Após estreia modesta, Discovery segura onda na CBS

Após um começo não muito auspicioso em 24 de setembro, Star Trek: Discovery teve um ligeiro aumento de audiência nas duas semanas seguintes de exibição na TV aberta americana, onde sua primeira temporada está indo ao ar toda quinta-feira, às 22h, pela CBS.

Contrariando expectativas, “Battle at the Binary Stars”, exibido em 1º de outubro, manteve a audiência total do primeiro, ao redor de 1,7 milhões, mas com um ligeiro aumento na importante faixa demográfica de 18 a 49 anos (marcou 0,2 em “The Vulcan Hello” e 0,3 no segundo episódio). Com ele, a CBS terminou em terceiro lugar no horário, atrás de ABC e NBC.

Já o episódio seguinte, “Context is for Kings”, exibido em 8 de outubro, foi um cadinho melhor, atingindo 1,8 milhão de pessoas (embora retornando ao 0,2 da estreia para a faixa demográfica de 18 a 49 anos). Apesar da subida, o programa ficou na quarta posição entre as redes de TV aberta americanas, já que a Fox exibiu uma partida de futebol americano e com isso triturou a concorrência, roubando o primeiro lugar das três grandes.

Depois da reestreia morna, o resultado dos episódios 2 e 3 auferido pelo instituto Nielsen (o “ibope” deles) é um pouco surpreendente. O esperado seria que a audiência caísse ainda mais – com efeito, foi o que se viu com a concorrência direta da série, os programas Match Game (ABC) e Dateline (NBC), que também são veiculados às 22h. Ambos experimentaram quedas de audiência (embora ainda com vantagem confortável sobre a série trekker).

A despeito dos resultados, vale lembrar que a CBS não está muito preocupada com a audiência de Discovery na TV aberta americana, dado que a série só entrou na programação como tapa-buraco, em razão da falta de conteúdo ocasionada pela pandemia. Ainda assim, será interessante ver se haverá alguma sinergia entre a estreia do terceiro ano, que acontece no serviço de streaming CBS All Access nesta quinta-feira (15), e a exibição dos episódios antigos.

O Trek Brasilis, como sempre, continua de olho. E a terceira temporada de Discovery chega por aqui nesta sexta-feira (16), pela Netflix.