TOS 2×17: A Piece of the Action

Premissa surreal entrega épico da Série Clássica

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

A USS Enterprise vai a Sigma Iotia II investigar uma possível contaminação causada pela presença de humanos que visitaram o planeta cem anos antes, a bordo da USS Horizon, perdida na viagem de volta. Após fazer contato com Bela Oxmyx, que se denomina como “chefão”,  Kirk, Spock e McCoy descem ao planeta. Os três vão parar no meio de uma rua movimentada de uma cidade muito similar a Chicago na década de 1920, e notam, além desta inusitada semelhança, que muitas pessoas andam armadas com metralhadoras.

Dois homens aproximam-se, apontando armas para a equipe de desembarque. O trio tem seus feisers e comunicadores tomados por aquele estranho comitê de boas-vindas, mas são informados que serão levados até Bela Oxmyx. Porém, assim que começam a andar, o grupo é atacado por homens que abrem fogo de dentro de um carro em alta velocidade. Um dos homens de Oxmyx atira de volta, mas o outro é atingido e morre.

Após a troca de tiros, Kalo, o capanga sobrevivente, ordena a Kirk e seus homens, ainda atônitos, que continuem andando, aparentemente sem demonstrar surpresa com o ataque sofrido. O grupo finalmente encontra Bela Oxmyx que é informado sobre o atentado. Imediatamente, o chefão ordena um ataque em retaliação ao suposto responsável, o rival Jojo Krako.

Na sala de Oxmyx, Spock vê um livro cujo título, “Gângsteres de Chicago nos Anos Vinte”, dá a exata percepção do que teria levado aquela sociedade a desenvolver o padrão cultural que ali encontraram. O livro deixado para trás pela tripulação da Horizon é tratado como uma relíquia sagrada pelo povo do planeta que se estruturou a partir daquelas páginas: uma cultura em que os chefes dos governos são chefes de territórios que detêm o controle pela força das armas.

Após mandar Kalo atrás de Krako, Oxmyx volta a sua atenção para Kirk. Ele quer que o capitão lhe forneça “aquecedores” (feisers) para que ele possa sobrepujar os outros chefões e dominar todo o planeta, o que obviamente é recusado pelo capitão. Oxmyx ameaça matá-los se Kirk não mudar de ideia e lhe dá um prazo de oito horas para reconsiderar. Os três homens da Frota Estelar são presos, enquanto Oxmyx entra em contato com a Enterprise usando um dos comunicadores retirados do grupo de desembarque. No comando está Scotty, que apesar de ter alguma dificuldade para entender o palavreado singular do chefão, consegue perceber que Kirk e seu grupo estão em apuros.

Neste meio tempo, Kirk observa os capangas de Bela jogando pôquer. Com a desculpa de ensiná-los um jogo novo de cartas, o “Fizzbin”, ele se aproxima dos homens, distraindo-os enquanto lhes explica as regras do jogo inventado por ele. Quando a oportunidade aparece, os três conseguem fazer um ataque surpresa contra os vigias e fogem.

Antes de ir procurar Oxmyx, Kirk ordena a Spock e McCoy que fossem até a rádio local e usassem o equipamento para enviar uma mensagem para a Enterprise. Eles conseguem fazer contato com a nave e são teleportados de volta, mas Kirk é capturado por homens do rival de Bela, Jojo Krako. Este oferece a Kirk o mesmo acordo que Oxmyx havia oferecido, mas está disposto a dar um percentual de um terço dos lucros a Kirk. O capitão obviamente rejeita a proposta e tenta negociar uma solução pacífica para o problema, mas não tem sucesso.

Na Enterprise, Spock e McCoy pensam em como libertar o capitão quando Oxmyx entra em contato oferecendo-se para ajudar a resgatar Kirk. Spock aceita a proposta e retorna ao planeta com McCoy apenas para serem capturados novamente. Enquanto isto, Kirk consegue fugir de Krako, vai até o escritório de Bela e surpreende os guardas que tomavam conta de seus amigos. Após tomar as roupas e as armas dos homens de Oxmyx, Kirk e Spock deixam McCoy vigiando o grupo e retornam para o território de Krako. Lá, contam com a ajuda de um garoto local, que engana os dois guardas, para que entrem no prédio. Apesar do fator surpresa, são presos novamente.

Mesmo assim, Kirk consegue inverter a situação. Ele diz a Krako que, a partir daquele momento, a Federação está assumindo a operação no planeta, criando uma espécie de sindicato liderado por um iotiano que responderá à Federação. Sob ordens de Kirk, Scott transporta Krako a bordo da nave. O chefão fica atônito quando se vê na sala de transporte da Enterprise.

Em terra, Spock e Kirk voltam ao escritório de Bella e começam a transportar todos os chefes territoriais para o prédio, sem saber que os homens de Krako preparam um ataque em retaliação. Com todos os chefes presentes, Kirk lidera uma reunião que pretende definir as regras da operação e, quando tudo parece encaminhado, Bella e Krako demonstram dúvidas sobre o poder que Kirk diz ter. Para piorar as coisas, os homens de Krako chegam e começam um tiroteio na rua com os homens de Oxmyx.

Krako se aproveita da situação para retomar as armas e subjugar Kirk e seus homens mais uma vez. Mesmo assim, o capitão consegue convencer Krako a deixá-lo falar pela última vez com a nave e, ao fazê-lo, ordena a Scott que dispare uma carga de tonteio nas coordenadas que o tiroteio está em andamento. Ao verem os homens desmaiarem na rua após o disparo da Enterprise, todos passam a acreditar nas ameaças de Kirk e aceitam a criação do sindicato, que será liderado por Bella, e o pagamento de quarenta por cento à Federação que enviará uma nave, uma vez por ano, para recolher a sua parte.

De volta à Enterprise, Spock e McCoy estão discutindo as particularidades da solução adotada por Kirk quando o doutor revela que acredita ter deixado o seu comunicador no planeta. Kirk acredita que, se o objeto for encontrado, os iotianos poderão usar o conhecimento que adquirirem para exigir “um pedaço da ação” da Federação.

Comentários

Pura diversão. Essa é a melhor maneira de definir a “A Piece of the Action”.  A partir do mote da Primeira Diretriz, esse roteiro flerta com o nonsense ao criar uma história tão maravilhosamente divertida vivida pelos Gangsteres Kirk, “Spocko” e “Sawbones” que merece ser saboreada com o devido carinho.

Ao longo de sua existência, a diretiva de não intervenção sempre foi uma das questões mais discutidas de Jornada nas Estrelas. Embora tenha sido criada na Série Clássica, a norma só passou a ser levada a ferro e fogo a partir de TNG. Aqui, na Série Original, seu caráter ainda incipiente permite algumas interpretações que dão margem a histórias que eventualmente podem não ter tanta ambição filosófica. E TOS sempre conferiu a Kirk a prerrogativa de deliberar sobre o que se aplica ou não à primeira diretriz.

Em defesa da tripulação da Enterprise, deve-se dizer que a contaminação de Sigma Iotia II foi realizada pela USS Horizon em uma época em que o código de não interferência era ainda mais incipiente, se é que existia. Mas ainda assim a contaminação causada pela “gangue” da outra nave nunca é tratada de forma realmente séria por Kirk e seus homens, embora sua missão seja justamente investigar o efeito dessa contaminação cultural. O episódio realmente não se leva a sério, transformando “A Piece of the Action” em uma das melhores peças de humor da Série Clássica e um dos episódios mais queridos pelos fãs.

Tal falta de compromisso com qualquer seriedade é notada logo quando Kirk faz contato com Bela Oxmyx e se mostra um tanto quanto inseguro ao tentar explicar como e por qual razão a Enterprise está ali, cem anos depois da partida da Horizon. Os diálogos a bordo da Enterprise, antes mesmo do grupo descer, já deixam claro o tom leve e caricato que toda a trama seguiria.

Porém, é de se estranhar um pouco o fato de que Bela Oxmyx entenda tão rápido a conexão da Horizon com a Enterprise dado o tempo entre a partida de uma e a chegada da outra, uma concessão conveniente à proposta da trama. Contudo, logo na cena da descida do grupo avançado ao planeta, o segmento já começa a marcar seus pontos. A visão relativamente familiar de algo parecido com a Chicago dos anos 20 temperada com transeuntes portando armas de fogo de forma absolutamente natural causam o primeiro choque e obviamente o contraste que chama a atenção do espectador para que tipo de sociedade será essa.

Somado a isso, temos o inusitado comitê de boas-vindas para Kirk, Spock e McCoy que são recebidos por gângsteres armados com metralhadoras e quase atropelados por um velho Ford modelo “T”. A cobrança de serviços públicos aos gângsteres é algo tão inusitado quanto hilário, embora o tiroteio não seja tão engraçado assim.

Quando Kirk finalmente entra no clima dos filmes de gângsteres, o segmento assume totalmente, sem vergonha e sem pudor, o seu lado caricato. A partir daí, todas as intervenções, basicamente, remetem à diversão. A interação de Shatner com o veterano Anthony Caruso funciona em grande sintonia. Cenas como a primeira comunicação de Oxmyx com Scott, em que o engenheiro encontra enorme dificuldade para compreender as gírias usadas, e a tentativa de Kirk de ensinar o Fizzbin para os capangas de Oxmyx são deliciosas, bem como as reações incrédulas de Nimoy.

Em um episódio recheado de cenas engraçadas, uma não poderia deixar de ser citada: Kirk acompanhado de Spock, ambos devidamente trajados, tentando dirigir um automóvel. Isso é maravilhosamente divertido. Se vulcanos demonstrassem emoções, certamente o primeiro oficial da Enterprise estaria com um semblante apavorado.

Apesar do louvável esforço realizado pelos dubladores, “A Piece of the Action” é um episódio que precisa e merece ser assistido com som original, uma vez que grande parte do seu charme está na interpretação também caricata de Shatner e nos diálogos cheios de jargões e gírias típicas de filmes de gângsteres. Não há como aproveitar todo o seu potencial sem o áudio original e, infelizmente, nem mesmo as legendas conseguem dar o tratamento correto ao roteiro.

Shatner faz um bom e convincente trabalho aqui, talvez por que o texto exija uma certa dose de exagero, algo que o ator geralmente tem facilidade. Nimoy está impagável totalmente desconcertado ao lado do gângster Kirk. Kelley atua bem ao lado dos dois, porém sem o mesmo destaque. E embora “o pedaço de ação” destinado a James Dohan neste segmento seja pequeno, o ator aparece muito bem quando requisitado, mostrando mais uma vez sua grande capacidade. Apesar de seu pouco tempo em tela, suas intervenções são sempre bem-sucedidas e totalmente em sintonia com a proposta do roteiro.

Os atores convidados, Anthony Caruso (Bela Oxmyx) e Vic Tayback (Jojo Krako) realizam um belo trabalho. Ambos conseguiram dar vida a personagens únicos e carismáticos que conseguem entregar um charme incomparável e refrescante.

Em nome da proposta humorística do segmento, algumas concessões são feitas aqui. Em especial, as várias fugas e capturas que vemos, incluindo a captura de McCoy e Spock após estes terem conseguido retornar a nave, a mais absurda e ingênua de todas. Nem mesmo a intenção de não contaminar ainda mais os oitianos justificam o retorno dos dois sem levar pelo menos um par de camisas vermelhas com eles. Mas se em outro segmento isso seria um grande buraco no roteiro, aqui funciona como mais uma situação inusitada de um roteiro tão divertido.

As habilidades de luta de McCoy também são extrapoladas. Nosso bom médico, que sempre demonstrou total incompetência na arte do combate corpo a corpo, neste episódio age com precisão cirúrgica (desculpem, mas o autor não resistiu) ao derrubar um dos capangas de Krako usando apenas as mãos. Porém, como bem disse Spock, “lógica e informações práticas não parecem se aplicar aqui”. Então, é possível fazer vista grossa a estes desvios de conduta em nome da diversão.

O segmento também conta com belas assistentes mudas, porém mortais, por todos os lados, surreais placas indicativas e cartazes dos chefões nas entradas de seus escritórios. Tais adereços são quase uma referência do humor típico da década de 60 (algo que poderia ser visto em algum episódio do Batman de Adam West) e passa longe de qualquer compromisso com a seriedade ou com alguma mensagem mais filosófica, algo explicito na solução final de Kirk para o problema que é tratada em tom de pura brincadeira, assim como o fato de McCoy ter deixado seu comunicador no planeta.

A direção de James Komack, que já havia dirigido episódios de The Dick Van Dyke Show e The Monkees, merece destaque ao trabalhar de forma muito eficiente um elemento incomum para ele enquanto ficção científica, mas absolutamente conhecido enquanto comedia, o que certamente trouxe a bagagem necessária para transformar “A Piece of the Action” em um épico trekker.

Este é um dos episódios mais memoráveis da Série Clássica e, com certeza, um dos mais divertidos. Algo que olhando de fora poderia causar estranheza em contraponto com o conceito original da série, com o devido tratamento criou uma pérola da Série Clássica, um segmento que diverte o tempo todo e faz jus a uma das principais heranças da franquia, o bom humor.

Avaliação

Citações

“I got rights!”
“You got nothin’! Now you mind your place, mister, or you’ll… you’ll be wearin’ concrete galoshes.”
“You mean cement overshoes?”
(Eu tenho direitos!)
(Você não tem nada! Agora você permaneça em seu lugar, senhor, ou irá… irá vestir galochas de concreto.)
(Você quer dizer sapatos de cimento?)
Krako e Scotty

“Captain, you are an excellent starship commander. But as a taxi driver, you leave much to be desired.”
(Capitão, o senhor é um excelente comandante de nave estelar. Mas como motorista de táxi, você deixa muito a desejar)
Spock

“Logic and practical information do not seem to apply here.”
“You admit that?”
“To deny the facts would be illogical, Doctor.”
(Lógica e informações práticas parecem não se aplicar aqui.)
(Você admite isto?)
(Negar os fatos seria ilógico, doutor.)
Spock e McCoy

Trivia

  • A versão original do roteiro deste episódio chamava-se “Mission Into Chaos” (“Missão para o Caos”, em tradução livre).
  • Nesta versão, Kirk tinha a missão de negociar um tratado com o planeta Dana Iotia 2, localizado na fronteira romulana. Os romulanos também procurariam Oxmyx com a mesma intenção e Oxmyx acabaria por desafiar tanto a Federação quanto o Império Romulano.
  • Este é o segmento onde Walter Koenig (Chekov) tem sua menor fala. Apenas uma frase na abertura do episódio.
  • A expressão “flivver”, usada por Spock em relação ao automóvel usado por Kirk, é uma expressão antiga americana para um carro barato, entre eles os primeiros modelos Ford, largamente utilizados neste episódio.
  • Embora não seja canônico, é de consenso comum que a USS Horizon seja uma nave da classe Daedalus.
  • David Gerrold escreveu uma sequência para este episódio para ser usada na Nova Geração em que a tripulação de Jean-Luc Picard visitaria Sigma Iotia. Nesta visita, eles constatariam as mudanças ocorridas no planeta em função da descoberta do comunicador deixado no planeta por McCoy. Além das mudanças técnicas, agora os iotianos haviam se transformado em réplica da Frota Estelar, com tecnologia idêntica à época de Kirk e, ao invés de ternos, todos usavam uniformes da Frota. Esta ideia quase foi reciclada para uso em Deep Space Nine, mas acabou sendo abandonada em favor do roteiro que acabou vindo a se tornar o episódio “Trials and Tribble-ations”.
  • Anthony Caruso (Bela Oxmyx): Nascido no dia 7 de abril de 1916, Caruso trabalhou em mais de cem filmes ao longo de sua carreira, quase sempre como o vilão da historia. Entre os trabalhos do ator, destaca-se a sua participação no seriado Gunsmoke, em que ele interpretou 14 personagens diferentes entre os anos de 1955 a 1975, período em que a série foi exibida. Caruso faleceu em 4 de abril de 2003.
  • Vic Tayback (Jojo Krako): Tayback voltaria a trabalhar com Willian Shatner em um episódio da série Carro Comando, exibida no Brasil pela Rede Globo. O ator chegou a ter papéis recorrentes em séries policiais: como Griff (1973-1974) e São Francisco Urgente (1972-1973).
  • Em 1971, William Shatner voltaria a representar um gângster, numa participação especial em Missão: Impossível, no episódio “Encore”, quando Leonard Nimoy fazia parte do elenco fixo da série.

Ficha Técnica

Escrito por David P. Harmon e Gene L. Coon
Dirigido por James Komack

Exibido em 12 de janeiro de 1968

Título em português: “Um Pedaço da Ação”(AIC-SP), “Um Pedaço da Ação” (VTI-Rio)

Elenco

William Shatner como James Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy
James Doohan como Montgomery Scott
Nichelle Nichols como Nyota Uhura
Walter Koenig como Pavel Chekov

Elenco convidado

Anthony Caruso como Bela
Lee Delano como Krako
John Harmon como Tepo
Steven Marlo como Zabo

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin e Carlos Henrique Santos
Revisão de Ana Rosa Leme

Episódio anterior | Próximo episódio