A preparação de Ethan Peck como Spock em Discovery

O sétimo episódio de Star Trek Discovery, “Light and Shadows”, trouxe naturalmente as atenções para a estreia de Ethan Peck no papel do icônico Spock. Peck concedeu uma série de entrevistas nos dias que antecederam ao episódio, onde falou sobre sua preparação para interpretar este famoso personagem.

As primeiras fotos do Spock de Ethan Peck receberam muita atenção por mostrar uma barba pronunciada. Em entrevista ao TVLine, o ator revelou que a barba tem um objetivo:

[Peck] vê o cabelo e a barba de Spock como uma sugestão para o tumulto juvenil que acontece dentro dele: “Este é um tempo na vida de Spock quando eu acho que o profundo conflito interno de humano versus Vulcano realmente vem à tona … então eu acho que é um expressão de seu estado de espírito”.

Sim, Peck está ciente de que o novo visual de Spock é “controverso”, mas ele não se importa… acrescentando que os telespectadores aprenderão o raciocínio por trás dele até o final da temporada: “As pessoas vão odiá-lo. As pessoas vão adorar, espero que isso também. Mas é feito por uma razão realmente notável que será revelada até o final da temporada”.

A preparação para Spock

Falando com ao The Hollywood Reporter, Peck disse como foi sua preparação e de onde tirou a inspiração para o Spock original:

Você não sabia que estava sendo Spock quando fez o teste para Discovery. Como você abordou o personagem no começo, sem saber quem ele era?

A personagem que me foi dada para o teste foi descrita como um alienígena, um andoriano, na verdade. Parecia que ele estava tentando manter a realidade, girando nesta narrativa abstrata dentro de sua mente. Alguém que estava sendo exposto a demônios internos, como se estivesse despertando para suas emoções pela primeira vez e elas fossem totalmente esmagadoras. Isso me fez pensar em alguém que estava tendo uma ruptura existencial ou psicótica. Eu pessoalmente não tive uma intensa viagem de drogas, mas me lembrei de pessoas que estão sob a influência de psicodélicos. Ele está tentando se aterrar e se manter em sua realidade atual.

Quais elementos você tirou das apresentações de Nimoy e Quinto?

Com todo o respeito a Spock de Zachary Quinto, que é tão maravilhoso, eu principalmente prestei atenção à representação de Leonard Nimoy porque somos da mesma linha do tempo. Passei muito tempo com a série original e sua performance. Como eu revisava minhas falas, eu peguei um episódio e tentei absorver a musicalidade de sua voz e prestar atenção ao que ele fez. Eu vi alguém que tinha uma grande consciência do mundo emocional ao seu redor. Spock é muitas vezes referido como um computador, sem emoção. Mas eu acho que ele é profundamente emocional; ele simplesmente não faz interface com a emoção que está acontecendo ao seu redor. Ele escolhe com muito cuidado como se envolver com isso e falar com ele. Muitas vezes, podemos cair em histeria, alegria ou raiva sobre determinada situação. Ele tende a ver isso, mas opera a partir de um lugar puramente da lógica, que é Spock por excelência. Há uma sabedoria para Spock, mas acho que com ele vem a luta emocional. Isso foi o que estava na página para mim para Discovery. Alguém que está tendo sentimentos profundos em sua vida e está moldando quem ele se tornará.

Você se encontrou com a família de Nimoy no verão passado antes de começar a filmar. Como foi aquela experiência?

Foi muito especial. Eu descobri na semana anterior que eu tinha conseguido o emprego. Eu fiquei impressionado. Eu ainda estava em choque na semana seguinte. Eu estava curioso para conhecê-los, e a CBS organizou um tempo para nos reunirmos. Os filhos de Leonard Nimoy eram muito abertos, gentis e acolhedores. Eles estavam lá para me receber e curiosos sobre os meus planos para a minha preparação. Nós falamos sobre como Nimoy se preparou. Foi um dos primeiros passos para se sentir digno de fazer isso.

Como um fã de Jornada, quanta pressão você experimentou com o peso que vem com o nome Spock?Diminuiu à medida que você se envolveu mais com o papel?

Definitivamente diminuiu, mas demorou algum tempo. O território que cobrimos com Spock na segunda temporada é novo; tem sido desconhecido. Não havia pontos de referência para determinados cenários. Felizmente, eu tive um apoio incrível ao meu redor. Sonequa Martin-Green foi uma ótima âncora. O primeiro mês ou dois foi muito assustador, mas então eu comecei a sentir como, “OK, eu estou aqui. Estou fazendo isso. Eu não estou demitido”. ( Risos ) Então comecei a ficar mais relaxado.

Que episódio ou história você tirou mais em sua interpretação de Spock?

“The Menagerie” [da série original] é um belo duplo episódio. É Spock por excelência porque é tão digno e emocionalmente motivado, mas logicamente executado. Isso também é tudo sobre o meu relacionamento com o Capitão Pike, e isso me mostrou muito respeito e admiração entre eles.

Discovery ocorre 10 anos antes dos eventos da série original. Como você usou isso para construir sua interpretação de Spock?

Porque acontece 10 anos antes da série original, havia algumas liberdades que todos nós sentíamos livres para aceitar. Os escritores definiram o quadro emocional e o mapa para mim. Para mim, sempre foi sobre onde Spock estava indo, quem ele seria em 10 anos. Você tem que ter cuidado com Spock. Ele não é muito emotivo, mas ele está passando por algo. Parecia se preocupar com os detalhes, tendo o cuidado de permanecer sutil e fiel ao controle que ele tem sobre si mesmo e suas emoções. Mas eu também queria ter certeza de explorá-lo de uma maneira que seja perceptível. É uma linha muito boa com ele, cheia de emoção, mas controlada. O lado humano de Spock está sempre em desacordo com seu lado vulcano, que é o que faz dele um personagem tão atraente. É sobre sentar no meio desse conflito e ser muito específico para o que foi.

Como você acha que seu avô, Gregory Peck, se sentiria se você tivesse a oportunidade de dar sua opinião sobre um papel tão famoso?

Não tenho certeza. Eu não o conhecia muito bem enquanto crescia; simplesmente não houve oportunidade para isso. Não havia uma presença em mente de “O que vovô faria?” Mas há momentos em que achei que ele deve ter passado por uma experiência como essa. Senti muita pressão para representar esse personagem de uma maneira nobre e reta, essa responsabilidade que não estava em meus ombros antes. Isso me fez pensar nele. Ele provavelmente sofreu muito estresse e expectativas. Ele deve ter tido muita força para fazer isso, então eu realmente procurei por isso em mim mesmo. O presente que tenho em relação a ele é que tenho a ilusão de que sou capaz de fazê-lo. É uma indústria tão estranha, um sonho distante para si mesmo. Saber que ele fez isso me deu muito conforto.

 Fonte: Trek Movie