DS9 2×18: Profit and Loss

Refilmagem de Casablanca com Quark é tema para episódio-desastre

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

Uma nave auxiliar cardassiana avariada chega à estação pedindo reparos. Seus três ocupantes, todos cardassianos, são a professora Natima Lang e dois dos seus alunos, Rekelen e Hogue. Ela diz que eles foram atingidos por uma chuva de meteoros e Sisko oferece os serviços de O’Brien nos reparos. Enquanto isso, no Promenade, Bashir continua tentando “pescar” algo sobre o passado de Garak em mais um dos seus almoços semanais e Odo tenta descobrir se Quark realmente adquiriu recentemente um dispositivo de camuflagem.

Quark reconhece Natima, um antigo amor dos tempos da resistência cardassiana, mas ela é totalmente indiferente ao ferengi, que deixa claro que quer retomar tal relacionamento. Garak avista os três visitantes.

O’Brien descobre que as avarias na nave auxiliar foram causadas por armas cardassianas e não por meteoros. Natima admite que seus alunos são, na realidade, importantes líderes de um movimento de resistência, um que se opõe à ditadura militar vigente em seu planeta. Eles são fugitivos, procurados pelo Comando Central Cardassiano.

Em seguida, chega uma nave de guerra cardassiana à estação, exigindo os fugitivos de volta. Sisko se nega a entregar refugiados políticos.

De volta ao bar, Quark oferece o seu dispositivo de camuflagem para Rekelen e Hogue, para que eles possam fugir da estação. Em troca, ele quer a permanência de Natima com ele na estação. Na cena seguinte, Natima e Quark discutem sobre o dispositivo e ela acaba atingindo Quark com um fêiser em tonteio.

Muito arrependida, ela acaba confessando o seu amor pelo ferengi. Infelizmente, em seguida, Odo faz os três cardassianos prisioneiros. Eles serão trocados por prisioneiros bajorianos em Cardássia. Sisko diz não ter o que fazer frente ao acordo entre os governos bajoriano e cardassiano.

Gul Toran vem fazer uma visita a Garak (que foi quem avisou o Comando Central da presença dos fugitivos em DS9 e sugeriu a troca de prisioneiros) em sua alfaiataria. Toran diz que pode garantir o retorno de Garak a Cardássia se ele matar os três prisioneiros.

Odo acaba por aceitar as súplicas de Quark e liberta os prisioneiros. O ferengi leva os fugitivos cardassianos para a comporta de ar, onde encontram Garak armado e pronto para executar os quatro. Quark tenta enrolar o alfaiate, quando aparece um impaciente (e também armado) Toran, que informa a Garak que ele mesmo irá terminar o serviço e que Garak continuará como um alfaiate na estação.

Garak vaporiza Toran. Natima diz não poder ficar com Quark por causa do movimento e os três partem. Quark e Garak deixam o hangar conversando sobre o ocorrido.

Comentários

Uma absurda trama — envolvendo Quark e uma cardassiana de nome Natima Lang, antigo amor do nosso bartender ferengi nos tempos da ocupação bajoriana e que agora está envolvida em um mal definido movimento de resistência em seu planeta natal — assume ares de remake de Casablanca, com direito mesmo a um Armin Shimerman fazendo a sua melhor (não necessariamente boa) imitação de Humphrey Bogart. Apenas o sempre interessante Garak salva o episódio do abismo total. Entre perdas e lucros, infelizmente a primeira parcela leva a vantagem. Saiba mais nos comentários a seguir.

As cenas entre Quark e Natima foram difíceis de se assistir (entediantes mesmo). A ideia inicial de que Quark poderia ter tido um verdadeiro amor (especialmente com uma cardassiana) nos difíceis tempos da resistência bajoriana é interessante como conceito, mas absolutamente grosseira como executada aqui.

Infelizmente, a falta de química entre os dois foi algo grotesco. Não dá pra acreditar por um segundo que eles realmente tiveram um caso naqueles tempos, que eles ainda se sentem apaixonados um pelo outro depois de sete anos e, PRINCIPALMENTE, em todas as promessas de sacrifícios feitas por Quark.

Isso fez com que as súplicas de Quark para Odo (em mais uma longa e cansativa cena do episódio), para que o comissário liberasse os prisioneiros, soassem completamente falsas.

O que é ainda mais absurda é a súbita mudança de atitude de Natima em relação a Quark, após a cardassiana atirar com um fêiser nele. Isso, após desprezar completamente o bartender até ali no episódio. As cenas seguintes com os dois atingem um tal nível de melodrama barato que chegam a embaraçar a audiência.

Falando sobre Odo, é um pouco difícil de engolir que ele poderia simplesmente liberar os prisioneiros para satisfazer o seu próprio “senso de justiça” (como ele pode simplesmente olhar alguns arquivos e decidir se eles merecem ou não a pena de morte, ou seja lá que pena estivesse reservada a eles), especialmente após Sisko falar claramente que nada poderia fazer quanto à questão.

O fato de nenhum dos dois governos, nem bajoriano e nem cardassiano, protestar quanto ao ocorrido somente reafirma o tamanho da farsa que é este episódio. Além de ficar mal explicado como diabos Natima tinha um fêiser em seu poder, assim como Toran pôde se infiltrar livremente na estação, também com um fêiser.

(A falta de um estabelecimento mais claro sobre as responsabilidades de Ben Sisko e do governo provisório é outro fator negativo. Apresentar Sisko totalmente impotente em relação à situação também não é nada bom.)

O lado político do episódio foi um fiasco completo. Nós não tivemos ideia alguma sobre o que Hogue, Rekelen e Natima fizeram e nem sobre esse tal movimento de resistência cardassiano, especialmente se olharmos para a série como um todo e percebermos que tal “movimento” foi utilizado apenas para fornecer “falsa encrenca” e proporcionar a este episódio específico um certo (e indevido) “senso de grandeza”.

Nenhum esforço foi dispendido no sentido de tornar o ângulo político do episódio algo crível e realista. Teria sido necessário estabelecer uma situação em que ambos os governos se sentissem na necessidade (por exemplo ficar com o “rabo preso” um com o outro) ao final do incidente de acobertar todo o ocorrido. Ao invés disso, Odo liberta os prisioneiros e Garak mata Toran e tudo fica por isso mesmo.

Garak foi a única coisa boa do episódio. Desde a cena inicial com Bashir, que continua tentando desvendar o passado do cardassiano, passando pela melhor cena do episódio, entre Quark e o alfaiate, em que o ferengi recebe uma lição de moda cardassiana (com toneladas de subtexto) e a cena com Sisko, em que Garak é bem mais direto (o que é compreensível devido à situação). A única cena em que Garak não tenta ser manipulativo, em que ele fica meio desarmado, é aquela cena na alfaiataria com Toran — isso fornece ao espectador uma certeza de que algo sério irá acontecer. Bom trabalho!

Novos elementos sobre Garak: agora nós sabemos que, de fato, ele foi exilado na estação, que ele não concorda com o domínio dos militares sobre Cardássia, que ele é um patriota, que ele quer muito voltar pra casa e ele já cometeu assassinatos sob encomenda no passado.

(Muito mais sobre Garak no clássico episódio “The Wire” desta mesma segunda temporada.)

Robert Wiemer teve uma excelente direção, apesar do fraco material disponível, com cenas muito longas e entediantes e a pilha de clichês melodramáticos do caso Quark & Natima, que beira a paródia involuntária.

Algumas boas ideias: Odo ficar com a garrafa de Quark na mão entre o final do teaser e meados do primeiro ato (passando por cima da sequência de abertura), a entrada de Garak no OPS, juntamente com a chegada da nave de guerra cardassiana, e a morte de Toran. Foi uma semana medíocre para os atores regulares, especialmente Brooks. Robinson esteve maravilhoso como sempre, os demais atores convidados decepcionaram.

Profit and Loss” é mais um péssimo episódio (felizmente o último da categoria nesta temporada) com inúmeros problemas de trama, um indefinido e absurdo ângulo político e um dos mais ridículos (para dizer o mínimo) pares românticos da história de Star Trek: Quark & Natima. Somente Garak conseguiu levantar algumas cenas e evitar o holocausto completo.

Avaliação

Citações

She wants to know if it hurts. Of course it hurts, it’s supposed to hurt, it’s a PHASER…
(Ela quer saber se dói. É claro que dói, é feito para doer, é um FÊISER….)
Quark 

They made you a gul? I didn’t realize the situation on Cardassia had gotten so desperate..”
(Eles te fizeram um gul? Eu não imaginava que a situação em Cardássia estava tão desesperadora..)
Garak

Trivia

  • O segundo dia de filmagem do episódio coincidiu com o terremoto de 17 de janeiro de 1994 na Califórnia. Os atores que usariam maquiagem no dia (ferengis e cardassianos, entre outros) chegaram aos trailers de maquiagem lá pelas duas da manhã. Às 4h31, com o início dos tremores, a imensa maioria dos atores entrou nos seus carros, com maquiagem mesmo, e foi para casa. O diretor do episódio Robert Wiemer, veterano da Nova Geração e em sua estreia em DS9, relembra com um sorriso dos rostos dos pedestres (e mesmo dos outros motoristas) ao ver aquelas “criaturas” dirigindo carros pelas trepidantes ruas da Califórnia. Após o estúdio ser liberado para o reinício das filmagens, dois dias depois, o terremoto ainda continuou provocando atrasos, ora pelas intermináveis conversas entre os envolvidos, ora pelos pequenos tremores que se repetiram ainda por algum tempo.
  • Participação de Mary Crosby (parente de Denise Crosby, a Tasha Yar da Nova Geração).
  • Este episódio foi originalmente chamado de “Here’s Looking at You“, com um roteiro ABSURDAMENTE similar a Casablanca. O medo de uma ação legal e um pouco de “vergonha na cara” dos produtores levou a uma rescrita. Ira Behr ficou muito descontente com o produto final e ele detestou a caracterização de Quark como uma figura nobre e romântica no estilo de personagem que popularizou Humphrey Bogart, protagonista de Casablanca.

Ficha Técnica

Escrito por Flip Kobler & Cindy Marcus
Dirigido por Robert Wieme

Exibido em 21 de março de 1994

Título em português: “Perdas e Ganhos”.

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Mary Crosby como Natima
Andrew Robinson como Garak
Michael Reilly Burke como Hogue
Heidi Swedberg como Rekelen
Edward Wiley como gul Toran

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Muryllo Von Grol
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio