Série de Janeway depende dos fãs, disse Mulgrew

A atriz Kate Mulgrew marcou presença na convenção de 56 anos da Missão Star Trek, em Las Vegas e falou sobre seu trabalho na animação Prodigy e a possibilidade de assumir o papel de Janeway novamente para uma nova série live-action.

Uma série baseada em Janeway?

Nos últimos anos, Kate Mulgrew estava cética sobre retornar ao papel de Janeway para live-action, mas essa atitude parece ter mudado nos últimos dois anos. Em uma entrevista, no mês de junho, ao comicbook, Kate Mulgrew respondeu com certa esperança quando perguntada se ela vê alguma chance de um retorno ao live-action.

Já na Missão Star Trek, em Las Vegas, Mulgrew falou um pouco mais a respeito de uma conversa sobre ela retornar ao live-action.

Eu diria simplesmente, que isso depende de você. Há conversas. Há conversas. Foi-me oferecido algo diretamente? Não. Eu acho que eles estão olhando para Picard e olhando para a reação à Picard … Eu não sei, mas acho que Janeway foi única. Certo? Mas acho que depende de você tanto quanto depende de mim.

Para a atriz há uma nova energia com a franquia, que se contrapõe a alguns dos elementos negativos do mundo moderno:

Há uma verdadeira sensação de revitalização. E Star Trek nunca morre. E Star Trek não se intimida com esse tipo de coisa. Então, temos que perseverar. E temos que fazê-lo com muito gosto. Acabei de me sentar na sala verde com Anson Mount. Minha irmã mais nova o chamava de “sonhador”. Um cara adorável, adorável. E conversamos sobre o que significa, porque ele é anterior ao original. E ele me explicou como se sente por estar nessa posição. E, então, eu disse a ele um pouco de como era ser Janeway, e como isso atravessou cada linha do tempo e cada setor, cada quadrante e cada objetivo. E é simplesmente a coisa mais extraordinária. E estou cada vez mais feliz por fazer parte.

Elogios aos produtores de Prodigy

Outro fã observou como Patrick Stewart recebeu o controle criativo de Picard e perguntou se há alguma influência de Mulgrew com Prodigy. A atriz foi elogiosa sobre a colaboração que teve com os produtores:

Me ofereceram [controle criativo] antes mesmo de entrar em negociações. Isso é exatamente o que Alex Kurtzman disse. “Isso será profundamente colaborativo desde o primeiro momento, você poderia nos ensinar.” E é exatamente assim que tem sido. Mas deixe-me dizer aqui, Kevin e Dan Hageman são gênios, os criadores e os escritores de Star Trek: Prodigy. Então, não é nada além de uma alegria. Toda vez que estou no estande – que parece uma vez a cada duas ou três semanas – é assim que parece. É muito libertador criativamente. É muito divertido. Muitas vezes eu saio e me sinto ótima. É muito, muito diferente. E é maravilhoso estar com eles. Então sim, é colaborativo. Eu acho que é uma coisa diferente. A ação ao vivo é muito mais exata, porque é muito cara. E muito depende disso, então acho que é por isso que Sir Patrick pediu. E não tenho certeza se foi totalmente cumprida.

Mulgrew continuou a elogiar o trabalho criativo em Prodigy:

Esses caras são incríveis, Kevin e Dan Hageman. Assim como Alex Kurtzman. Eu sei que é a nova maneira. Eu sei. Eu não sou completamente estúpida. Eu entendo isso. Mas o novo caminho pode ser um esplêndido novo caminho. E acho que isso é um tsunami em seu impulso, em sua profundidade e em sua promessa. Kurtzman vai entregar. Se ele continuar contratando caras como Kevin e Dan Hageman, acredite, nos próximos 50 anos, será brilhante.

Deixando Janeway mostrar sua feminilidade

Em resposta a um fã perguntando sobre quais episódios de Voyager ela mais gostou por sua ressonância emocional com a personagem, Mulgrew respondeu que mostrar a feminilidade de Janeway foi algo que ela pressionou o produtor executivo, da época, Rick Berman para fazer:

“Night” (temporada 5; Episódio 1) foi muito bom. Um mergulho profundo na solidão de ser uma capitã em idade fértil, cujo noivo acaba de se despedir dela e está levando o cachorro. Então, ela está profundamente sozinha. Eu amei isso. E adorei a coisa com Mark Harelik, “Counterpoint” (temporada 5; Episódio 10), onde pude mostrar a possibilidade, ainda que sutil e cheia de nuances, de Janeway se apaixonar. Que Janeway sentiu falta disso. Janeway realmente sentia falta de todas essas coisas. Eu costumava implorar a Rick Berman, tomando muitos martínis: “Por favor, mostre a feminilidade dela da maneira certa”. Sua solidão, sua vulnerabilidade, seu desejo. Dê-me algo de vez em quando para refrescar a memória do público. Esta é uma mulher sozinha no leme desta nave estelar.

Com muitos personagens de Star Trek tendo um lado musical, Mulgrew foi perguntada se Janeway poderia tocar um instrumento, e ela revelou que isso foi sugerido pelos produtores do programa, mas não estava interessada. Pegando o gancho da pergunta, ela falou mais sobre as lutas que enfrentou sendo uma capitã liderando uma série de Star Trek:

Mas tudo bem ela não [tocou um instrumento], certo? Janeway estava um pouco ocupada. Já é ruim o suficiente que eu mudei meu penteado a cada duas semanas por duas temporadas. O que há de errado com este capitão? Ela entra em seu quarto pronto com um coque pequeno, ela sai sem. Eu finalmente disse: “Pare com isso, me deixe em paz. Você não fez isso com Picard.”… Eu sei que sou uma mulher. O público reconhece que eu sou uma mulher. E se você está preocupado com a demografia masculina jovem, deixe-os vir ao meu comando. Eles certamente não virão porque eu mudo meu penteado a cada três semanas. Isso é um absurdo. E no minuto em que eles pararam com isso… então, acabou, e vocês vieram. Porque todo homem bom quer ser comandado por uma mulher.

Patrick Stewart a ajudou a superar os últimos dias da Voyager

A atriz falou sobre filmar o final da série em “Endgame” e como foi difícil para ela pessoalmente dizer adeus ao show e seus colegas de trabalho:

Foi intensamente emocional. Foram sete anos da minha vida. De uma vida que mudou definitivamente, e tem sido desde então. Eu estava cansada. Fiquei satisfeita por poder redirecionar minha atenção de volta para meus filhos, que por sete anos tiveram que me aceitar isso. Mas, no momento final, foi absolutamente avassalador. Patrick Stewart me avisou sobre aquele momento final, e eu não acreditei porque foi na primeira temporada… Ele me encontrou no serviço de artesanato na segunda ou terceira semana. Eu estava muito nervosa e desesperada para fazê-lo muito, muito bem. E já cansada. Mas cheia de adrenalina e ele tomou uma xícara de café – ele não tinha Earl Grey, e eu disse: “Como diabos você fez isso?” E ele me respondeu: “Ouça-me com atenção. Apenas mantenha faça o seu trabalho e faça o melhor que puder, e posso prometer que depois de sete anos você ficará muito orgulhosa de si mesma.” E ele estava certo.

Foi um trabalho intensamente árduo, intensamente gratificante. E poucas pessoas têm uma chance disso em suas vidas, mas mal sabia eu que isso me levaria para a morte. Vai, em um pôr do sol muito agradável. Mas foi assim que me senti naquele momento. Começou com uma cena com Tuvok, que tem Alzheimer e Janeway entra para se despedir. Sabe, eu amo Tim Russ. Eu amei todos eles. Eu realmente amei todos eles. Você não passa tanto tempo com as pessoas ao longo de sete anos e não as ama. E eu tive que fazer uma cena com Tim. E foi excruciante. Não só minha própria mãe estava morrendo de Alzheimer, mas aqui estava eu ​​me despedindo do meu grande amigo, sabendo Deus quando eu o veria novamente. E a partir daí, um a um, eles desapareceram. Até que, finalmente, era só eu sozinha na ponte para uma semana de refletir sozinha. E eu me lembro de sentar na cadeira do capitão nos últimos closes. “Corte, imprima, obrigado Kate.” E um técnico veio e começou a furar a cadeira. Eu disse: “Peço seu ilustre perdão”. [Na voz do capitão:] “Você está dispensado.”

Fonte: TrekMovie