Michael Chabon fala sobre Calypso e a série Picard

O roteirista e escritor Michael Chabon falou ao J Weekly a respeito de seu salto em Star Trek. Ele juntou-se à equipe de roteiristas de Discovery, sendo coautor do Short Trek “Calypso”, e faz parte da sala dos roteiristas na série de Picard.

Como você especificamente se conectou com a franquia?

Eu estava trabalhando em um projeto de filme com um dos produtores de “Discovery” e agora no projeto Picard, Akiva Goldsman. Eles estavam começando a montar ideias possíveis para esses curtas, o que se tornou “Short Treks”, e eu estava na sala enquanto ele estava falando sobre isso. Eu sou um grande fã e disse a ele que estou realmente gostando de “Discovery”. Então ele estava prestes a perguntar se eu queria escrever isso – antes que a pergunta estivesse fora de sua boca, eu disse sim.

Este é seu primeiro trabalho para TV?

É a primeira vez que alguma coisa que eu escrevo para a TV foi realmente produzida. Mas esta não é a primeira vez que eu tentei fazer alguma coisa. Ayelet [Waldman], minha esposa e eu estamos desenvolvendo uma série na Netflix, envolvendo as filmagens agora mesmo, chamada de “Inacreditável” [sobre uma investigação do estupro de um adolescente, com base em uma história real].

Você cresceu com “Star Trek”? Estou falando da série original, que foi de 1966 a 1969, estrelando William Shatner e Leonard Nimoy.

Meu pai assistiu a série original, lembro-me disso quando criança, mas já era tarde demais para eu assistir. Parecia muito adulto e incompreensível. Eu deveria estar com 4 ou 5 anos. Mas eu me lembro de seu apego a ele. Quando eu tinha 10 anos, eu tinha uma babá. A série original foi em syndication em todos os lugares, e ela era uma Trekkie. Ela me convenceu nisso. Nós tínhamos isso toda vez que ela terminava. Ela ia a convenções e voltava com coisas legais. Ela foi minha introdução a franquia e ao fandom de uma só vez.

Um trailer de “Calypso” provocou um cenário cerca de 1.000 anos depois de “Discovery”. Sobre o que é “Calypso”?

É sobre um náufrago que é resgatado pela Discovery, no futuro distante, e é resgatado pela IA (Inteligência Artificial) da nave estelar. É sobre a relação que se forma entre o misterioso náufrago e a IA. E há um mistério do que vem ocorrendo no último milênio. No final, alguns mistérios são explicados e outros permanecem mistérios.

Eu sei que você não pode falar sobre a série Picard agora, mas eu tenho que tentar: Você pode dizer alguma coisa sobre o cenário ou período de tempo? Ou temas que você está interessado em explorar nessa série?

Eu não posso responder a nenhuma dessas perguntas. Eu serei raptado pela Seção 31.

O quanto é diferente escrever com um grupo de pessoas em uma sala de escritores de séries de TV versus escrever sozinho?

É muito diferente. É realmente prazeroso. Essa é uma das coisas que mais gosto nisso. Poderia ser uma coisa horrível se as pessoas não fossem gentis, mas esta sala é cheia de pessoas brilhantes, engraçadas e encantadoras, com grandes idéias. Resolver problemas de plotagem por si mesmo pode ser agonizante. Às vezes eu entro em um buraco, e eu apenas bato minha cabeça contra a parede, e isso leva semanas ou meses, e talvez eu nunca resolva isso. Mas quando há essa sala de pessoas inteligentes, e todas elas trazem suas experiências na vida, como leitores e consumidores de mídia. Você pode ver esse problema insolúvel e, depois de uma hora de conversa, ele funciona sozinho.

Quando Gene Roddenberry criou “Star Trek”, ele expôs um futuro no qual a humanidade iria além da religião. Spock é judeu, muitos diriam. E temos Theodore Bikel fazendo o pai adotivo de Worf em “Star Trek: A Nova Geração”, codificado como judeu, mas não explicitamente. Mas onde estão os judeus em Jornada? Existe espaço para um personagem que se identifica explicitamente com um grupo étnico religioso?

Não são apenas os judeus que estão ausentes; é qualquer tipo de caracteres explicitamente religiosos. Eu não consigo pensar em nenhum personagem explicitamente cristão ou hindu ou muçulmano em Jornada. Temos religião vulcana, religião klingon e outras religiões alienígenas, especialmente os bajoranos em Deep Space Nine, às vezes discussões de seres divinos, mas não acho que a ausência de judeus seja significativa em si mesma.

Roddenberry tinha muitas regras para o futuro, muitas das quais foram dobradas ou quebradas ao longo dos anos. Há espaço para explorar o papel da religião e da espiritualidade na experiência humana, ou essa é uma regra imutável de Jornada?

Eu não acho que nenhuma regra seja imutável, mas eu não estou no lugar de tomar decisões sobre isso. A melhor resposta que posso dar é, eu realmente não sei. Como você diz, parece haver uma maior disposição ao longo do tempo. Começou a haver sinais de desvio das ordens iniciais de marcha da série original em todas as séries subseqüentes, mas como escritor e alguém que se interessa por esses tópicos, seria interessante.

Fonte: TrekMovie