Jonathan Frakes confirma direção na série Picard

O ator e diretor Jonathan Frakes revelou algumas novidades sobre seus próximos trabalhos na direção, incluindo a nova série de Picard. Ele também  fez uma avaliação dos próximos projetos da franquia.

Frakes foi convidado no podcast Writer Experience, que aborda os trabalhos na indústria cinematográfica e televisiva.

O diretor comentou a respeito de sua carreira como ator e depois como diretor. Também falou sobre volta a séries de ficção científica, incluindo a de Patrick Stewart:

Agora minha temporada se parece com Star Trek Discovery – a nova e maravilhosa série de Star Trek, a série de Picard – que Patrick [Stewart] está lançando, e The Orville, que é o novo Star Trek de algumas pessoas. E acabei de terminar The Gifted, que é uma espécie de série de origens dos X-Men Marvel. Então, estou de volta nesse mundo.

Ele já dirigiu episódios e filmes de A Nova Geração, além de Discovery, então é natural que seja indicado como diretor da série Picard.

Expansão do universo Trek

Frakes fez sua avaliação dos planos da CBS para a franquia na TV:

Meu entendimento é que Alex Kurtzman e o Secret Hideout estão criando uma obra de Star Trek que, esperamos, permitirá que os fãs tenham algo novo para ver o tempo todo. É por isso que Discovery, agora que é um sucesso, continuará, e anunciaram a série de Sir Patrick, que vai ao ar depois de Discovery. E eles anunciaram que estão desenvolvendo um programa para Michelle Yeoh, a imperatriz Georgiou, que é uma personagem de Discovery, e terá suas próprias histórias. Eles contrataram o cara de Rick e Morty – [Mike McMahan] – para escrever uma série de animação chamada Lower Decks, que eu vi partes disso são histéricas. Então você tem um, dois, três, quatro. Eles têm uma conexão da Nickelodeon para o Star Trek de criança, então são cinco. Há um mundo que está sendo criado por Kurtzman e sua equipe que esperamos continuar por muitos anos e fornecer entretenimento e, obviamente, conversas sobre Star Trek por décadas.

A animação Star Trek: Lower Decks foi anunciada em outubro do ano passado, com um pedido de duas temporadas, mas não é esperado que seja lançado no All Access tão cedo devido aos longos tempos de produção de animação. O showrunner Mike McMahan recentemente fez uma piada ao elogiar seu companheiro de Rick e Morty, o escritor Michael Waldron, que foi escolhido para uma nova série da Marvel, Loki, dizendo que “será divertido ver Mike rico, famoso, enquanto ele ainda estará nas cenas de edição da Frota Estelar”.

Prefere atualmente dirigir do que atuar

Quando perguntado se ainda está atuando, Frakes observou que as ofertas hoje em dia o mantêm atrás das câmeras:

Por alguma razão, eu não tenho conseguido trabalho como ator, e parte disso é a faca de dois gumes de ter sido identificado como Comandante Riker por tantos anos. Obviamente, Patrick fez muito bem e passou para outras coisas e [William] Shatner faz muitas outras coisas. Mas para muitos de nós no universo de Star Trek, tem havido um certo typecasting (fortemente identificado com um determinado personagem) … me disseram que há certas séries e certos papéis que eu não entendo – ou alguns de nós não conseguimos – porque somos reconhecidos como Riker, ou Troi ou Data. Então, é um dilema interessante. Então, eu sempre me sinto abençoado e grato por ter aprendido outro ofício, o qual devo dizer sem muita presunção – que eu sou melhor de qualquer maneira e eu gosto mais disso.

Mas Frakes observou que recentemente filmou uma participação interpretando para uma série alemã da Netflix, Don’t Try This at Home.

Mais liberdade nas filmagens de Discovery

A maior parte do podcast foi usar a série como um exemplo, explicando como ela diferia de alguns outros seriados porque permite mais liberdade como diretor. Frakes conta a experiência do escritor:

Em Discovery, Olatunde Osunsanmi, que também é o diretor de produção, também acredita que somos livres para fazer e nos expressar visualmente de uma maneira mais excitante possível. Então, as restrições que eu mencionei em Castle e Falling Skies eu não experimento nas minhas séries atuais, onde sou encorajado a fazer o que quer que seja. Eles querem que seja cinematográfico. A coisa sobre o novo Star Trek, como Discovery, é que eles estão muito no mundo JJ [Abrams] de muito cinematográfico. Muita câmera em movimento. Muito trabalho de guindaste. Então, é francamente mais divertido fotografar do que sentar em um carrinho e olhar para um close-up que não se move.

Frakes também notou que sua parte favorita de dirigir é trabalhar com atores, e ele vê semelhanças entre seu elenco de Jornada e o de Disocvery:

Minha parte favorita do trabalho é dirigir a atuação e apreciar o ator, e ter certeza de capturar os momentos que os atores criaram para nós, especialmente com atores no nível de algumas das estrelas dessas séries. Sonequa [Martin-Green] e Patrick [Stewart] … e Anthony Rapp e Doug Jones. Quando você lhes dá uma nota, eles pegam a nota, você pode assisti-los afiná-la. É como um músico, como um bom violinista. Eles não dramatizam a nota em excesso. Eles apenas sintonizam o instrumento de maneira muito leve, elegante e criativa. Esse é o verdadeiro deleite do trabalho de um dia.

Veja a íntegra dessa entrevista acessando este link.

.