Evento virtual oficial celebra Dia do Primeiro Contato

No dia 5 de abril de 2063 os vulcanos fizeram (farão?) o primeiro contato com a humanidade, em Bozeman, Montana. Isso foi retratado no filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, de 1996. Na próxima segunda-feira (5), o serviço de streaming Paramount+ vai comemorar, de forma virtual, esse dia histórico, com seu próprio evento do Dia do Primeiro Contato. Veja o trailer da celebração.

O anúncio do evento foi publicado nesta terça-feira (30), no site oficial de Star Trek. E atenção: não será preciso ser assinante do Paramount+ para acompanhar. A transmissão, com uma programação de três horas, estará disponível em startrek.com/firstcontact. O evento virtual honrará e comemorará esta data futura, fornecendo aos fãs de Star Trek uma programação exclusiva, incluindo painéis temáticos com o elenco e as mentes criativas das séries de televisão clássicas e atuais de Star Trek,  o elenco de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, notícias exclusivas das novas séries do Universo Star Trek, o retorno da iniciativa beneficente #StarTrekUnitedGives e muito mais.

Este evento é uma versão para o primeiro semestre do Star Trek Day, realizado pela primeira vez em 8 de setembro de 2020.

O evento principal começa às 16h (horário de Brasília), na segunda-feira, 5 de abril, e os anfitriões Wil Wheaton e Mica Burton apresentarão três horas de painéis.

A programação, com os horário de Brasília, prevê:

  1. Apresentação especial (16h): O evento começa com um anúncio especial e apresentação de Patrick Stewart, com detalhes ainda a serem revelados. Especula-se que pode ser uma atualização oficial de início da produção da 2ª temporada de Star Trek: Picard.
  2. Painel de 25º aniversário de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (16h20): Os membros do elenco Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner e Alice Krige discutem memórias dos bastidores e a importância do filme, 25 anos após sua estreia.
  3. Painel “Criando os Primeiros Contatos” (17h): A figurinista Gersha Phillips (Star Trek: Discovery), o designer de criaturas Neville Page, o supervisor de efeitos visuais Jason Zimmerman e o chefe do departamento de maquiagem e próteses James Mackinnon (Star Trek: Picard) se reúnem em conversas sobre a criação dos incríveis mundos de Star Trek, como vistos em Discovery e Picard.
  4. Painel “Mulheres em Movimento” (17h30): Sonequa Martin-Green, de Star Trek: Discovery, Michelle Hurd e Isa Briones, de Star Trek: Picard, e Dawnn Lewis, de Star Trek: Lower Decks relembram como a atriz Nichelle Nichols, a Uhura da Série Clássica, ajudou a pavimentar o caminho para as mulheres negras na televisão e em diversas outras carreiras, não só em Star Trek, mas na ciência e cultura.
  5. Painel “Segundo Contato” (18h): Mike McMahan, o criador de Star Trek: Lower Decks, Paul F. Tompkins, coapresentador do podcast oficial Star Trek The Pod Directive, Brent Spiner e Jonathan Frakes de Star Trek: The Next Generation discutem como algumas das hilárias histórias B de séries passadas, como A Nova Geração, abriram caminho para novas versões de Star Trek, dentre elas Lower Decks.
  6. Painel “Star Trek: Prodigy” (18h30): Os criadores Kevin e Dan Hageman se juntam a Kate Mulgrew, a capitão Kathryn Janeway, de Voyager, que está reprisando seu papel nessa nova série, enquanto falam sobre a tão esperada animação de Star Trek voltada para o público infanto-juvenil.

Informações adicionais sobre programação e iniciativas gratuitas do Dia do Primeiro Contato podem ser acessadas na página do evento. E, se você não puder assistir aos painéis ao vivo, não se preocupe; eles também estarão disponíveis depois, no canal do Paramount+ no YouTube.

Nos Estados Unidos haverá também uma maratona de episódios de seriados com temas icônicos de primeiro contato. Os fãs brasileiros que quiserem, poderão maratonar esses episódios, em sua maioria disponíveis na Netflix. Os episódio sugeridos são:

  • Série Clássica: “Arena”
  • Deep Space Nine: “Little Green Men”
  • Voyager: “Scorpion, Part II”
  • Discovery: “New Eden”
  • Série Animada “The Infinite Vulcan”
  • Enterprise: “The Andorian Incident”
  • A Nova Geração: “First Contact” (episódio da 4ª temporada)
  • Picard: “Broken Pieces” (disponível no Amazon Prime)
  • Lower Decks: “Second Contact” (não disponível no Brasil)
  • Short Treks: “Children of Mars” (não disponível no Brasil)

A franquia também está revivendo a campanha beneficente Star Trek United Gives, lançada em setembro.

Em 5 de abril, para cada pessoa que publicar no Twitter a hashtag #StarTrekUnitedGives, o Paramount+ doará US$ 1 para organizações que fazem o trabalho no mundo real de defender a igualdade, a justiça social e a busca de avanços científicos.

Por ora, isso é tudo que sabemos. Mas a expectativa é grande de surpresas ao longo do caminho. Com painéis de Lower Decks e Prodigy como parte da celebração, talvez saibamos a data de estreia das novas temporadas dessas duas animações. Uma imagem da versão animada de Janeway, ou quem sabe um trailer, são boas apostas. Portanto, fique ligado aqui no Trek Brasilis.