Painel Discovery na NYCC traz detalhes do 4º ano

O painel Star Trek: Discovery foi apresentado durante a New York Comic Con, que foi realizada no início de outubro. Além da apresentação do novo trailer, tivemos a presença de parte do elenco principal para um bate papo com a platéia. Sonequa Martin-Green (Michael Burnham), Anthony Rapp (tenente Paul Staments), Mary Wiseman (alferes Silvia Tilly), Wilson Cruz (Dr. Culber), David Ajala (Cleveland Booker) e Blu del Barrio (Adira) comentaram, juntamente com a showrunner Michelle Paradise, a respeito do que está por vir nesta quarta temporada.

A era da incerteza

Para Wilson Cruz, nesta quarta temporada, a série se encaixa na realidade em que todos vivemos nos últimos anos.

E o tema de toda a temporada é sobre a incerteza e sobre como nos reunimos para lidar com isso, caminhar através da incerteza e apoiar-nos uns nos outros, enquanto encontramos uma maneira de superá-la. E estávamos fazendo isso na vida também.

Michelle Paradise falou um pouco mais sobre o tema da incerteza na próxima temporada.

Uma das coisas que fazemos – e isso está embutido no DNA de Star Trek … é que Star Trek analisa o que está acontecendo no mundo ao nosso redor. E procuramos maneiras através do show, através da ficção científica, de refletir algumas dessas coisas tematicamente. Para a quarta temporada, a incerteza é uma das grandes coisas para nós tematicamente … porque isso estava acontecendo muito no mundo ao nosso redor … E então, olhando o que isso significa para cada um de nossos personagens individualmente, o que isso significa para nossos personagens no relacionamento um com o outro? O que isso significa para a Federação, para planetas não federados?

A nova temporada de Discovery não terá um vilão tradicional; em vez disso, nossos heróis lutarão contra uma anomalia gravitacional massiva que está ameaçando a galáxia. Alguns dos atores falaram sobre como essa nova ameaça impactará cada um de seus personagens.

Sonequa Martin-Green: Acho que posso falar por todos os personagens quando digo que não acho que nenhum de nós esperava ter uma ameaça tão grande logo após pular para este futuro. Porque isso é algo enorme. Eu sei, pelo menos, para Burnham, é algo muito grande. Tipo, ‘Cara, aqui estamos nós de novo com uma ameaça de grande magnitude’. E então, é claro, que as pessoas nesta história, sendo pessoas honradas que são, seu verdadeiro caráter surge naquele momento de maior pressão e as coisas bonitas são reveladas por mais difícil que seja.

Anthony Rapp: Stamets é um cientista, acima de tudo, e ele se preocupa com a saúde das bioformas na galáxia. Então, ele é levado a ficar acordado a noite toda para resolver esse mistério. E o fato de ser realmente difícil de resolver o afeta de uma maneira muito particular.

Mary Wiseman: Tilly é ótima em ciências, então isso ajuda. Acho que Tilly começou a subir na liderança e está sentindo cada vez mais responsabilidade e um pouco mais das pressões de ser responsável pelas pessoas. Isso, em combinação com todos os eventos da terceira temporada, semelhante à forma como essa experiência pandêmica afetou a todos nós, realmente a forçou a querer reinvestigar a si mesma e sua motivação. Então, isso meio que a empurra para essa jornada pessoal, na verdade. O que foi muito divertido de brincar.

Wilson Cruz: Para o Dr. Culber, ele está assumindo uma dupla função. Ele não é apenas o oficial médico, mas também o conselheiro da nave. E com uma anomalia que está criando tanta ansiedade para as pessoas, por causa da incerteza que apresenta e do perigo que apresenta, as pessoas precisam de ajuda … Ao longo desta temporada, eu realmente pensei em todas as nossas enfermeiras e todos os nossos médicos, e todos os nossos terapeutas que nos ajudaram neste momento incrivelmente incerto no tempo, e que estão lutando contra si mesmos. Como você se mantém profissional, faz seu trabalho e ajuda outras pessoas, ao mesmo tempo que cuida de si mesmo e de sua família e se mantém saudável? Esse é o arco de Culber.

A presidente para a Federação do século 32

Paradise também ajudou a preparar o terreno para onde a Federação está no início da quarta temporada:

A Federação não está totalmente reunida novamente. Fizemos algum progresso no final da terceira temporada, mas certamente, isso é algo que continua na quarta temporada. E muita coisa acontece na quarta temporada. Não tenho certeza do que mais posso dizer. Há ação, aventura, ciência e Star Trek.

A showrunner também deu dicas sobre trazer espécies conhecidas de tempos anteriores ao século 32.

Estamos sempre procurando maneiras, agora que estamos tão à frente, de quem são as espécies que podemos ver? Com o que estamos familiarizados? Como podemos misturar um pouco essas coisas? Na verdade, fizemos bastante isso na terceira temporada. As espécies com as quais você está familiarizado, nós as colocamos em um lugar diferente. Os andorianos são um pouco diferentes do que esperamos, ou os orions, ou o que quer que seja. E continuamos na quarta temporada, à medida que continuamos a expandir o mundo e olhar para novos lugares.

Paradise revelou ainda mais alguns detalhes sobre o personagem chamado “Rillak” (interpretado pela atriz canadense Chelah Horsdal), a presidente da Federação:

Você talvez possa ver um pouco na maquiagem … Uma das coisas realmente legais sobre vir para a frente por tantos anos é que podemos brincar com muitas dessas coisas. E o personagem que você viu no trailer que estava conversando com Burnham é um presidente da Federação para a temporada. E nós o misturamos um pouco com a espécie dela. Ela é cardassiana, bajorana e humana.

Relação entre os personagens

Martin-Green respondeu à pergunta sobre como essa nova função de capitão afetará sua amizade com Tilly:

Acho que ao assumir o papel de capitão, há muitas coisas que precisam ser aprendidas. Há muitas descobertas, muitos desafios que vêm com isso. E acho que todo relacionamento é afetado por isso. Porque, de repente, há um pouco de distância que é meio difícil de explicar. Mas, quando assume a responsabilidade por uma equipe inteira no papel, automaticamente há um pequeno retrocesso que precisa acontecer porque você tem que ter esse tipo de visão macro e perspectiva macro para que você possa tomar as melhores decisões para o todo. Mas direi também que a amizade entre estas duas mulheres é tão profunda e tão autêntica, que estas experiências apenas lhe acrescentam, na verdade, a raiz de tudo.

Anthony Rapp falou sobre como será abordado agora o conflito Stamets e Burnham, que ficou em aberto no final da terceira temporada:

Stamets é opinativo e tem sentimentos fortes, mas ele também é incrivelmente leal. Então, eu acho que sim, vamos ser capazes de trabalhar juntos. Pode haver uma pequena cutucada aqui ou ali para aludir ao que aconteceu, mas ele também é um oficial responsável e um amigo leal e é capaz de perdoar.

No final da terceira temporada, o personagem Book de David Ajala tornou-se a nova opção para a viagem da USS Discovery através do motor de esporos, algo que apenas Stamets era capaz de fazer. Os atores comentaram a respeito de como a dupla irá se resolver nisso:

David Ajala: Eu esperava que você não perguntasse porque isso é muito sensível … Nós compartilhamos as chaves … Em um dos episódios, nós realmente conversamos.

Anthony Rapp: Sim, acho que pela primeira vez em toda a série. Acho que nossos personagens nunca tiveram uma interação direta. Fiquei muito, muito feliz quando li o roteiro, que tive a chance de atuar em uma cena ou duas com David Ajala, que tem sido uma tremenda adição ao nosso elenco e um ser humano capital.

Papel de Gray é “vital” para a temporada

Cruz também falou sobre como Culber vai cumprir sua promessa de garantir que o namorado fantasma de Adira, Gray, seja visto por todos na quarta temporada:

Quando o Dr. Culber faz uma promessa, ele cumpre essa promessa … Então, encontramos uma maneira de garantir que Gray seja visto como prometido e podemos ver o quão vital ele se torna para uma história e para nossa missão. E estou muito animado com o fato de que finalmente temos um personagem trans oficial na série de Star Trek. E ele faz um trabalho incrível e mal posso esperar para vocês verem.

Star Trek: Discovery estreia dia 18 de novembro no Paramount+ nos Estados Unidos e no CTV Sci-Fi Channel e Crave, para o Canadá. A partir do dia 19 também estará disponível na Netflix ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Fonte: TrekMovie