Easter eggs de “Where Pleasant Fountains Lie”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

Where Pleasant Fountains Lie” é o 7º episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 23 de setembro nos Estados Unidos e Canadá. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O título do episódio é uma citação de Shakespeare, da obra Vênus e Adônis. O poema narra a tentativa de sedução amorosa exercida pela deusa Vênus, que procura por todos os meios, principalmente pela convicção retórica, possuir carnalmente (ou fazer-se possuir) pelo belo jovem Adônis, cujo único interesse na vida é a caçada. Publicado em 1593, o poema Vênus e Adônis foi a primeira obra de Shakespeare a consagrá-lo entre um amplo círculo de leitores elisabetanos. Um verdadeiro best-seller à época, a obra alcançou surpreendentes dez edições em um período de duas décadas. À medida que o séc. XVII avançava, a reputação de Vênus e Adônis passou de um “poema de amor imortal” para a de uma história obscena, condenada por puritanos como um manual de sedução.

Freeman está ajudando um planeta a se recuperar de uma guerra travada por um computador maligno. Máquinas que controlavam sociedades inteiras eram uma história frequente na Série Clássica, incluindo, mas não se limitando a “The Return of the Archons”, “The Apple” e “A Taste of Armageddon”, onde dois planetas estão lutando uma guerra dirigida puramente por estatísticas).

O computador maligno, AGIMUS, é dublado por Jeffrey Combs, talvez o ator convidado mais prolífico da era Berman e o homem por trás de personagens como Weyoun 5, Weyoun 7, Weyoun 8, Brunt F.C.A. e Shran. Este é o seu 44º episódio. Em comparação, excluindo seu próprio trabalho de voz como computador da nave, Majel Barrett apareceu 37 vezes.

A Rainha Paolana diz à capitão Freeman: “Carol, você é a nave mais próxima do quadrante!”. Muitos enredos de Star Trek contêm essa premissa, a Enterprise é sempre a mais próxima de qualquer ocorrência e a única nave perto o suficiente para lidar com o problema.

A Rainha Paolana se junta a uma linhagem de membros da família de personagens de Star Trek que aparecem para causar problemas para a tripulação; Lwaxana Troi, mãe de Deanna Troi, de A Nova Geração é a mais conhecida.

Mariner pergunta a Boimler como rifles feiser são diferentes dos feiser regulares; Boimler estabelece firmemente no cânone o que especulamos o tempo todo… que eles precisam usar duas mãos. Este tipo de rifle foi usado em Jornada nas Estrelas: Nemesis, e em episódio de Voyager.

Rutherford observa que em Hysperia existem dragões; dragões também existem em Berengaria VII, citados no episódio “Bound” de Enterprise, por Spock, em “This Side of Paradise” da Série Clássica e em Maravel, citados por Kirk no episódio “The Eye of the Beholder” da Série Animada.

A passarela de conexão que a Monaveen estende até a Cerritos é semelhante aos corredores de evacuação usados entre a Discovery e a Enterprise em “Such Sweet Sorrow” de Discovery.

Billups é de um planeta colonizado por “tipos ren-faire (Renaissance fair – Feira Medieval)”. Outras colônias humanas monoculturais incluem o planeta nativo-americano de Dorvan V em “Journey’s End”, o planeta irlandês de Bringloid V em “Up the Long Ladder”, o planeta escocês de Caldos em “Sub Rosa”, os três de A Nova Geração e o planeta Amish de Orellius em “Paradise” de Deep Space Nine.

A mãe de Billups, a rainha Paolana, foi dublada pela esposa, na vida real, de Paul Scheer, June Diane Raphael.

O grande gráfico master systems display (MSD) da Cerritos visto na engenharia principal rotula as localizações da ponte da nave, compartimento de carga, gerador de escudo, holodeck, refeitório e gabinete do capitão.

Boimler e Mariner caem em um planeta alienígena depois de encontrar uma anomalia espacial. A nave auxiliar Yosemite é derrubada por causa do cisalhamento gravimétrico, o mesmo tipo de anomalia espacial que causou problemas para a Defiant em “Behind the Lines”, para a Voyager em “Gravity” e para a Enterprise NX-01 em “The Catwalk “.

Personagens, muitas vezes contraditórios, que ficam presos juntos após um acidente de nave auxiliar, é um dos enredos mais usados Star Trek. O ambiente particular neste planeta, como o deserto, cheio de naves abandonadas, lembra o planeta onde Tuvok e Paris ficaram presos em “Gravity” de Deep Space Nine.

Mariner sugere que enterrem o AGIMUS no deserto, assim como a cabeça de Data em “Time’s Arrow” , mas Boimler rapidamente a lembra que a cabeça de Data foi deixada em uma caverna, não enterrada. Mariner estava parcialmente correta pois a cabeça de B4 foi encontrada enterrada em Jornada nas Estrelas: Nemesis.

Quando Billups renuncia à sua comissão na Frota Estelar, ele faz isso removendo seu comunicador, assim como Worf no episódio “Redemption” de A Nova Geração.

A armadura usada pelos hisperianos tem um capacete semelhante ao dos Cylon, os antagonistas da raça humana na franquia de ficção científica Battlestar Galactica, além de ter os mamilos no estilo Joel Schumacher de Batman.

Guardas reais hisperianos são treinados desde o nascimento para pular as preliminares e eles não assumem que Billups é hetero, pois dois guardas, um masculino e um feminino, são designados para ajudar na Copulação Real. Mas Billups é provavelmente assexual, pois ele não consegue se animar com nenhum dos dois guardas.

Há também uma versão extremamente detalhada do gráfico MSD (Master System Display) da Cerritos no quarto  de Billups, que pode ser o novo gráfico criado para o show por Mike Okuda, supervisor de arte e chefe do Departamento de Arte Cênica de Star Trek, desde A Nova Geração.


Este gráfico apresenta tanto o logotipo do Comando da Frota Estelar da década de 2370, quanto um novo logotipo que parece representar o design da nave estelar da classe Califórnia, com a bandeira do estado da Califórnia, o delta da Frota Estelar e silhueta da classe Cali.

No quarto de Billups, na estante, há um modelo de núcleo de dobra, semelhante ao da USS Cerritos visto em “An Embarrassment of Dooplers” (figura à esquerda). Neste episódio, só vemos uma pequena parte do núcleo de dobra na engenharia a bordo da Cerritos (figura à direita).

Na outra estante, vemos o que pode ser um modelo de disco voador.

Embora não idênticos, os drones assassinos que AGIMUS imagina são muito semelhantes em design aos drones minosianos Echo Papa 607 vistos em “Arsenal of Freedom” de A Nova Geração.

A nave, usando a bateria do AGIMUS, envia um sinal de socorro na língua Ba’ul, vista no episódio “The Sound of Thunder” de Discovery. Os ba´ul eram a espécie rival dos kelpiens, no planeta natal de Saru.

Os alferes são resgatados em um explorador classe Danube, muitas vezes visto em uso ao redor da estação Deep Space 9, como visto nos episódios “Paradise” ” e “When It Rains…”e um deles foi designado para a Enterprise, em “Timescape” de A Nova Geração.

O interior do explorador é semelhante ao interior dos exploradores nos episódios “Valiant”, “Quimera” e “Penumbra” de Deep Space Nine.

AGIMUS acredita que ele pode ser “o próximo Sete de Nove”, menção à personagem Sete de Nove de Voyager. Ele quer ser AGIMUS de Um.

AGIMUS está sendo enviado para o Daystrom Institute, o principal centro de estudo científico da Federação, ostensivamente nomeado em homenagem a Richard Daystrom de “The Ultimate Computer” da Série Clássica.

AGIMUS é levado ao Instituto Daystrom em Okinawa, Japão; a localização desta fundação científica foi estabelecida em Star Trek: Picard.  A representação externa do Instituto Daystrom é baseada em uma foto estabelecida no episódio “Remembrance” de Picard.

O logotipo usado para a organização — também projetado para Picard — é usado no sinal onde se lê “Armazenamento de computadores megalomaníacos autoconscientes”. O atendente da unidade de armazenamento de computadores do DI usa uma roupa de ciência verde vista pela primeira vez em uso na estação de terraformação Velara III em “Home Soil” de A Nova Geração .

Um dos computadores malignos armazenados no Instituto Daystrom exibe o olho azul, logotipo da CBS.

Esses são os easter eggs e referências que encontramos. Se você encontrar mais algum, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha