Primeiras Impressões: “Kobayashi Maru”

Em Primeiras Impressões, coluna do Trek Brasilis, os colaboradores do site dão seus pitacos SEM SPOILERS sobre um episódio recém-lançado de Jornada nas Estrelas.

Se você quer receber as Primeiras Impressões de nossos colaboradores mais rápido, não deixe de se inscrever no canal do Trek Brasilis no aplicativo Telegram, clicando aqui.

Episódio: “Kobayashi Maru” (Star Trek: Discovery, 4×01)

O que achamos?

Leandro Magalhães: O bom episódio que abre essa temporada ilustrou bem como Discovery tem potencial de ser melhor quando “aquilo que está em jogo” tem escala adequada.

 

Luiz Castanheira: Burnham não chorou mas Olatunde provavelmente atingiu orgasmos giroscópicos ao dirigir a extensa sequência de resgate do segmento. A narrativa continua se dando em saltos, desprezando o real potencial da serialização pelos seus aspectos mais viciados (Mistery Box, cadê você?). Órfãos viram pai e filho fora de tela e laços recém reestabelecido são dilacerados pela anomalia da vez. Tudo em nome da “emoção” espetacularizada. Burnham parece emular a arrogância de Bashir do início de DS9 em que se diz infinitamente qualificada para qualquer posto de capitão e cria caso pela (blip!) presidente da federação não lhe oferecer um posto que ela diz que nunca aceitaria por estar em casa em primeiro lugar… Enfim, negócios como sempre.

Salvador Nogueira: “Kobayashi Maru” mostra Discovery pela primeira vez realmente à vontade com sua premissa, depois de muito duelar com ela nas três primeiras temporadas. A chegada ao futuro é algo consolidado, os personagens já são uma família e percebemos a vontade da série de explorar de forma bem humorada a química entre eles, sobretudo Michael e Booker. E aí temos uma grande catástrofe que promete mover a temporada. Os avanços técnicos elevaram mais uma vez o patamar estético da série. Até o tecnoblablá melhorou e MUITO. Episódio muito bom.

Maria Lucia Rácz: “Kobayashi Maru” cumpriu o seu papel de recapitular os acontecimentos da temporada passada. Foi um episódio cheio de ficção científica, humor, trabalho em equipe e ação. O episódio também estabeleceu novos desafios para os personagens nesta temporada e os efeitos especiais estão cada vez melhores.

Mariana Gamberger: Uau! Que início de temporada. Ver finalmente a capitão Michael em ação é muito bom, e saber que ela tem muito o que evoluir, mas também tem muito a oferecer. Especialmente nesse novo início para a Federação. O visual está incrível, e o final nos deixa de boca aberta.

Gustavo Gobbi: Como é maravilhoso ver Michael Burnham na cadeira de capitão! Apesar de confrontada, ela não hesita em tomar as decisões que acredita serem as melhores e é, mais do que nunca, uma verdadeira líder na USS Discovery. Muito ansioso pra ver ainda mais disso!

Deixe suas primeiras impressões sobre o episódio na seção de comentários abaixo!