Estúdio cogita lançar ‘O Filme’, versão do diretor, em HD

Uma boa surpresa emergiu do painel organizado pelo podcast Inglorious Treksperts, na San Diego Comic-Con, nesta sexta-feira (19). Os fãs foram informados de que a Paramount Pictures está considerando a possibilidade de assumir o projeto de remasterização da celebrada Edição do Diretor de “Star Trek: O Filme”, lançada até agora apenas em DVD em 2001.

Considerada a versão final da obra dirigida pelo diretor Robert Wise, contendo algumas alterações na edição e a inclusão de novos efeitos visuais, a Edição do Diretor tinha um problema sério: todas as cenas recriadas digitalmente haviam sido renderizadas em resolução padrão (SD), adequada para DVDs, mas insuficiente para alta definição (Blu-rays e 4K).

Durante o painel, Daren Dochterman, que foi o supervisor de efeitos visuais da Edição do Diretor, revelou que há conversações e que, embora nenhuma decisão tenha sido tomada, temos razões para otimismo: “a luz verde não foi dada, mas é uma luz amarela. Recebemos permissão para falar disso na San Diego Comic-Con”.

Colaboram para a empreitada o fato de que muitos dos envolvidos no trabalho feito em 2001 estão dispostos a retornar a seus postos para dar um “banho de loja” no filme, elevando as renderizações para 4K. Além disso, todos os elementos originais (os arquivos de computador com a programação das cenas em CGI) existem e podem servir de base para a criação de um “atalho” para a remasterização.

Segundo Dochterman, não há tempo hábil para lançar a nova edição ainda neste ano, mas é possível que um anúncio oficial do projeto chegue a tempo das comemorações dos 40 anos do filme, que foi lançado nos EUA em sua versão original em dezembro de 1979.

Da parte do Trek Brasilis, a torcida é enorme para que esse projeto se concretize. É possivelmente a última chance de vermos isso acontecer, uma vez que o próximo grande aniversário, o de 50 anos, provavelmente chegará tarde demais para que ainda exista qualquer mercado de home-vídeo semelhante ao que subsiste hoje.