Boba Fett e Fennec Shand introduzidos na atração de Star Wars da Disneylândia

Como informado algumas semanas atrás por diversos sites e podcasts como o Disney Dish do jornalista Jim Hill, recentemente a Disney introduziu Boba Fett e Fennec Shand como personagens para interação com o público na sua atração temática de Star Wars, a Galaxy’s Edge, na Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia. Confira a seguir um exemplo dos personagens interagindo com os vistantes no parque.

Em breve, o Mandaloriano e Grogu também devem ser incluídos nesses momentos de personagens passeando pela atração em sua versão da Disneylândia.

A novidade é interessante na medida em que reflete uma disputa interna na Walt Disney Company, colocando de um lado os “Imaginheiros”, ou seja, o pessoal responsável pelo projeto e construção de parques e atrações, e o departamento de operações dos parques, responsáveis pela condução do dia a dia das atrações. Os Imaginheiros parecem ter o apoio da Lucasfilm enquanto o pessoal de operações tem o apoio da liderança da divisão de resorts e parques temáticos.

E a disputa é a respeito de até que ponto eles devem se manter fiéis ao conceito de considerarem Galaxy’s Edge como ocorrendo em um ponto específico da linha do tempo do cânone de Star Wars — mais precisamente entre os eventos de Star Wars: Os Últimos Jedi e Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Por um lado, o conceito original de total imersão intencionado pela atração envolve o visitante ir a Batuu, um planeta até então inédito no cânone da saga, e viver sua própria aventura bastante imersiva nos eventos dos filmes; desta forma, não faz sentido você ver elementos de todas as épocas de Star Wars misturados ao cenário onde está tendo sua aventura. Esse conceito é fortemente defendido pelos imaginheiros, considerando a proposta básica que planejaram para a atração.

Por outro lado, o departamento de operações dos parques tem esbarrado com aquilo que consideram a expectativa geral do público visitante em encontrar personagens que podem serem vistos nas trilogias clássica e prequel, bem como em obras mais recentes de Star Wars, como as séries disponíveis no Disney+ atualmente. Por exemplo, eles consideram que mães do interior do Nebraska arrastando quatro crianças em visita ao parque podem não ser exatamente as pessoas mais interessadas em aderência total ao cânone, o que gera hipotéticas situações como esta:

Mãe, dirigindo-se a um membro do elenco da atração: “Cadê o Baby Yoda?”

Membro do elenco: “Sabe o que é senhora, Grogu vive suas aventuras com o Mandaloriano nove anos após a batalha de Yavin, e estamos aqui em Batuu cerca de 30 anos depois da batalha de Yavin, então não é a época dele e…”

Mãe: “Corta essa cara, me mostra o Baby Yoda.”

Contudo, é importante considerar que a inserção desses personagens por enquanto se dá apenas na versão da Disneylândia de Galaxy’s Edge. A versão no Walt Disney World na Flórida conta também com o conhecido “Hotel de Star Wars”, o Galactic Starcruiser, que promete dois dias de imersão total dos hóspedes no que eles fariam um cruzeiro no Halcyon, uma nave de turismo no universo de Star Wars, que inclusive deve aparecer no filme de animação Lego Star Wars: Summer Vacation.

Como em dado momento da experiência os hóspedes são levados até Galaxy’s Edge para terem aventuras dentro das tramas que estão vivendo no contexto dos filmes da trilogia sequel, seria complicado ter elementos de outras épocas de Star Wars interferindo na experiência. Considerando o alto custo pela estadia no Galactic Starcruiser, a divisão de resorts da Disney considera que a experiência deve ter a maior qualidade possível para não estragar essa imersão.

Seja como for, o departamento de operações dos parques considera que uma maior flexibilidade em utilizar elementos diferentes daqueles apenas da trilogia sequel como algo importante para a satisfação geral dos visitantes, não apenas para o público em geral, mas também para os membros do fandom que preferem outros filmes e séries como a ambientação que desejam encontrar em uma área baseada em Star Wars de parque temático.

A Disney e Lucasfilm terão de trabalhar bastante para conseguir encontrar o equilíbrio correto dos elementos, algo que não é necessariamente fácil considerando que os passeios da atração, Star Wars: Rise of the Resistance e Millennium Falcon: Smugglers Run, podem não ser facilmente adaptáveis para narrativas em outras épocas.