Figurinista Robert Fletcher morre aos 98 anos

O designer de figurino Robert Fletcher, que desenhou o vestuário de Jornada nas Estrelas: O Filme, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock e de Jornada nas Estrelas IV: A Volta Para Casa morreu aos 98 anos no dia 5 de abril, em sua casa em Kansas City (EUA).

Fletcher foi conhecido por projetar os uniformes de cores monótonas do primeiro longa de Star Trek para o cinema, em 1979, e depois, a pedido do diretor Nicholas Meyer, os uniformes vermelhos nos demais filmes clássicos de Star Trek, e além disso definiu o visual e o estilo dos personagens klingons e vulcanos da franquia dali para frente.

Além de Jornada, Fletcher foi também um grande cenógrafo e figurinista para companhias de ópera e balé, tendo trabalhado em projetos muito respeitados em Nova York, como o premiado Walking Happy, baseado na peça de 1916 de Harold Brighouse.

Nos anos 1950, Robert foi designer geral da rede de televisão norte-americana NBC. Recebeu três indicações ao Tony Awards (equivalente do Oscar, no teatro) pelo seu trabalho em Little Me (1963), High Spirits (1964), onde foi coprodutor, cenógrafo e figurinista, e Hadrian VII (1969). Ele também teve indicação ao Drama Desk Award de melhor figurino pelo seu trabalho no filme Othello em 1982, estrelado por James Earl Jones e Christopher Plummer.

Be the first to comment on "Figurinista Robert Fletcher morre aos 98 anos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*