De Lancie comenta sobre o dilema de Q em Picard

O retorno de Q foi uma grande surpresa na segunda temporada de Star Trek: Picard e ainda há muitos mistérios a serem revelados. Durante um bate-papo no  Twitter Spaces do Paramount+, o ator John de Lancie ofereceu mais detalhes sobre o que está acontecendo e o que está impulsionando Q nesta série. Ele também esclareceu algumas perguntas sobre a história de Q e Guinan.

Durante o evento do Twitter Spaces, De Lancie falou mais sobre a motivação pessoal de Q:

Não é apenas sobre Picard, é profundamente pessoal para Q… Considerando que antes Q parecia estar cutucando o capitão… desta vez a história é tal que há uma urgência em tudo isso. E a urgência é que algo seja feito AGORA, não apenas para Picard, mas para Q… Esta é uma faceta diferente das representações anteriores e é onde Q se depara com um tipo de dilema existencial… e seu serviço a Picard é mais do que apenas fazer com que Picard tenha uma vida mais plena.

No segundo episódio da segunda temporada de Picard, Q mostrou como as coisas são diferentes desta vez, agredindo Picard com força física. De Lancie falou sobre como essa foi realmente sua ideia para enfatizar as apostas do seu personagem:

Isso foi algo que eu adicionei… Deve ser chocante. Espero que sim. E, então, principalmente deve mostrar que não é hora de brincar. Eu não tenho tempo para isso acontecer e me estender de um lado para o outro entre Picard e eu. Eu fui lá para ser útil da maneira mais profunda para ele. Mas também, há uma motivação para mim também.

O ator também falou sobre como Picard continua desde a última vez que Q e Picard interagiram no final da série A Nova Geração :

Se você pegar a linha direta de “All Good Things…” quando ele está falando com Picard no final, eu voltei para olhar para isso. Eu queria ver qual era o meu subtexto naquele momento. E nós mudamos para um Q mais sério naquela época. Nós mudamos para alguém que está dizendo: ‘Saia e explore as infinitas possibilidades da existência, nos veremos lá fora’. Bem, 20 anos depois, isso está lá fora. Agora voltei. E com isso estou trazendo uma realidade diferente para o nosso relacionamento.

No episódio “Tapestry” da sexta temporada de A Nova Geração, Q muda uma única escolha na juventude de Picard para mostrar a ele como isso mudaria sua vida. Quando perguntado sobre o paralelo com a segunda temporada de Picard, De Lancie falou sobre o que é igual e o que não é:

Uma das coisas sobre “Tapestry”, no melhor do que é Star Trek, é que se relaciona muitas vezes um conto de advertência. Os melhores episódios de Q são aqueles em que havia algo de grande natureza filosófica em jogo. Esses eram os que eu sempre senti que eram os que funcionavam melhor, não se Q amava Vash ou Vash amava Q ou alguma bobagem assim. Então “Tapestry” é um exemplo muito bom disso. “All Good Things…” é um exemplo disso. “Death Wish”  da série Voyager é outro bom exemplo.

E nesta segunda temporada de Picard, estamos de volta a esse tipo de suporte novamente. Mas apenas para que você entenda e que o público entenda. Eu sou um catalisador. Ao contrário de quando eu aparecia em A Nova Geração e era meio que estava presente em tudo, eu agora sou um catalisador nisso. Então, eu estou lá para fazer a bola rolar. Estou lá para garantir que certas coisas aconteçam. Há uma distinção aí.

Assim como em “All Good Things…” e “Tapestry”, Q está novamente brincando com o tempo em Picard, mas De Lancie disse que há mais em jogo:

Do ponto de vista de Q, a viagem no tempo é um truque de salão. Esse não é realmente o problema. É psicológico. Então, o que estou jogando é psicológico. Toda a questão da viagem no tempo e isso e aquilo; que só serve se servir ao psicológico… Não é só viagem no tempo. É o por quê?

Explicando a história de Guinan e Q

Guinan de Whoopi Goldberg também está na 2ª temporada de Picard, e De Lancie foi questionado sobre o primeiro encontro entre seus personagens no episódio “Q Who” de A Nova Geração, onde Guinan levantou as mãos de uma forma específica, como se tivesse alguma capacidade de se defender dos poderes de Q. Quando questionado sobre esse momento, o ator revelou que ele e Goldberg criaram isso por conta própria:

Não estava implícito na escrita, quando Whoopi e eu tivemos aquele primeiro encontro. Não estava implícito na escrita qual era o nosso relacionamento. Certamente não houve conversa sobre história de fundo e o que você tem. E este é um daqueles pequenos truques de ator que podem ser feitos de vez em quando. Essa cena em particular, que eu realmente me lembro bem, nós dois a lemos algumas vezes o roteiro, dissemos as palavras e ambos expressamos um pouco como, ‘Ugh, a cena parece um pouco plana. O que podemos fazer? Como podemos melhorar a cena?’ Então, é o que você vê por nossas mãos subindo. Não se aproxime! Como o sinal da cruz com um vampiro. O que talvez tenha sido uma maneira barata de desviar a atenção do público do fato de que a cena estava um pouco frouxa e deu uma reviravolta. Mal sabíamos que ia se tornar uma coisa toda de ‘O que é tudo isso acontecendo com Guinan?’ Para o qual eu vou, ‘eu não sei.’ [risos]

Durante o bate-papo, De Lancie confirmou que não retornará a Picard na terceira temporada; no entanto, ele disse que estava aberto a retornar à franquia em qualquer um das outras séries:

Certo. Claro, é como qualquer outra coisa. Tudo se resume em qual é a história e se é algo que eu posso fazer bem e eu estaria contribuindo e se é uma boa história para se fazer? Mas ninguém falou comigo sobre nada.

Fonte: TrekMovie