Estúdio projeta estreia nos EUA em 83 milhões

alem da escuridao cartazOs números de bilheteria nos EUA estão começando a aparecer para Além da Escuridão e parece que vai estar abaixo da expectativa de muitos, neste primeiro fim de semana de abertura. No acumulado de sábado a Paramount projeta em torno de 70 milhões de dólares. Já no resto do mundo o filme está mais forte que seu antecessor, com um valor estimado de 75 milhões. Mais detalhes e análise a seguir.

Nos EUA, considerado o point dos apreciadores de Jornada, o filme arrecadou 11,5 milhões de dólares neste primeiro dia da abertura (quinta-feira) ficando em primeiro lugar de estreia, mas abaixo das expectativas de alguns fãs e críticos. Observadores de bilheterias acham que muitos cinéfilos não estavam cientes da mudança feita pela Paramount com a data de lançamento (que estava anunciada para o dia 17 e passou para o dia 16), o que só foi feito uma semana antes.

Analistas de cinema chegaram a projetar que o filme atingiria a marca de 27 milhões na sexta-feira e 85 milhões em três dias (quinta, sexta e sábado), impulsionando a classificação da CinemaScore com um “A”, como filme de grande bilheteria. Outras projeções mais otimistas tinham o filme como batendo a meta de 100 milhões, o que seria considerado um blockburster ao nível dos filmes da Marvel.

No entanto, os resultados de sexta-feira foram revistos para uma estimativa de cerca de 22 milhões para o mercado americano. A Paramount está projetando agora 70 milhões para quinta, sexta e sábado. Analistas e estúdios rivais acham que esse número poderá ser menor, na casa dos 56 milhões (de acordo com o Deadline). O site BoxOffice.com está estimando em 68 milhões para os três dias. Portanto, parece que a sequência de Star Trek não vai ter uma mega performance de fim de semana, como muitos gostariam.

Se a projeção da Paramount estiver correta, então o filme vai terminar os quatro dias (quinta até domingo) com um total acumulado de cerca de 83 milhões. Neste caso Além da Escuridão estaria ligeiramente à frente do total acumulado por Star Trek (79,2 milhões em três dias de sua estreia), com a diferença de ter aberto um dia antes que seu antecessor.

Para que fique esclarecido que nos EUA, até o momento, somente os números de quinta estão contabilizados, sendo que os dias restantes ainda não foram oficialmente divulgados. Mas se considerarmos a estimativa da Paramount em 65 a 70 milhões de três dias de abertura para o mercado americano faria de Além da Escuridão a terceira maior bilheteria de fim de semana de 2013 até agora (atrás de Homem de Ferro 3 – 337 milhões, The Great Gatsby – 91,2 milhões) e se classificaria em 7 º ou 8 º lugar se fosse um lançamento de 2012. O filme Star Trek teve o sexto melhor fim de semana de abertura do ano.

Apesar da aparente “decepção” nos EUA, internacionalmente a coisa parece invertida, a sequência de Star Trek continua subindo com 35 milhões previstos para este fim de semana, liderada pela Rússia estreando com 9 milhões (contra os 2 milhões de Star Trek). Segundo o site Variety, o filme “está atualmente orbitando os 75 milhões para o fim de semana em 33 mercados fora dos EUA”. Não temos detalhes país por país ainda, mas até agora os dados mostram que o filme de J. J. Abrams está indo além das expectativas e relação a Star Trek de 2009, considerando ainda que alguns mercados fortes ainda não estrearam como França, Itália, Brasil, Korea, Japão e China. Em geral, o filme vem obtendo um aumento internacional de biheteria de 60-70% em relação ao anterior, mas ainda é cedo para ver se essa tendência continuará.

Como já comentamos, neste momento, tudo está sendo baseado em estimativas e projeções. Costuma-se dizer que as matinês de domingo são muito fortes para filmes de ação nos EUA. O site de vendas Fandango relata que no mercado americano a venda de ingressos online está superando o primeiro filme neste fim de semana e 55% dos espectadores pesquisados ​​planeja vê-lo mais de uma vez. Mais de 80% das vendas são para o filme e isso leva a cerca de 430 sessões com lotação esgotada neste fim de semana.

Portanto, nem tudo é o céu e nem tudo é o inferno. O filme está indo bem, pela realidade que conhecemos da preferência do público pela franquia. Acredita-se que a Paramount fez muito bem com seu marketing fora dos EUA, mas não foi eficiente na divulgação da antecipação do filme em sua casa, causando confusão no público, além disso o estúdio fez uma projeção bastante elevada para uma franquia ainda em renovação, estimando em 100 milhões no fim de semana de estreia, o que provavelmente não acontecerá. Mas números são números. Agora a Paramount obviamente, revendo para uma situação de baixo desempenho, não quer cometer o mesmo erro novamente.

Vamos aguardar pelos dados oficiais para que possamos ter uma melhor definição da performance do filme.

Fonte: Trek Movie