Meyer faz proposta para novo filme de Star Trek

Em 1982, o escritor Nicholas Meyer foi contratado, às pressas, pela Paramount para reescreveu grande parte do roteiro do segundo filme da franquia que foi intitulado Star Trek II: The Wrath of Khan (A Ira de Khan). Além disso, ele co-escreveu para outros dois filmes: Star Trek IV: The Voyage Home (1984) e Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991), no qual também dirigiu. Meyer chegou a ser anunciado como produtor consultor em Star Trek: Discovery, na época de Bryan Fuller, e saiu ao final da primeira temporada da série.

Cerca de quatro anos atrás, o diretor e escritor revelou que estava trabalhando em um novo projeto Star Trek separado de Discovery. Ele não ofereceu nenhum detalhe na época, dando origem a rumores de que estava trabalhando em uma série ou mini série focada sobre Khan Noonien Singh em Ceti Alpha V, projeto esse que nunca foi colocado em produção.

A sequência de filmes Star Trek está paralisada desde o lançamento de Star Trek Beyond em 2016. Tivemos várias notícias a respeito de roteiristas para o próximo longa de Star Trek, e o último anúncio da Paramount trouxe a informação de que a escritora de Star Trek: Discovery, Kalinda Vazquez, havia sido contratada para escrever a história do novo filme.

Em uma nova entrevista exclusiva ao site TrekMovie, Meyer revelou que tem sua ideia também de filme para Star Trek, e no ano passado ele apresentou seu projeto ao estúdio.

Disse o diretor:

“Meu parceiro Steven-Charles Jaffe e eu escrevemos todo um tratamento e um plano para um longa-metragem de Star Trek. Não escrevemos um roteiro inteiro. Escrevemos um tratamento muito detalhado e todo um documento de apresentação com ilustrações. É uma coisa muito abrangente. E primeiro levamos para Alex Kurtzman, depois levamos para JJ [Abrams], e então levamos para Emma Watts (presidente da Paramount). “

Na entrevista, ele afirmou que o filme pode levar a mais histórias, talvez uma série que dê continuidade a seus eventos. Ele também esclareceu que o filme não é uma reformulação de sua apresentação da série Khan, mas preenche uma lacuna na linha do tempo da franquia.

“Foi uma proposta detalhada para o que poderia ter sido um filme, ou poderia ter sido uma série, ou poderia ter sido um filme conduzindo a uma série ou uma série conduzindo a um filme … Pode ser uma série de filmes. Sim , com certeza. Esta foi uma peça independente do universo Star Trek baseada em buracos na cronologia, o que permitiria a inserção do material original.”

O tratamento de Meyer é baseado em um grupo de novos personagens e não se relaciona diretamente com as histórias anteriores envolvendo elencos da série original, ou de A Nova Geração ou mesmo do universo Kelvin. Meyer nunca recebeu uma resposta da Paramount sobre seu tratamento, mas “ele não perdeu as esperanças na ideia”.

A oficialização de Kalinda Vazquez como roteirista não inviabiliza outras ideias de filme. Há muitos projetos de Star Trek para o cinema na mesa sobre os quais já noticiamos. Desse modo, a ideia de Meyer se junta aos projetos de  JD Payne e Patrick McKay, Noah Hawley, Quentin Tarantino e de outros que não sabemos. O que a Paramount tem planejado para a franquia no cinema ainda não foi revelado. Só nos resta aguardar.

Nicholas Meyer lançou recentemente um audiobook de suas memórias, The View from the Bridge.

Fonte: TrekMovie e ComicBook