A voz da Enterprise estará de volta?

Star+Trek+Convention+Las+Vegas+Day+4+F3t-Ipg7cY_l[1]Majel Barret Roddembbery teve uma extensa carreira em Star Trek, assumindo os papéis como a Enfermeira Christine Chapel na série Clássica de Star Trek ou Lwaxana Troi em The Next Generation e Deep Space Nine, mas sem dúvida, um de seus papeis de maior destaque foi naqueles em que ela não aparecia, apenas emprestava sua voz para os computadores da nave.

Sua voz esteve presente por 38 anos em TODAS as cinco séries televisivas, na série animada, na maioria dos filmes, em fan filmes e em uma infinidade de videogames e compendiuns da franquia. Sem dúvida a lista é grande.

Como “voz”, foi uma profissional exemplar. Assim como os vulcanos quase não se abalava quando tinha que repetir exaustivamente os resultados de uma consulta, mas também, já teve seus dias de TPM (Tendência a Patadas e Murros) mandando o Data calar a boca ou a Janeway fazer o próprio café.

Confesso que criei um tema no Windows 95, substituindo todos os sons, por frases do computador da Enteprise. Naquela época, gravados direto da TV/vídeo cassete para o microfone do PC e convertidos a muito custo de megabytes para o formato Wave (pergunte aos seus pais). Hoje, basta uma googlada e você tem uma playlist quase completa.

Majel, partiu em encontro do Grande Pássaro das Galáxias em Dezembro de 2008 devido a leucemia, pouco depois de gravar sua participação em Star Trek 2009. De lá para cá os computadores da Enterprise e das demais naves federadas estão mudos.

Com a nova série a caminho, é natural existir a possibilidade de novas cenas de gravações. Neste caso, quem estaria a altura de substituir uma das vozes mais icônicas da ficção? A resposta é… Ninguém! O que possivelmente teremos é o retorno da voz de Majel mesmo, sem precisar de nenhuma gambiarra de viagem temporal para isto, simplesmente usando algo mais trivial: Gravação Fonética. Pelo menos é o que diz o twit da Roddemberry Entertainment, instituição que preserva a memória da família:

A voz de Majel está gravada foneticamente e estamos trabalhando para trazer sua voz para dispositivos como Siri, talvez a voz do computador em STDiscovery.

É uma bela homenagem para Majel que continuará como única voz das séries, além de manter coerência canônica para quem se liga nestas coisas.

Saindo da franquia, não sei enquanto a vocês, mas quero — para agora — o meu celular e computador falando como se fosse a Enterprise!