Discovery inova com pós-produção em casa

A terceira temporada de Star Trek: Discovery inovou e conquistou importantes marcas. Além de ser o primeiro programa a fazer uma pós-produção completa em casa (home office), foi apenas a segunda vez que uma série de Star Trek foi filmada fora da América do Norte. Com isso, ao longo dos 54 anos da franquia, Discovery faz história na frente das câmeras e nos bastidores, deixando um legado para toda a indústria da TV.

Nessa nova fase de Star Trek, agora no streaming, Discovery já começou se diferenciando das outras séries, tendo como protagonista uma “não capitão”. Nesse caso, a talentosa atriz Sonequa Martin-Green como Michael Burnham. Ao portal IndieWire, Sonequa falou que, ao longo de 26 episódios, retratou uma humana criada fora da Terra.

Ser o mais vulcano possível, esse foi o resultado de ter que ser sido educada em Vulcano e acreditar que ser vulcano era superior.

No início dessa 3ª temporada, Sonequa foi o foco do primeiro episódio, mas com um comportamento diferente de outras temporadas. A nova temporada de Discovery certamente mostra uma significativa mudança, junto com alguma representação inovadora.

Acredito que um dos princípios de uma boa narrativa é a mudança… permanente. E isso é algo que eu defendo. E é algo que eu acredito em nossa interação também.

Com os novos episódios, com a USS Discovery 930 anos no futuro, há um novo e estranho tempo no século 32 para explorar, um período completamente desconhecido na história de Star Trek. O showrunner da franquia, Alex Kurtzman, que produz todos os programas da franquia para a CBS All Access com a produtora que fundou em 2014, a Secret Hideout, confirma que Discovery permanecerá no novo século por quantas temporadas o programa tiver. Este foi um rompimento com um mito que existia antes na franquia. Muito foi pensado e dedicado para escolher esse novo tempo em particular, segundo Kurtzman.

Não queríamos que o salto no tempo fosse um truque. Existem tantas novas oportunidades e opções de história extraordinárias, que parece um poço sem fim. Agora também estamos separados do cânone preexistente, o que significa que escreveremos o futuro de Star Trek neste programa, e é neve totalmente fresca.

Kurtzman é rápido em apontar que nem ele, nem a sala dos escritores, acharam o cenário das duas primeiras temporadas constrangedores, especialmente com a introdução de Spock (Ethan Peck) e do capitão Pike (Anson Mount). O plano sempre foi para que a equipe de Discovery tivesse um tempo finito com esses personagens familiares . O salto no tempo para o século 32 foi planejado desde o início do desenvolvimento da 2ª temporada.

Para transmitir a realidade totalmente diferente de 3188, no entanto, Kurtzman e a também showrunner, Michelle Paradise, sabiam que precisavam de um novo visual drástico para o show. Eles levaram o primeiro episódio a Islândia, para criar uma sensação de total estranheza visual. Junto com o episódio piloto, que foi filmado na Jordânia, esta é apenas a segunda vez que qualquer série Star Trek foi filmada fora dos EUA e Canadá. A base de filmagem de Discovery é Toronto, enquanto todas as outras séries até agora, incluindo Picard, fez uso de praticamente todos os locais possíveis na Califórnia. O Anaheim Convention Center tornou-se a sede da Frota Estelar, na série estrelada por Patrick Stewart.

É quase um choque ver dunas de areia preta semelhantes as colinas e fotos aéreas de um terreno muito diferente da Califórnia, quando você assiste a 3ª temporada, mas outras mudanças são muito mais sutis e num programa que finalizou as gravações apenas 10 dias antes do início do bloqueio, devido a pandemia no novo coronavírus. Não havia capacidade de fazer novas gravações, então, imagens foram meticulosamente geradas por computador, para duplicar personagens e criar uma sensação de continuidade visual, mesmo quando a cobertura não estava lá.

A equipe de efeitos visuais trabalhou muito, porque há algumas cenas que nunca saberemos se foram feitas na prática ou não foram realmente filmadas no local, porque foram feitas totalmente em computação gráfica (CG). No entanto, não são dublês inteiramente CG para os atores. Cada ator que precisava de capturas de imagens recebeu equipamento de captura de movimento para finalizar elementos de sua atuação em casa. Kurtzman falou sobre isso.

É um ator de verdade em seu estúdio doméstico de captura de movimentos, que então é renderizado no computador como uma coisa viva. É uma pessoa real… Cada um de nossos atores foi escaneado, então podemos realmente impor seus rostos em um corpo, o que é algo incrível. Nossos editores, milagrosa e heroicamente, levaram seus compartimentos de edição para suas salas de estar. E cortamos a temporada inteira, em colaboração, do jeito que estou falando com vocês agora. Também pontuamos e misturamos a temporada inteira, cronometramos a temporada inteira com cores, tudo a partir deste laptop [sobre o qual esta entrevista pelo Zoom ocorreu].

O compositor Jeff Russo enviou microfones para a casa de cada um dos integrantes da orquestra, para que eles pudessem gravar as partes individualmente e pudessem ser mixados posteriormente, como se tocassem em uníssono. Kurtzman e Paradise revisaram os efeitos visuais com o supervisor de efeitos visuais Jason Michael Zimmerman várias vezes por semana. Criar efeitos visuais (VFX), mesmo em circunstâncias normais, pode levar de 8 a 10 meses, e o trabalho no VFX da 3ª temporada ainda está em andamento.

Como já foi divulgado pelo Trek Brasilis, a 4ª temporada começará a ser filmada em 2 de novembro. O elenco inteiro viajou recentemente para Toronto para começar a quarentena antes do início da produção, com protocolos de segurança para a COVID completos em vigor. O tipo de locação internacional que se viu no primeiro episódio da 3ª temporada já foi lançado, mas Kurtzman fez uma observação.

Parece que teremos uma realidade aumentada para futuras temporadas de Star Trek em vários programas.

Não é apenas a indústria do cinema e da TV que está tendo que abraçar novos e desconhecidos métodos, jamais vistos antes. Que melhor maneira de liderar um caminho otimista, em meio a toda essa incerteza, do que uma franquia que tem a exploração em seu DNA? Sonequa respondeu a essa pergunta.

Você vê essa equipe entrar neste novo mundo que nunca conhecemos antes e, você sabe, nós [em 2020] também estamos agora em um mundo que nunca conhecemos antes. Ninguém vivo jamais experimentou isso.

Mais do que nunca, Star Trek: Discovery está indo onde ninguém jamais esteve.