Obi-Wan Kenobi: Parte III

Em meio a provações, aliados e inimigos, Obi-Wan fica cara a cara com Darth Vader

Sinopse

Data: 9 a.B.Y. (nove anos antes da Batalha de Yavin)

Em sua fortaleza, em Mustafar, Vader recebe um comunicado de Reva. Depois de informar que Obi-Wan seria o responsável pela morte do Grande Inquisidor, ela diz que várias sondas foram despachadas para localizar o paradeiro do velho Jedi. Vader promete a ela o posto de Grande Inquisidora, se ela tiver sucesso. Se fracassar, não viverá para se arrepender.

Longe dali, a caminho de Mapuzo, Obi-Wan segue sem conseguir se comunicar com o espírito de seu mestre, Qui-Gon Ginn. Leia está impaciente para chegar, mas fica feliz que Obi-Wan tenha reparado a pequena Lola. Após o pouso do cargueiro automatizado, os dois conseguem se evadir dos guardas imperiais e se dirigir às coordenadas fornecidas por Haja Estree.

Em paralelo, na lua oceânica Nur, base dos inquisidores, a Terceira Irmã se reúne com seus colegas. É confrontada pelo Quinto Irmão, e ela revela que falara com Vader, e o lorde Sith a colocara no comando da caçada a Kenobi. Com isso, dá ordem para que sondas sejam disparadas rumo aos mundos mineradores, onde o Jedi deve estar.

Em Mapuzo, Obi-Wan e Leia não encontram ninguém no local combinado. Impulsiva, a menina faz com que os dois peçam carona em um transporte para ir até o espaçoporto. Aparentemente inofensivo, o minerador Freck se revela simpático ao Império e, em seguida, também dá carona a um grupo de stormtroopers. Eles quase têm sua real identidade descoberta pelo grupo. Quando o transporte é parado em uma blitze, Freck manifesta suspeita sobre os dois, e Obi-Wan é obrigado a agir. Com o blaster, ele consegue destruir uma sonda imperial e neutralizar os soldados. Ao chegarem reforços, é obrigado a se render, e então é salvo por uma oficial imperial – Tala Durith, o contato que devia encontrá-los nas coordenadas dadas por Haja Estree.

Em Nur, o Quinto Irmão informa que a sonda identificou Kenobi em Mapuzo antes que ele a destruísse e diz já ter notificado lorde Vader da descoberta. Reva fica incomodada pela ação dele, mas diz que pode ficar com o crédito. Um fechamento total do planeta é ordenado.

Tala Durith leva Obi-Wan e Leia para um abrigo e uma rede de túneis e transportes espalhados por vários planetas. O Caminho é como chamam, um sistema que ajuda os Jedi em fuga a chegarem a Jabiim e se evadirem do Império. Obi-Wan identifica por marcações nas paredes que Quinlan Vos esteve lá. É um dos Jedi sobreviventes. Segundo Tala, ele segue ajudando a proteger aqueles que são sensíveis à Força das garras imperiais. Tala diz que conseguiu um piloto para levá-los de Mapuzo para Alderaan.

Quando soldados batem à porta, todos se escondem e apenas o droide NED-B atende. Incapaz de falar, ele está pronto para render os stormtroopers com uma marreta, mas eles se evadem antes disso. E então Obi-Wan sente a presença de Vader. Ele está no planeta, com os inquisidores. À procura de Kenobi, o lorde Sith passa a torturar e matar pessoas indiscriminadamente com o uso da Força. Obi-Wan instrui Tala e Leia irem em frente, enquanto ele distrai Vader, que vai atrás dele no deserto. Lá eles travam uma luta de sabres de luz. Mas Kenobi está destreinado e é facilmente dominado. Vader cria um incêndio e atira Obi-Wan às chamas, antes de apagá-las e ordenar que stormtroopers o peguem.

Enquanto os inquisidores vasculham a vila, Reva encontra O Caminho. Ela fica abalada quando vê um símbolo da Ordem Jedi riscado na parede do túnel. Mais adiante, Tala diz que Leia deve seguir sozinha e encontrar o piloto que a levará a Alderaan. A oficial imperial rebelde então volta ao deserto e salva Obi-Wan de Vader, derrubando um stormtrooper com um blaster e reincendiando o chão entre os dois. Com a ajuda de NED-B, ela o tira dali e diz que precisa levá-lo ao resto do “caminho”, até Jabiim. Já Leia, quando chega ao fim do túnel, acaba sendo encontrada por Reva, que matara o piloto rebelde…

Comentários

Nesta terceira parte, seguimos no caminho traçado pela “jornada do herói” para Obi-Wan Kenobi. Superadas as fases do chamado à aventura, a recusa, o encontro com mentores e o deixar para trás do cotidiano, chegamos a uma etapa que pode ser resumida como “provações, aliados e inimigos”. E olha só: não fica muito mais tenso do que o que vimos aqui. Afinal, é neste episódio que temos o primeiro encontro – e a primeira medição de forças – entre Darth Vader e Kenobi.

Mais do que seguir o formato monomítico popularizado pelo estudioso Joseph Campbell (e adotado por George Lucas para sua concepção original de Star Wars), este episódio precisava entregar o que os fãs esperavam dele: e desde que deixamos a Parte II sob a respiração pesada de Vader, esse encontro era mais do que antecipado. Ao colocá-lo aqui, ele satisfaz uma necessidade dramática e permite que pela primeira vez protagonista e antagonista se vejam olho no olho. Ou olho na máscara, como queira.

O episódio todo é econômico, sem gordura, muito bem executado, e nos leva de volta ao ambiente sombrio e opressivo da vida sob o Império que fora retratado na Parte I, em Tatooine. Vemos uma parte importante da construção de uma ditadura em nossa visita a Mapuzo: o encontro com os inocentes úteis. Muito interessante vermos tanto o trabalhador Freck, algo como uma versão alienígena de um caminhoneiro dos nossos dias, cooptado por um discurso que tem apelo a muitos, em qualquer época: a busca de “ordem”. O Império é construído sobre essa ideologia, e boa parte dos que a abraçam não têm clareza do que exatamente estão comprando. É o caso de Freck, e mesmo dos stormtroopers a quem ele dá carona, que acreditam, como ele, estar fazendo o melhor pela galáxia. Aquela ideia, infelizmente ainda em voga por aí, de que existe algo como uma “ditadura benevolente”, e que ela só persegue quem fez alguma coisa para merecer.

Basta ver o que Vader faz ao povo de Mapuzo aqui, apenas para satisfazer seu desejo de vingança, para notar que não é bem assim que poder total funciona. E é muito legal termos também, como contraponto aos inocentes úteis, aqueles que despertam do torpor ideológico para perceber a serviço de que estão agindo. É o caso de Tala Durith, uma oficial imperial convertida em rebelde que percebeu a realidade do sistema a que pertence. É uma percepção que vai demorar mais a chegar aos planetas mais centrais da galáxia, – haja visto que, como senador de Alderaan, Bail Organa ainda tenta trabalhar politicamente para combater injustiças e arbitrariedades. Não tardará para perceber que só uma rebelião aberta poderá responder ao crescente autoritarismo imperial.

O episódio também traz à luz um pouco mais da relação entre Reva, a Terceira Irmã, e Darth Vader. O lorde Sith diz estar observando-a (não muito diferente da atitude que Palpatine tinha com Anakin Skywalker no começo da aproximação entre eles) e promete a ela a posição de Grande Inquisidora caso haja sucesso na caçada a Obi-Wan. Ademais, vemos como Reva reage ao símbolo da Ordem Jedi marcado em uma parede. Está claro que ela tem uma relação pessoal com os antigos cavaleiros que transcende a ambição de ascender no Império, e não surpreenderia se descobríssemos que ela é um dos padawans vistos na primeira cena da minissérie.

Por falar em referências à época das Guerras Clônicas e à Ordem 66, descobrimos que o Jedi Quinlos Vos, visto em The Clone Wars, segue vivo e trabalhando contra o Império. Obi-Wan está descobrindo que há gente resistindo à nova ordem, o que será fundamental para reacender sua esperança na luta, após a ascensão do Imperador.

Quanto a Leia, ela descobre neste episódio que os truques e artimanhas usuais para escapar de seus amigáveis perseguidores em Alderaan não funcionarão em meio às lutas de vida e morte contra forças poderosas do Império. Ela lidera Obi-Wan para uma armadilha e começa a repensar tudo que sabe sobre o universo a seu redor. Termina tendo Tala Durith como uma referência e acreditando que é preciso se rebelar. A semente da Leia líder da Aliança Rebelde nasce ali, do encontro de sua impetuosidade com a impermeabilidade à justiça que reside no coração imperial.

Naturalmente, contudo, todas essas referências acabam ofuscadas pelo que todos aguardavam deste a Parte II: o encontro de Vader e Obi-Wan. É a primeira vez que vemos o velho Jedi empunhar seu sabre de luz, por si só algo representativo. E claramente ele não está em condição de enfrentar seu antigo aprendiz. Enquanto Obi-Wan passou os últimos dez anos se desconectando da Força, Vader gastou a última década aprimorando suas habilidades com o lado sombrio. O confronto é devastador. A luta de sabres em si segue mais de perto o ritmo ritualista dos samurais, visto em Uma Nova Esperança, do que a dinâmica furiosa vista na era da República. Mas em nenhum momento há dúvida de quem será vencedor e quem perderá.

A luta é o ponto culminante do episódio mais tenso da minissérie até aqui, capaz de transmitir a angústia de viver sob a égide do Império. A sobrevivência de Obi-Wan, por sua vez, parece ser mais um daquelas conveniências que temos de atribuir ao destino, porque Vader teria recursos para impedir que fosse resgatado. Mas a história precisa continuar, não é?

Agora, enquanto Reva captura Leia e detém a chave para atrair mais uma vez o velho Jedi para uma armadilha, devemos fazer uma visita a Jabiim, onde há um semblante de resistência. Quem encontraremos por lá? A conferir…

Avaliação

Citações

“What have you become?”
“I am what you made me.”
(O que você se tornou?)
(Eu sou o que você me fez.)
Obi-Wan Kenobi e Darth Vader

Trivia

  • Mapuzo, um planeta minerador da orla média, é visto pela primeira vez aqui, embora já constasse de mapas galácticos de Star Wars.
  • Nur, a lua-oceano que abriga a fortaleza dos inquisidores, figura pela primeira vez em uma produção em live-action, embora já tivesse aparecido antes no game Jedi: Fallen Order.

  • Com a confirmação da morte do Grande Inquisidor, e seu cargo agora em disputa, surge a possibilidade real de que o personagem com o mesmo título visto em Rebels não seja o que aparece nas duas primeiras partes de Obi-Wan Kenobi.
  • Descobrimos aqui a designação da pequena droide Lola: L0-LA59.
  • Jabiim, o mundo que representa o fim d’O Caminho, já foi mencionado diversas vezes em obras não canônicas de Star Wars e citado no cânone no RPG Star Wars: The Force Awakens Beginner Game, mas jamais visitado.

Ficha Técnica

Escrito por Joby Harold & Hannah Friedman e Hossein Amini e Stuart Beattie
Dirigido por Deborah Chow

Exibido em 1º de junho de 2022

Título em português: Parte III

Elenco

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi
Vivien Lyra Blair como Leia Organa
Moses Ingram como Terceira Irmã
Sung Kang como Quinto Irmão
Rya Kihlstedt como Quarta Irmã
Zach Braff como Freck
Indira Varma como Tala Durith
James Earl Jones como a voz de Darth Vader
Hayden Christensen como Darth Vader

Podcast: Resenha Jedi


Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio