Fator Star Trek como motivador para fusão Viacom CBS

Em 2005, as empresas controladoras de Star Trek se separaram, com a CBS ganhando a custódia das séries de TV, enquanto a Viacom conseguiu a franquia de filmes, pela sua Paramount Pictures. É quase certo, porém, que uma reconciliação esteja em andamento e um anúncio de sua pretendida reunificação seja muito aguardado. Segundo o site The Hollywood Reporter, parece que esta reunificação está mais próxima do que se imagina, com um provável anúncio feito em 8 de agosto, dia em que cada uma deverá divulgar seus resultados trimestrais.

Analistas do setor têm sido otimistas em uma nova fusão. Além da economia de custos, espera-se que isso dê à empresa combinada um impulso na receita de publicidade. Espera-se também que a fusão posicione melhor a  entidade resultante da fusão na “guerra de streaming”, o que também pode levar a aquisições adicionais da CBS, como Starz, Lionsgate e Univision.

E de acordo com o The Hollywood Reporter, Star Trek também é um fator motivador:

Algumas pessoas de dentro dizem que colocar Star Trek sob o mesmo teto é, de fato, uma importante razão para reunir a Viacom com a CBS, assim como a Disney trabalhou duro para manter o máximo possível de personagens da Marvel em sua House of Mouse. Desse modo, Missão Impossível também poderia ter alguma continuidade, já que a Viacom tem os filmes, enquanto a CBS lançou a série original de 1966 a 1973.

A CBS produz 88 programas para 14 diferentes plataformas de streaming, cabo e transmissão, mas apenas sete são exclusivas para o All Access. Embora a capacidade de coordenar filmes Star Trek e lançamentos em streaming seja um benefício, observa Alan Gould, da Loop Capital Markets, que a CBS precisa especialmente de programação infantil de baixo custo para o All Access (a Nickelodeon preencheria esse vazio) e também poderia transmitir conteúdo de música da Viacom. MTV e VH1.

A CBS está claramente levando Star Trek a sério com sua contínua expansão da franquia na televisão. A empresa anunciou várias séries adicionais da franquia para o CBS All Access, e uma série animada para crianças na Nickelodeon – que faz parte da Viacom. Toda essa atividade já foi colocada sob o mesmo teto, com o recente anúncio da CBS do Star Trek Global Franchise Group, liderado por Alex Kurtzman. Uma nova fusão provavelmente envolveria esse grupo assumindo o desenvolvimento dos filmes também.

Publicaremos mais novidades assim que surgirem.

Fonte: The Hollywood Reporter, Trek Movie