Pegg admite que filme levou a grande esforço físico

pegg correndoJ.J. Abrams preferia ter sets de Além da Escuridão tão reais quanto possíveis, evitando o uso de CGI. Assim, grandes cenários foram construídos para que os atores pudessem se mover livremente, mas algumas das filmagens eram tão intensas, que fizeram os atores Simon Pegg e John Cho fisicamente ficarem doentes. Cuidado Spoilers.

“JJ [Abrams] está interessado em ter o máximo de coisas em torno de você fisicamente quanto possível, e usando CG tão pouco quanto possível”, disse John Cho, em uma entrevista de mesa redonda com Pegg e alguns outros jornalistas esta semana. “Isso torna mais fácil para um ator, com certeza, olhar para cima e ver as coisas, em vez do feltro verde de pano.”

Grandes cenários.

Keep Going, Scotty 3Uma das seqüências no filme envolve Kirk e Scotty correndo por um corredor a bordo da Enterprise com a gravidade artificial falhando, então em um ponto eles estão correndo ao longo da parede, em vez de no chão. Este cenário era muito grande para colocar em um suporte cardan para a câmera, todo o cenário poderia ser inclinado como o que você viu no trailer “Inception” e similares. Então, Pegg e Chris Pine estão “em um fio, correndo ao longo de lado, o que é muito difícil de fazer”, diz Pegg. “Mas isso nos permitiu ter essa sensação, mas fazê-lo em uma escala muito maior.”

Esse compromisso de evitar tela verde também inclui a construção de cenários enormes. Diz Pegg, “O cenário que nós tínhamos agora era o maior mostrado da nave estelar Enterprise na história de Jornada. Tínhamos a ponte (de comando) que estava ligada a um corredor que passava para o laboratório médico, engenharia e sala de transporte, para que você pudesse fazer longas caminhadas e falando nas cenas, e tendo uma noção do tamanho da nave”.

Eles também construíram um grande pedaço do planeta natal Klingon, Kronos, no estúdio da Sony. E a floresta vermelha a partir da seqüência de abertura é um cenário gigantesco, que eles construíram em West LA.

scotty corredorPassando mal.

E enquanto isso, há uma enorme seqüência em outra nave, que foi filmada em um enorme hangar. Pegg teve que correr ao longo desse hangar três vezes “e então eu vomitei”, disse o ator.

Ele tinha almoçado bem e, em seguida, entrou no set depois, e perguntou o que eles estavam fazendo – ele esperava que fosse ser uma grande cena de diálogo pesado. E em vez disso, foi-lhe dito para ser executado a partir de uma extremidade do hangar para a outra. Pegg correu insanamente rápido, mais rápido do que tinha corrido desde que era criança – tão rápido, que a moto com a câmara mal podia segui-lo. E então pediram-lhe para fazê-lo uma segunda vez, e ele correu tudo de novo. Todo mundo foi parabenizá-lo por sua excelente corrida. E então Abrams queria mais um take da seqüência de execução – e, após correr de novo, Pegg pediu desculpas e se retirou do cenário, passando mal. “Eu vi coisas que eu tinha certeza que tinha comido na década de 70, foi bastante dramático”, brincou o ator.

National Ignition Facility.

Outro desses grandes cenários, na verdade, é o National Ignition Facility (NIF) no Lawrence Livermore Laboratory, casa do maior laser do mundo. Filmar na NIF “foi extraordinário”, diz Pegg. “Além disso, esteticamente falando, formou uma ponte brilhante entre todas as linhas, da ponte fantasticamente futurista, ao metal industrial da sala de máquinas. Que é o que J.J. Abrams sempre quis parecer, as entranhas do “Titanic”. Mas no meio disto, você tem o núcleo de dobra, que é esta perfeita miscelânea dos dois. Você tem todo esse aço, e ainda é muito moderno para o futuro.”

E um grupo de cientistas do NIF estava no fundo do filme, acrescenta Pegg. “Todos esses caras com as camisas vermelhas do núcleo de dobra. Todos eles são apenas caras do NIF, que só queriam estar em Star Trek. “Bruno Van Wonterghem, o líder do projeto lá, que é o cara que vai descobrir a fusão, vai ficar sendo o próximo Edison, e provavelmente ganhará um Prêmio Nobel, está lá no fundo, vestindo uma camisa vermelha”, diz Pegg.

Pegg tem sua própria teoria sobre como a Jornada de Abrams se encaixa na continuidade da série original: “Eu tive essa idéia eu acho que todos nós podemos ser o universo espelho da tripulação”. Talvez no terceiro filme, veremos que “algo está indo para a merda, vamos todos ficar maus, Spock vai deixar a barba crescer, e nós vamos encontrar a nós mesmos. Isso poderia acontecer.”

Pegg e Cho disseram que era estranho estar de volta com o mesmo elenco, nos mesmos trajes nos mesmos sets, depois de quatro anos de distância. Mas no primeiro dia de volta, eles filmaram uma cena em que todo mundo estava na ponte reunida – “é uma cena que não chegamos a fazê-lo no final do filme, mas era bom estar filmando tudo mundo junto no primeiro dia.”

Cena deletada.

Nessa cena, Kirk está de volta na ponte após a seqüência de abertura do planeta Nibiru. E ele está escrevendo o Diário do capitão, falsificando completamente os acontecimentos da missão e encobrindo sua violação da Primeira Diretriz, com a tripulação olhando. No final, esta cena não foi necessária, porque descobrimos sobre o falso relato de Kirk de uma maneira diferente. Mas ainda foi bom filmá-lo, disse Pegg, porque deu a sensação como se esses quatro anos entre os filmes não tivesse acontecido.

Capitão Sulu?

No novo filme, Sulu começa sentando na cadeira de comando em um ponto do filme – e ficamos imaginando se Cho quer que o seu personagem acompanhe a trajetória do Sulu original, eventualmente, comandando sua própria nave. “Com certeza estou esperando isso”, disse Cho. “Isso seria incrível. Você não acha? Cavei isso. Cavei a cadeira, e eu gostaria de uma outra.”

Mais de Keenser.

scott keenserNo novo filme, Scotty passa mais tempo com Keenser, seu companheiro alienígena interpretado pelo veterano Deep Roy. Originalmente, no primeiro filme, diz Pegg, Keenser é apenas o companheiro de Scotty em Delta Vega, e algumas semanas depois que a seqüência foi finalizada, ele e Abrams estavam falando sobre como seria triste se Keenser fosse deixado para trás “naquela bola de neve”, e como eles precisavam ver mais de um arco de Keenser e “certificar-se de que ele estaria bem”. Então Abrams chamou o figurinista Michael Kaplan, e pediu um pequeno uniforme da Frota Estelar.

Pegg gosta da relação que Scotty e Keenser tem, incluindo a pequena e estranha comunicação simplificada. Keenser mal fala, mas ele é “um personagem parceiro de Scotty para trocar idéias”, e é de Keenser o “julgamento silencioso que obriga Scotty a fazer a coisa certa.”

Pegg realmente gosta de personalizar os alienígenas aleatórios no filme – em uma seqüência, ele é levado a uma cela de prisão, e está batendo na janela para ser solto, tentando atrair a atenção de uma fêmea alienígena trabalhando em um console próximo. E, em uma tomada, Pegg grita: “Ei, Janet”, que sendo o nome da mulher alienígena. (Ele não tem certeza se isso vai ficar no filme ou não.)

Abrams ganhou força por ser não-trekker.

Não sendo um fã de Jornada, Abrams pode relaxar e ter mais chances com o material, diz Pegg: “Ele tinha a vantagem de não se sentir como se tivesse que ser servil ao material de origem, mas tornando-se um fã como ele ficou – agora, claro, ele é um grande fã. Mas é mais do que Damon (Lindelof) e Alex ([Kurtzman) e Bob (Orci) quem eram os aficionados – os escritores. Por isso vai ser interessante ver como ele se aproxima de Star Wars, porque ele é um fã de Star Wars.”

Fonte: TrekToday e io9