DS9 2×22: The Wire

Mistérios de Garak constituem um dos mais ricos personagens da série

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

Garak se sente muito mal em um dos encontros semanais para almoçar com Bashir, mas ele recusa a ajuda médica do doutor e adia o encontro sem mesmo querer admitir que está sofrendo. Bashir fica intrigado, ainda mais quando observa, à distância, Garak conversando com Quark, uma conversa em que o cardassiano encomenda uma peça de equipamento ao ferengi. Quando Bashir pergunta a Quark sobre a natureza do encontro, este sai pela tangente.

Algum tempo depois, Quark chama Bashir ao seu bar, para dar conta de um Garak bêbado e claramente com muita dor. Garak recusa novamente o tratamento de Bashir, mas agora não há remédio, pois o cardassiano tem um colapso e cai ao solo. Ao examiná-lo, Bashir descobre um misterioso dispositivo implantado em seu cérebro. Com a ajuda de Odo, nosso bom doutor descobre que Quark tentou obter o item encomendado por Garak com outro cardassiano, de nome Boheeka. Infelizmente a peça de biotecnologia procurada era confidencial, levando o contato de Quark ao desespero por ser um material feito secretamente pela temida Ordem Obsidiana cardassiana, o serviço secreto de Cardássia.

Bashir vai até os aposentos de Garak, onde o encontra tomando doses cavalares de sedativos. Quando Bashir informa que Quark não poderá trazer a sua encomenda, o cardassiano acaba admitindo que o implante é um dispositivo antitortura, projetado para estimular os centros de prazer do seu cérebro, para que ele pudesse resistir a qualquer interrogatório. Entretanto, ele perverteu a utilização do implante, deixando-o ligado direto durantes os dois últimos anos, para que ele pudesse suportar a dor que representa o seu exílio na estação. Agora, o implante está falhando e ele, morrendo.

Garak diz que Bashir não pensaria em ajudá-lo se soubesse a verdade sobre o seu passado. Ele revela que foi um gul no tempo da ocupação e que tinha um ajudante de nome “Elim”. Garak diz que, para impedir a fuga de alguns prisioneiros bajorianos, ele ordenou a destruição de uma nave cheia de cardassianos civis inocentes e na qual estava a bordo o próprio Elim. Um dos passageiros cardassianos era filho de um militar muito importante, que exilou Garak. Bashir diz que não se importa com o passado dele e consegue convencer Garak a desligar o implante.

Mais tarde, Garak, com um severo ataque de abstinência, começa a destruir os seus aposentos e agredir verbalmente a todos, incluindo Bashir e a si mesmo. Ele, então, oferece uma nova versão para a sua história, uma em que ele era um protegido de Enabran Tain na Ordem Obsidiana e “Elim” era também um agente. Uma vez, quando os dois interrogavam um bando de crianças bajorianas sujas e fedidas, Garak ficou saturado pelo absurdo da situação, deu o dinheiro que tinha nos bolsos a elas e as mandou embora, o que o levou ao seu exílio. Após o ataque, Garak desmaia de novo. Algum tempo depois, Bashir descobre que o mero fato de desligar o implante não foi suficiente para parar a deterioração das células de Garak — sua própria fisiologia se tornou dependente do aparelho.

Quando Bashir sugere uma reativação temporária do implante, para que ele tivesse mais tempo para procurar uma cura definitiva, Garak diz que prefere morrer a ter seu implante reativado. Aparentemente acreditando estar às portas da morte, Garak conta ainda outra versão de sua história, uma em que “Elim” era o seu mais querido amigo, quando do surgimento de um tremendo escândalo na Ordem. Garak armou tudo para que “Elim” ficasse com a culpa em seu lugar, para, ao final, descobrir que “Elim” tinha feito o mesmo com ele, só que antes — isso teria levado Garak ao exílio.

Bashir, determinado a salvar Garak, vai ao encontro do aposentado Enabran Tain no santuário do ex-mentor de Garak, em território cardassiano. Tain mostra imediatamente saber tudo sobre Bashir e a condição terminal de Garak e concorda em fornecer informação crucial para o tratamento do seu ex-protegido, esperando que ele possa viver uma longa e terrível vida no exílio. Perguntado sobre “Elim”, Tain diz que Garak nada mudou e que “Elim” é o primeiro nome de Garak. Tain pede que Bashir diga a Garak que ele sente muita falta do antigo pupilo.

Dez dias depois, Bashir e um convalescente Garak se reúnem para mais uma refeição. O médico se diz intrigado por todas as histórias contadas pelo alfaiate e pergunta a ele quais são verdadeiras e quais são falsas, ao que o cardassiano retruca, dizendo que todas são verdadeiras especialmente as mentiras.

Comentários

Por obra desses “maravilhosos, misteriosos e complexos cardassianos”, chega um dos melhores momentos desta temporada e de toda a série, catapultando Garak ao estrelato da série e de todo o cânone de Jornada. Saiba mais detalhes nas linhas abaixo, felizmente sem a necessidade de ter um implante em seu cérebro para perfeita compreensão.

Talvez o maior mérito do roteiro do episódio tenha sido o de não cair na rota fácil (especialmente em se tratando de Jornada Nas Estrelas) da pregação antidrogas. E olha que um “implante-produtor-de-prazer” constitui um prato cheio para mais uma infame e horrorosa “mensagem da semana”. Aqui, o “implante” é apenas um conveniente (e robusto) elemento que nos permite entrar na mente de Garak.

A trama do episódio é minimalista e sem furos. Uma boa escolha foi adiantar qualquer mistério sobre o implante e chegar o mais rápido possível ao cerne da questão: Garak. Uma premissa simples, as respostas de todos os personagens dentro de suas respectivas caracterizações à premissa e, principalmente, um desfecho não manipulativo consistente com tal premissa. Grande drama, sem dúvida alguma. Bravo!

Kira e Sisko não tiveram praticamente nada pra fazer no episódio. O comandante, entretanto, teve uma bela fala sobre “falar alto” com almirantes. Em vista dos eventos em “The Maquis“, isso faz um bocado de sentido. Interessante, também, é uma cena com O’Brien, em que é formalmente estabelecido pelo engenheiro que os cardassianos sabotaram os computadores da estação antes de a deixarem para trás. Temos, também, uma boa cena entre Bashir e Dax logo no começo do primeiro ato, em que a trill tenta oferecer alguma perspectiva a Julian sobre o relacionamento dele com Garak, apresentando de passagem uma referência a Keiko O’Brien, permitindo que Bashir dispare um autêntico “mccoyismo” (“Eu sou um médico, não um botânico”).

Brilhante a cena entre Quark e Garak e como o ferengi desconversa quando Bashir tenta obter informações sobre esse encontro. A conversa entre Boheeka e Quark ilustra novamente a melhor caracterização do “barman” e sugere, de forma clara, como foram as transações de Quark com os cardassianos no tempo da ocupação bajoriana.

O lado mais sombrio de Odo emerge com força total no episódio, em sua admiração pela eficiência da Ordem Obsidiana, em sua maneira de justificar a sua espionagem a Quark e na forma como ele insiste em interrogar Garak, mesmo podendo pôr em risco a vida do cardassiano. Todas essas são atitudes nunca vistas em nenhum personagem regular de nenhuma série de Jornada nas Estrelas até então.

Este episódio é, sem dúvida, o ponto alto de Bashir até então na série, elevando o relacionamento dele com Garak alguns furos acima do que já havia sido estabelecido em “Cardassians“, no começo da segunda temporada. É simplesmente fantástico ver as ilusões de Bashir se estilhaçando à medida que Garak vai exibindo as suas diferentes versões para a história do seu passado. Tais experiências serão muito importantes para Bashir encontrar sua maturidade ao longo da série: ele vai perder sua inocência e ingenuidade, mas não sua ética e decência.

É particularmente digno de nota o fato de Bashir encarar de frente Odo quando o comissário insiste em interrogar Garak a todo custo, sem pedir nenhuma espécie de apoio a Sisko (isso é extremamente importante, especialmente se levarmos em consideração o quanto Odo é apresentado de forma sombria no episódio). Ainda mais notável foi o fato de ele ir visitar o “leão em sua toca” (digo, Tain em seu santuário) e trazer de volta o “prêmio” procurado. Tal pequena viagem poderia realmente ter acabado muito mal para o bom doutor.

A ideia do implante foi extremamente original e consistente, oferecendo uma explicação de como Garak pode oferecer um exterior tão tranquilo e confortável, mesmo em um ambiente tão inóspito para um cardassiano, como uma estação cheia de bajorianos. É sempre divertido tentar “traduzir” as histórias de Garak e o mais incrível é que diferentes pessoas podem chegar a diferentes interpretações de tais histórias, mas acredito que o objetivo (alcançado, sem nenhuma dúvida) aqui é oferecer uma espécie de “impressão” da personalidade de Garak ao espectador, não sendo, de fato, importante identificar o que é mentira ou verdade.

De todas as muitas histórias contadas por Garak, nós podemos extrair as seguintes verdades irrefutáveis: ele nunca fez parte do Comando Central, nunca foi um militar; foi, um dia, um alto agente da Ordem Obsidiana, um protegido do próprio Enabran Tain (com quem ele tem um relacionamento extremamente especial); e, por razões e circunstâncias desconhecidas (que aliás não ficam claras em nenhum ponto da série — para benefício do próprio personagem), ele foi exilado (com alguma participação crucial de Tain) na Deep Space Nine, na época da retirada das forças cardassianas do setor bajoriano.

A concepção da Ordem Obsidiana foi simplesmente genial e fazê-la, desde sua introdução, um análogo superior à Tal-Shiar romulana (introduzida no excelente episódio da sexta temporada da Nova Geração “Face Of the Enemy“) foi mais do que adequado. A forma como Boheeka (teoricamente um militar bastante experiente) entrou em pânico quando a “Ordem” mostrou estar envolvida em sua pequena transação com Quark foi uma maneira perfeita de apresentar o poder da organização. Por trás de todo esse poder, temos a figura de (um aposentado) Enabran Tain, que não desaponta, nesse sentido, ao dar uma amostra casual desse poder, ao demonstrar saber detalhes das preferências pessoais de Bashir, do relacionamento do doutor com Garak e mesmo sobre a condição terminal do alfaiate. Ao afirmar que quer que Garak viva uma longa vida de sofrimento no exílio e, ao mesmo tempo, que sente falta do seu antigo discípulo, nos apresenta mais uma amostra da complexidade da caracterização cardassiana, em geral, e do relacionamento entre Garak e Tain, em particular. Esse relacionamento movimentará ainda mais três episódios clássicos no curso da série.

A direção de Friedman é absolutamente brilhante, em um episódio bastante difícil por conter, em sua maior parte, cenas envolvendo simplesmente diálogos entre duas pessoas. A diretora utilizou tomadas com câmera na mão, de forma a dar mais dinâmica a tais cenas. A cena nos aposentos de Garak, que acaba por ser o ponto alto do episódio, foi tão bem dirigida quanto as mais bem dirigidas cenas de drama televisivo americano dos últimos tempos. Uma verdadeira obra-prima desde o seu início, com uma bela montagem, mostrando a dedicação de Bashir à recuperação de Garak, até um festival de câmera na mão: colada no rosto dos atores, com grandes ângulos, especialmente quando Garak começa a quebrar a mobília; seguindo os atores; rodando à volta dos atores etc.

Todos os regulares foram realmente perfeitos no que foi pedido pelo episódio. O jogo de cintura de Shimerman e a implacabilidade de Auberjonois foram grandes destaques. Mas, acima de todos, El Fadil, em seu melhor momento na série até então, projetando claramente um interior ainda ingênuo e inexperiente, superimposto a um extremo senso de dever e competência, uma coisa nada fácil de se apresentar, especialmente de forma tão cristalina.

Robinson teve outra atuação fenomenal. De fato, não é exagero considerar a cena nos aposentos de Garak, que acaba levando ao colapso do personagem, como a melhor amostra de interpretação (entre tantas atuações memoráveis) em toda a série. Dooley parece que nasceu para viver Tain: o nível de ameaça que ele consegue projetar sem nenhum atributo físico específico é impressionante. Skaggs foi uma grande surpresa como Boheeka e Gillespie fez o pedido como Jabara.

Ainda que simplesmente uma linha jogada na época, a guerra futura entre klingons e cardassianos, contida no livro “Meditation on a Crimson Shadow” (um belo título, por sinal), indicado por Garak a Bashir ao final do episódio, de fato iria ocorrer no curso da série. O mais interessante é que a guerra entre a Federação (klingons e, mais tarde, os próprios romulanos) e o Dominion (cardassianos e, mais tarde, os breen), que dominaria tematicamente a série em suas duas últimas temporadas, tem, de certa forma, as suas origens neste conflito. O final da Guerra Dominion, em que Garak foi peça fundamental em sua resolução, sela o trágico destino do cardassiano definitivamente, evocando um clima de “meditação sobre uma sombra escarlate”, o pensamento sobre o ocaso de toda uma civilização e a eterna esperança e lembrança para que algo assim nunca se repita.

Existe certo problema com o final, no sentido de que ele sugere que a versão de Garak “sem o implante e livre da fase de abstinência” é exatamente igual à versão de Garak “com implante funcional e submerso em um oceano de endorfinas”. Isso também é sugerido nos episódios seguintes envolvendo o cardassiano, em que possíveis diferenças entre “estas suas duas versões” não são claramente exploradas. Como usual, debita-se esse problema na conta da série como um todo, mas vale ressaltar que o nível de provações pelas quais Garak passa ao longo da série, mais de uma vez, o coloca à beira de um colapso completo. Quando o momento oportuno chegar, prometo retornar a esse ponto do Garak com/sem implante.

The Wire” é um estupendo drama que examina de forma muito próxima e com propriedade a mente do personagem mais complexo da série, Garak; empresta a Bashir admiráveis características de compaixão e determinação, trazendo o personagem definitivamente à vida e, por outro lado, também iniciando-o em um caminho de “perda da inocência”; e planta preciosas sementes que, juntamente com outros elementos introduzidos até lá, servem como base para o lendário episódio duplo da terceira temporada, “Improbable Cause”/”The Die Is Cast“.

Avaliação

Citações

In my expert medical opinion, I’d say it’s… sick
(Em minha opinião de especialista médico, eu diria que ele está… doente.)
Bashir

“I hope you don’t have one of those little bugs hidden in my quarters.”
Should I?
(Espero que você não tenha um daqueles pequenos grampos escondidos nos meus aposentos.)
(Eu deveria?)
Bashir e Odo

Trivia

  • Estreia de Paul Dooley como Enabran Tain, que retornaria mais tarde em mais 3 episódios no decorrer da série, todos clássicos. Na terceira temporada, no lendário episódio duplo “Improbable Cause”/”The Die Is Cast” e, na quinta temporada, no não menos sensacional “In Purgatory’s Shadow“.
  • Neste episódio, é estabelecido que o nome completo de Bashir é Julian Subatoi Bashir.
  • Siddig El Fadil (doutor Bashir) adorou o estilo do episódio que ele chamou de “drama da velha escola”, o que é “sempre divertido”, segundo o ator. Ira Steven Behr também é um grande advogado do episódio, que ele classificou com um real exemplo de drama. Ele é “sobre o coração humano em conflito com si próprio”, disse o produtor-executivo entusiasticamente.
  • O episódio foi concebido por Wolfe para “poupar dinheiro” e acabou se tornando um dos melhores da temporada e da série como um todo, segundo a equipe de produtores e roteiristas.
  • O rascunho original de Wolfe era baseado, mais diretamente, no trato do problema de dependência de drogas. Kira, então, é que teria um vício desde os tempos da resistência, mas este era um roteiro muito difícil. Especialmente difícil era vislumbrar o que viria a partir disso para a major no decorrer da série, daí a ideia original foi abandonada e redirecionada para Garak.
  • Kim Friedman foi a primeira mulher a dirigir para série e seu trabalho foi tão bem considerado entre os produtores que ela voltou logo em seguida para dirigir o último episódio desta segunda temporada, “The Jem’Hadar“, e o primeiro episódio da terceira temporada , “The Search, Part I“, além de outros episódios mais à frente. Ela é uma grande fã do gênero sci-fi, mas não havia ainda trabalhado no meio até então.

Ficha Técnica

Escrito por Robert Hewitt Wolfe
Dirigido por Kim Friedman

Exibido em 09 de maio de 1994

Título em português: “Verdades e Mentiras”

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Andrew Robinson como Garak
Jimmie F. Skaggs como Glinn Boheeka
Ann Gillespie como enfermeira Jabara
Paul Dooley como Enabran Tain

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Muryllo Von Grol
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio