Out Magazine entrevista elenco LGBTQ+ de Discovery

A nova edição da revista Out apresenta entrevistas com vários membros do elenco de Star Trek: Discovery. Os artistas Anthony Rapp, Wilson Cruz, Mary Wiseman, Tig Notaro, Blu del Barrio, Ian Alexander e Emily Coutts, além da showrunner Michelle Paradise falaram sobre suas sexualidades e da importância da diversidade de gêneros em uma série da franquia.

Tig Notaro

As séries de Star Trek são famosas por apresentarem metáforas para experiências homossexuais e trans. Discovery apresenta um espectro de personagens da LGBTQ+, e Notaro se orgulha (sendo queer) de fazer parte da continuidade da franquia e levando a novas fronteiras.

“É incrível fazer parte disso. É algo que me surpreende, já que quando eu estava crescendo, não havia a visibilidade que existe agora, e o que isso poderia significar para mim. Eu certamente não tive dificuldade quando saí na maioria das vezes, dentro da minha família e da minha vida. Certamente, houve lutas. Mas nem perto do que outras pessoas experimentaram”.

Notaro filmou a nova temporada da série, onde sua personagem Reno faz parte da equipe LGTB da engenharia. Na Seção inclui o homossexual Paul Stamets, interpretado por Anthony Rapp. Reno é pragmática, e os dois envolvem-se continuamente em jargão científico e réplicas lúdicas.

“Eu sempre digo às pessoas que isso realmente nos segue logo de cara, no palco. Lemos (as linhas) um com o outro constantemente. Eu acho que há um amor claro, genuíno e autêntico entre nós como pessoas e personagens, mas é muito divertido”.

Notaro conta ainda que Jett Reno foi escrito especificamente para ela, mas deixa claro que ela não está improvisando.

“Este é um programa de TV escrito. Não estou apenas aparecendo e sendo eu mesma e dizendo o que eu quiser, porque se eu dissesse o que eu quiser, eu certamente não estaria dizendo o louco jargão científico.”

A atriz ainda sugeriu que existe a possibilidade de termos um pouco mais de história de fundo numa quinta temporada.

Eu acho que é um elemento interessante para a personagem, mas acho que também é relacionável de maneiras que, às vezes, quando você passa por algo ou luta, a certa camada protetora [projetos Reno] … dor ou um caminho difícil que alguém tenha percorrido. Acho que vai ser interessante ver o que acontece com essa história de fundo. Eu realmente não sei o que está por vir.

Blu Del Bario e Ian Alexander

Nesta temporada a família Star Trek cresceu para incluir novos papéis queer interpretados pelos primeiros atores trans e não binários da história da franquia. Paul Stamets e Dr. Hugh Culber assumiram a responsabilidade como pais guardiões de dois adolescentes Adira (Blu Del Bario) e Gray (Ian Alexander).

Del Barrio estreia na televisão em papel de personagem não-binário, como na vida real. Alexander interpreta Gray, um membro da espécie Trill e um jovem homem trans, como também na sua opção de gênero. Alexandre conta que participou de uma história como o primeiro ator trans asiático-americano na TV, em The OA. e ter a oportunidade de mostrar mais em Star Trek tem sido bom para ele.

“Quando eu era muito jovem, não tinha muitas pessoas transmasculinas muito visíveis para olhar. E não foi até eu entrar no ensino médio que comecei a ver pessoas trans no YouTube postando sobre sua transição. Então me deixa muito feliz que em uma franquia tão convencional como Star Trek, há duas pessoas trans felizes e bem-sucedidas, e há mais de duas pessoas queer mostrando felicidade também.”

Del Barrio enfatiza que a agenda da série é sobre contar grandes histórias e também ser diverso, refletindo como o nosso mundo é hoje.

“É um show realmente queer, e tem uma audiência muito grande. O mundo não caiu e queimou, e não fomos apedrejados. Acho que é um bom exemplo de série que é muito, muito abertamente gay e está fazendo muito bem por causa disso, o que é ótimo.”

Quando perguntado se eles iriam ficar juntos, Ian Alexander (Gray) respondeu:

“Não tenho certeza! Eles ainda são crianças, mas quem sabe o que acontecerá quando forem adultos legais?”

Mary Wiseman

Mary Wiseman era queer antes de entrar em Discovery, então, para a atriz juntar-se ao elenco de Star Trek significava um desafio, já que sempre via a franquia meio que estranha, e machista.

Star Trek sempre pareceu algo fora de mim. Acho que principalmente porque eu tinha um tio que era um cara bem conservador, e ele era o cara na minha vida que amava Star Trek. Então, era sempre algo tipo ‘lá, para homens’… com talvez uma ideologia mais conservadora”.

Quando assumiu o papel da Sylvia Tilly, Wiseman viu mais de perto a franquia, e percebeu que estava errada sobre para quem Star Trek é dirigida e sobre o que realmente se trata.  Mas isso ainda não impediu Wiseman de ficar nervosa em se juntar à família Star Trek, em parte por causa de sua grande base de fãs dedicados. 

“Sabíamos que qualquer nova iteração de Star Trek iria ser recebida com algum ceticismo. Mas nós sentimos realmente abraçados pela comunidade como um todo. E isso é claramente provado quando vamos a essas convenções e vemos como eles são amorosos”

Apesar de casada com o ator Noah Averbach-Katz, isso não impediu a atriz de confirmar publicamente ser “queer e com orgulho”, no início 2021. Não foi planejado, mas algo que aconteceu organicamente durante uma entrevista ao site oficial StarTrek. com.

“A razão pela qual escolhi aquele momento para compartilhar essa informação, não sei se você sabe, foi um pouco um momento meio estranho. Porque foi a primeira vez alguém tinha me chamado de hetero. E estava incorreto, então senti que deveria corrigi-lo.”

Agora, ela consegue ver o mundo sob a ótica da franquia.

Esta é a nossa versão do mundo. Esta é a nossa comunidade. São pessoas diversas de todas as partes… mantendo a declaração de missão que Gene Roddenberry estabeleceu de forma muito explícita, que é a diversidade, que é nossa maior força como espécie. E quanto mais vozes pudermos incluir, maiores, mais inteligentes e generosos nos tornaremos.

Michelle Paradise

Assim como no elenco, há pessoas, por trás das câmeras, declaradamente LGBTQ+, e Michelle Paradise é uma delas. Atualmente ela é co-showrunner de Discovery. Quando orienta os escritores nas histórias, a diversidade é um imperativo para ela.

“Desde o momento em que entrei para ajudar a dirigir a série, sempre falei sobre a necessidade e os benefícios de um elenco diversificado, e as pessoas sendo capazes de se verem na tela. Isso está muito na tradição da série original”.

Como relata a produtora, expandir a diversidade de Star Trek em uma sala de roteiristas é um tópico comum.

“Que tipo de personagens nós temos?’ ‘Quem mais precisamos?’ ‘O que mais precisamos em visibilidade?’ ‘Quem não é representado?’ E essas são… discussões que temos regularmente. Se apenas uma pessoa conseguir ver de uma nova maneira ou começar a sentir esperança ou otimismo ou apoio ou possibilidade de ver a série e ver histórias que contamos e os atores que escalamos… já considerarei um sucesso”

Mas, para Paradise, nada disso teria avançado se não fosse pela colaboração do produtor chefe de Star Trek na TV, Alex Kurtzman:

“Alex defendeu tudo isso desde o início: personagens queer sendo interpretadas por atores queer. Estou muito orgulhosa de fazer parte disso e continuar empurrando isso para a frente com ele. É muito bom porque quando criança, eu não vi muito disso na TV. O que eu vi foi bastante estereotipado, e esses tipos de coisas podem ser muito prejudiciais. Sei da importância do impacto que a visibilidade pode ter sobre os espectadores. Por isso, nosso trabalho também é garantir que outras pessoas se sintam vistas… responsabilidade por isso”.

Wilson Cruz e Anthony Rapp

Após o primeiro beijo interracial entre Kirk e Uhura, hoje, Star Trek dá mais um passo rumo a diversidade de gênero com um beijo entre o Dr. Hugh Culber (Wilson Cruz) e o engenheiro-chefe Paul Stamets (Anthony Rapp) em Discovery, um dos pares românticos da série.  

Rapp diz que é importante mostrar Paul e Hugh como um relacionamento de longo prazo. Um casal que tem seus altos e baixos e desentendimentos é outro passo importante para a representatividade. 

“Espero que seja uma espécie de casal modelo isso não é para ser todo brilhante e perfeito. tem pequenas bordas e cantos que aparecem, mas nós passamos e nós apoiamos um ao outro.”

Rapp diz ainda que ele e Cruz também tem essa mesma sensação de família com outros jovens atores no elenco.

“Nós temos essa conexão profunda com Blu e Ian, e Wilson e eu nos sentimos incrivelmente protetores com eles e apoiá-los. Eles fazem parte da geração mais jovem de atores que estão agitando e empurrando o limites e exigindo serem vistos e ouvidos, e não aturar o status quo.”

Cruz acrescenta que ele espera que a série esteja inspirando mais representação em Hollywood:

Quando você assistir a este programa, espero que perceba que está vendo algo que não é a maioria da experiência de assistir televisão. Você está vendo um elenco inteiro de pessoas de cor e pessoas queer e uma maioria de mulheres em papéis principais. Que esta série incrível, cheia de ação e emocionante é povoada por pessoas de cor e pessoas queer e grupos marginalizados que normalmente não recebem essas oportunidades – e elas estão se superando.

Emily Coutts

Emily Coutts, que faz a navegadora Keyla Detmber. À revista Out ela diz que foi inspirada a assumir sua sexualidade por causa de um roteiro de Discovery. No enredo, os membros da tripulação da Discovery decidem se juntar a Michael Burnham numa viagem ao futuro. Ao fazê-lo, eles escolheram deixar a vida que conheciam para para promoverem o bem maior. Naquele momento, Coutts lembra: 

“Esta cena é onde estou na minha vida agora. eu posso ficar onde as coisas são confortáveis. Ou eu posso ir e crescer em meu eu completo, e realmente sair, e dizer todos, e comemorar isso, e ir para o futuro, o que quer que isso contenha. Não foi tanto ler [o roteiro] que fez eu perceber que eu era queer. Eu tinha descoberto isso por muitos anos antes. Isto foi mais que quando eu li, eu estava inspirada a ser corajosa o suficiente para finalmente sair, e dizer às pessoas que eu era gay, e confio que meu futuro seria uma coisa bonita se eu estivesse vivendo aberta e livremente. Estou muito grata por essa experiência e orgulhosa de mim mesma por dar o salto.”

A atriz disse que está fazendo um trabalho subconsciente de quebrar um esteriótipo para os espectadores com Detmer na cadeira de navegadora.

“Eu sinto que pôr uma fêmea lá é lindo e simbólico da parte feminina e masculina dessa posição — ambos praticamente dirigindo e mantendo todos seguros. Adoro dirigir e sou boa em baliza. E eu penso que – ‘sim, eu poderia dirigir esta nave…’.

Couts é escritora e cineasta e a partir de Discovery, ela pretende voltar a contar histórias que falem sobre a luta pela igualdade e visibilidade dos membros da comunidade LGBTQ+.

A quarta temporada de Star Trek: Discovery está disponível no Paramount+ Brasil desde o dia 11 de fevereiro.