Temporada 2 de Lower Decks promete surpresas

Na semana passada foi lançado o blu-ray da primeira temporada de Star Trek: Lower Decks. Mike McMahan, showrunner deste seriado, deu várias entrevistas e o TrekMovie selecionou as partes mais interessantes das diversas entrevistas.

Comentando no IGN sobre os episódios finais da primeira temporada, McMahan disse:

Esses últimos três episódios criaram esse crescendo: ‘Olha, isso é o que o show é. Vamos. E continuamos assim.’ É assim que o início da 2ª temporada se sente. Está falando sobre essas coisas. Como Mariner se sente sobre Boimler saindo da nave? Como Boimler está indo na Titan? Que histórias estamos contando aí? Então, ainda [estamos] fazendo episódios autônomos, que parecem episódicos, mas os personagens não esquecem. Nós não esquecemos o que dissemos [na] 1ª Temporada.

Uma das piadas mais memoráveis do episódio “Temporal Edict” foi um vislumbre de um futuro distante onde o chefe Miles O’Brien estava sendo reverenciado como “talvez o mais importante da história da Frota Estelar”. No IGN, McMahan ofereceu algumas informações sobre este momento:

Eu acho que [nessa cena] nós pensamos ‘quem sabe quão longe estamos’ e tentamos fazer um ponto de, quando você vê isso, você acha que eles vão dizer Picard, ri McMahan. “Mas então quando você vê O’Brien, seu primeiro pensamento é: Ha, não é Picard. Seu segundo pensamento é: Eu poderia ter visto isso porque O’Brien dita as regras.” Há um monte de maneiras fáceis de fazer de O’Brien a figura santificada de toda a Frota Estelar, continua. “A história decide quem você se lembra, não quem a história quer que você se lembre. E eu acho que estamos longe o suficiente no futuro, que Star Trek é flexível, há cronogramas, há todo tipo de coisas. A manchete para mim é que você poderia dar a qualquer personagem de Star Trek seu próprio show e você poderia fazer um grande show com isso.”

Na entrevista à Screenrant ele deu mais alguns detalhes sobre a segunda temporada de Lower Decks:

Temos os problemas de memória de Rutherford, temos Mariner e sua mãe trabalhando juntas, temos os Pakleds sendo uma ameaça real no mundo, temos Tendi preocupada com seus amigos, que não se lembram dela desde a primeira temporada e o que isso significa para a amizade deles. E temos Boimler na Titan! Não é a Cerritos. A Titan é uma besta totalmente diferente e o que isso significa para nosso Boimy Boims? Sabe, ele não está com Mariner ou Rutherford ou Tendi e como é aquele novo grupo lá? Como ele está experimentando isso e como é a experiência dos nossos outros Lower Deckers quando ele não estar lá? Tudo isso é como escrevemos a 2ª temporada. É muito engraçado.

Há algumas participações incríveis do legado, há algumas grandes narrativas autônomas misturadas com alguns arcos de personagens ao longo da temporada. Estou muito orgulhoso. Estamos na fase de cores agora. Estaremos no ar em agosto e estou vendo a partitura de Chris Westlake sendo adicionada, e isso realmente aumenta o tipo de natureza cinematográfica da emoção da narrativa. Estou muito orgulhoso da 2ª temporada.

E estamos escrevendo a 3ª temporada agora! Então sabemos onde a 2ª temporada vai e eu sei onde vai metade da 3ª temporada. Então, eu estou vivendo no futuro da animação, mas a manchete é se você gostou da 1ª temporada, eu acho que você vai amar a 2ª temporada.

Na primeira temporada, Lower Decks contou com alguns personagens familiares, incluindo Wil Riker, Deanna Troi e Q. Na Screenrant, McMahan prometeu que há “algumas participações incríveis do legado”, mas ele também indicou que poderia haver cortes mais profundos do cânone de Star Trek:

Eu acho que se eu utilizar pessoas que você não espera ter no show acaba sendo mais merecido, mais divertido, mais surpreendente. Então, há alguns papéis de convidados na 2a temporada e na 3ª temporada também, mas eu acho que são pessoas que você não vai esperar quando aparecerem.

Um dos convidados com os quais McMahan gostaria de contar era Wesley Crusher, mas ele tinha problemas pelo fato deste personagem estar com o Viajante. Na entrevista ao Cinemablend, McMahan parece que ainda não resolveu o problema:

Eu amo Wil Wheaton e amo esse personagem e adoraria encontrar uma maneira de não pisar no que existe com esse personagem. Essa é uma das coisas em que sinto que preciso de mais confiança, para me educar mais sobre qual seria a maneira apropriada de lidar com isso. Na maior parte, tratamos A Nova Geração, Deep Space Nine, todas as séries, Voyager. É mais divertido tratá-los como os livros de regras das coisas que estamos honrando e não mudando. À medida que Lower Decks cresce, temos que ser ainda mais cuidadosos do que nunca para não mudar coisas ou coisas retcon (continuidade reversa, reformular posteriormente eventos que se passaram antes em alguma ficção). Sabe, Beverly Crusher se apaixonando por uma vela, isso é bom para nós! Isso é útil para nós. Você não quer mudar essas coisas, sabe? Então, sim, eu ainda preciso envolver minha cabeça ao redor e descobrir como fazer certo, para incluir Wes.

Em abril, quando o trailer da 2ª temporada foi lançado (veja aqui), a Paramount+ anunciou que Lower Decks iria ter uma 3ª temporada. Em entrevista à Decider, McMahan explicou o que acontecerá com os quatro personagens principais:

Nós escrevemos a segunda temporada. Onde vamos com todos os nossos personagens é realmente interessante para mim, realmente se baseia em “Quem sou eu na Frota Estelar? Sou um alferes. Mas onde eu vou acabar?” Para todos os nossos quatro personagens principais, estamos escrevendo a terceira temporada agora e explorando quem eles são e como eles estão se tornando as pessoas que eles são, é realmente a coisa mais emocionante sobre este show, porque é uma das poucas coisas que não vimos em Star Trek. Começando de um dos níveis mais baixos. Eu sei, alferes não é o mais baixo. Não é o último. Mas realmente focando em quatro pessoas diferentes com quatro caminhos diferentes… Eu sei onde quero que eles acabem. Vamos ver juntos como eles chegam lá. É muito divertido ver acontecer.