ele. Fiquei muito honrado de fazer parte de uma equipe tão estelar de atores e pessoas que tenham obtido a chance de fazer um capitão de Jornada.

Seu próximo filme é Jack Ryan. No que Ryan é diferente de Kirk?

PINE: Realmente, o que me excita mais é o fato de que ele é muito diferente de Kirk. Ryan é o pensativo, herói silencioso. Na verdade, ele tem muito mais qualidades que se assemelham a Spock do que qualquer outra coisa. Acho que ele é um personagem que é mais confortável usando sua mente e sua inteligência e as suas armas parecem ser sua mente e sua inteligência, em vez de seus punhos e sua força.

Você está se tornando um colecionador de franquias …

PINE: Eu tenho tido apenas sorte por ter sido capaz de me cercar de pessoas realmente talentosas em uma forma de arte que é uma das formas mais colaborativas de arte entre todas. E eu tenho sorte que esteja em uma posição de trabalhar com as pessoas mais de uma vez. Você precisa se cercar de pessoas talentosas, e eu tive muita sorte com J.J. Abrams e agora Ken Branagh (diretor de Jack Ryan).