Resumo de Star Trek # 59 e 60 “Connection”

connectionA editora IDW encerrou sua coleção em quadrinhos intitulada The Five Year Mission, que traz a missão de cinco anos da USS Enterprise antes do filme Star Trek Sem Fronteiras. Nesta aventura a turma da Kelvin timeline tem um encontro insólito com a tripulação da série original. Veja o resumo destas duas últimas edições. 

A história começa com Kirk do universo Kelvin acordando para mais um dia de trabalho. Mas algo não parece igual. Ao mesmo tempo, Kirk do universo original também acorda com uma sensação de que não está no lugar certo.

Nos quadrinhos vemos as ações ocorrendo em ambos os universos.

Os capitães Kirk fazem seu caminho para a ponte, e se sentem confusos com o que estão vendo; esta é a Enterprise, mas não a sua Enterprise.

Ao chegar a ponte e ser informado de uma anomalia na região, Kirk de Pine brinca perguntando se “Q” está de volta e causando problemas, enquanto Kirk de Shatner questiona se Trelane está interferindo com a Enterprise. Ambas tripulações desconhecem os personagens citados.

Kirk (Shatner) olha seu reflexo na ponte e vê a imagem de um Kirk (Pine) mais jovem. O inverso ocorre com o outro Kirk. Confusão e desorientação com os capitães, o que leva os Drs. McCoys a entrarem em ação. Ambos são sedados e encaminhados a enfermaria.

capitaes-trocados

Recobrando a consciência, tudo, aparentemente, voltou ao normal. Ambos relatam terem estado numa Enterprise diferente.

A partir daí, a história traz a tona, de forma divertida, as pequenas diferenças das versões da Enterprise, com Kirk do universo original falando sobre uma ponte brilhante, com lens flare e painéis de vidro (uma referência ao filme Star Trek), enquanto Kirk Kelvin relata ter visto um Spock mais velho.

Sondas são enviadas pelas duas naves Enterprise para investigarem a anomalia.

Não somente seus capitães, mas as tripulações de ambos os universos começam a experimentar sua vida na realidade de cada um.

Vemos Spock Prime no seu quarto procurando descansar, ao perceber, com espanto, a tenente Uhura (Zoe) entrando sem cerimônias. Já Spock (Quinto) se surpreende com Uhura (Nichelle) questionando sua presença na cama.

Uma reunião de emergência ocorre em ambos os universos para resolver o problema das alucinações.

reuniao

Os diálogos se tornam divertidos à medida em que todos relatam os diferentes cenários encontrados: McCoy Prime fala de uma enfermaria onde não reconhecia seus pacientes, enquanto o McCoy Kelvin relata que parecia estar num hospital prisão.

O mesmo fato se repete com Scott do universo Kelvin que diz ter estranhado haver tantos botões e luzes nos painéis, enquanto que o outro Scott (Dooham)  desconhecia a presença de Keenser.

scott

Spock (Quinto) teoriza que suas consciências (e não seus corpos) podem estar atravessando realidades alternativas. Mesma conclusão de Spock Prime.

Enquanto isso, as sondas retornam,  mas não para as mesmas Enterprises.

Na engenharia. Kirk, Spock e Scotty de cada realidade estão examinando a sonda que veio de seu universo oposto.

Spock Prime observa que a transferência não está se dando mais entre “mentes”, mas agora ocorre com matéria.

Nova transferência ocorre quando Spock e Scott voltam a trocar identidades com seus homônimos.

Uhura e Chekov acreditam terem feito uma importante descoberta sobre a ligação das duas equipes com a anomalia. Ela pode estar viva e precisa de ajuda.

Decifrando os dados das sondas as Uhuras descobrem se tratar de uma forma de energia padronizada, uma energia senciente, que está presa entre dois mundos. Em sua tentativa de comunicar, ela está afetando as tripulações.

Em suas realidades, as tripulações precisam encontrar uma solução rápida, pois as Enterprises começam a fundirem-se em uma só.

Uma detonação de anti-matéria combinada foi usada para rasgar o tecido do tempo/espaço e libertar a forma de vida e salvar as naves. 

Com a forma de vida libertada, as Enterprises estão livres para continuarem em suas respectivas jornadas.

log-kirk

A quase fusão das Enterprises ocasionou a mesclagem de seus banco de dados, o que permitiu para os Kirks verem o log pessoal do seu homólogo. Num tocar de alguns botões podemos ver como ambos Kirk viveram vidas tão diferentes.

Em breve apresentaremos mais um review, agora da nova coleção To Boldly Go, que narra as aventuras de Kirk e cia após o filme Star Trek Sem Fronteiras.