TNG 5×11: Hero Worship

Data resgata um menino e reaviva sua velha “síndrome de Pinóquio”

Sinopse

Data estelar: 45397.3

A Enterprise visita uma base estelar que perdeu recentemente contato com a Vico, uma nave de pesquisa enviada para explorar o interior de um aglomerado negro. Ao localizá-la muito avariada, Picard envia um grupo avançado para investigar a situação. Data e Riker ficam chocados ao descobrir um menininho preso nas ferragens.

Após várias tentativas mal-sucedidas, a tripulação é finalmente capaz de resgatar e transportar o menino para a enfermaria. O jovem, Timothy, se apega imediatamente a Data. Enquanto isso, na ponte, Picard e Geordi estudam os detalhes dos eventos que levaram à tragédia. Timothy contou à tripulação que a Vico foi atacada por alienígenas. Porém resultados preliminares da investigação indicam que o menino mentiu, já que a nave não foi abordada como ele havia relatado. Incomodados por essa revelação, Picard e Troi instruem Data a passar mais tempo com Timothy, na esperança de que ele conte ao androide o que de fato se passou.

À medida que os dois interagem, o menino fica cada vez mais intrigado por seu novo amigo com excepcionais capacidades física e mental. Ele logo começa a agir e falar como Data, simulando alguns de seus maneirismos androides. Mais tarde, Troi fica incomodada quando vai ver Timothy e o encontra vestido com roupa similar à de Data e se dizendo um androide. Troi discute suas preocupações com Picard, sugerindo que o comportamento de Timothy é provavelmente o resultado da experiência traumática de perder seus dois pais na catástrofe.

Continuando sua investigação, Picard ordena a tripulação a conduzir a Enterprise ao aglomerado negro. Uma vez lá dentro, a nave começa a ser atingida por ondas de choque. Conforme a intensidade aumenta, Picard chama Timothy à ponte. O menino inicialmente mantém sua história de que a nave foi atacada, mas quando Data lembra a ele de que androides não mentem, Timothy revela que acredita ser o responsável pela destruição.

A tripulação, entretanto, consegue convencê-lo de que a nave foi destruída por causas naturais. Isso não deixa a mente do rapaz totalmente tranquila, porque as ondas de choque sobre a Enterprise começam a aumentar de intensidade. Data é capaz de guiar a nave através do bombardeio, indicando onde a tripulação da Vico cometeu o erro que causou a destruição da nave. Mais tarde, fora de perigo, Timothy consegue retornar à sua vida normal, e Data e ele decidem permanecer amigos.

Comentários

“Hero Worship” é mais um episódio nesta temporada que envolve crianças, e mais um “estudo” sobre Data, dessa vez mostrando seu lado Pinóquio de “quero ser humano…”. A presença de crianças começa a ser cada vez mais frequente na série, dando bem o tom “família” a que a série estava se propondo. Infelizmente, esse tipo de incursão invariavelmente acabou resultando em roteiros pouco criativos. Esse não foi diferente.

O episódio traz o garoto Timothy adorando Data por tê-lo salvo da USS Vico. A atuação de Joshua Harris não compromete, mas o contexto em que o garoto está deveria ser mais explorado. A orfandade dele, em particular, acaba pegando o assento de trás na trama, em detrimento de seu sentimento de culpa pela catástrofe da Vico. Só nos é lembrado que ele agora é um órfão quando Troi está em cena com Data e ao final.

Agora: há de se louvar o uso da conselheira neste episódio, fazendo o bom papel de psicóloga da nave. Age como uma verdadeira terapeuta de bordo e praticamente conduz Data a aceitar que o garoto se transforme em seu pequeno clone. A relação Data-Timothy é bem interessante e até tocante, e é através dela que a “síndrome Pinóquio” de Data é explorada.

Seguindo o formato clássico de muitos dos episódios de A Nova Geração, “Hero Worship” tem dois enredos que se encontram em algum ponto. Além de Timothy-Data, o aglomerado negro é a bola da vez aqui. O final deixa um pouco a desejar, com Riker dizendo que a solução de Data (desligar os escudos) “é suicídio”! Depois de cinco anos de A Nova Geração nas costas, é difícil discordar de Data em uma situação como essa. Mas é meio que parte do pacote, quando falta inspiração, a inclusão de falso drama em uma história como essa, e aqui é pontual e pouco impactante. Afinal, Picard acata a sugestão, e Riker não discute com o chefe.

A segunda direção de Patrick Stewart foi mais uma vez sem novidades, mas deve ser destacada a cena em que Data constrói em velocidade recorde a maquete de Timothy. A montagem ficou boa.

“Hero Worship” não é um episódio ruim, mas, comparado ao potencial demonstrado por A Nova Geração, acaba entrando em um terceiro escalão. Felizmente, como também não é pretensioso, acaba não comprometendo.

Avaliação

Citações

“Hello, Timothy. Are you ready to go?”
“Yes, Counselor, I am ready.”
“How are you feeling?”
“I am functioning within established parameters.”
(Olá, Timothy. Está pronto para ir?)
(Sim, conselheira, eu estou pronto.)
(Como está se sentindo?)
(Eu estou funcionando dentro dos parâmetros estabelecidos.)
Deanna Troi e Timothy

Trivia

  • O showrunner Michael Piller relembrou assim o episódio: “Data sempre esteve emulando comportamento humano, e aqui está um humano que está emulando comportamento androide. Uma das metas do roteiro era para que Data apreciasse mais o que ele é e quem ele é, e que há algo para aprender disso e apreciar.”
  • Piller também viu o episódio como um bom exemplo de como Deanna Troi vinha sendo mais desenvolvida na série. “Acho que ‘Hero Worship’ e, como um todo, esta temporada têm sido muito bons para Deanna Troi. Nós a usamos como conselheira tão bem quanto jamais havia sido usada. Ela certamente teve mais tempo de tela e o que eu acho que sai disso é a prova de que ela é realmente uma atriz maravilhosa e tem níveis de credibilidade e verdade na tela. Sou um grande fã dela e ela realmente se elevou ao desafio neste ano.”
  • Piller também comentou que desde a chegada dele e, depois, de Jeri Taylor, as cenas de terapia se tornaram mais numerosas e realistas. “Mas essa experiência não vem de treinar – vem de ser um cliente!”
  • No fim, o resultado foi apenas mediano, na avaliação do showrunner. “Achei que tinha uma grande premissa. Não foi um episódio memorável, mas achei que ficou bem divertido.”
  • Brannon Braga curtiu bastante. “Eu gosto de ‘Hero Worship’ mais que de todos os episódios de crianças, porque é o mais interessante. Boas atuações e um mistério intrigante, pensando que os alienígenas haviam destruído a nave. (…) Picard dizendo, ‘faça dele o melhor androide que ele pode ser’. E a cena em que Data confessa que gostaria de saber como era o gosto de leite maltado é bem tocante.”
  • Joe Menosky, o roteirista, não expressou o mesmo entusiasmo. “Era um episódio forte para Troi, e eu tinha uma relação de amor/ódio com Troi. Amava a atriz, mas odiava a personagem. Eu costumava dizer que ter uma terapeuta em tempo integral na Enterprise – em uma posição de comando ainda por cima – dataria a nossa série mais do que qualquer outro elemento da história. E, em retrospecto, isso foi verdade.”
  • A história do incêndio na infância de La Forge havia sido originalmente concebida como uma potencial invasão de memória telepática para o episódio seguinte, “Violations”.
  • “Hero Worship” foi filmado entre 17 e 28 de outubro de 1991, nos galpões 8, 9 e 16 da Paramount. Foi durante as filmagens deste episódio, no sexto dia, que a equipe e o elenco ficaram sabendo da morte de Gene Roddenberry. Marina Sirtis ficou especialmente abalada, porque o pai dela havia morrido na mesma data, dez anos antes.
  • A cena de paisagem que Data pinta neste episódio foi criada pelo supervisor de efeitos visuais Dan Curry, na Califórnia. “Achei que seria divertido se Brent estivesse pintando um dos meus trabalhos”, disse Curry. “O departamento de arte fez uma cópia em tela que parecia ligeiramente inacabada para que Brent pudesse passar tinta nela.”

Ficha Técnica

História de Hilary J. Bader
Roteiro de Joe Menosky
Dirigido por Patrick Stewart

Exibido em 27 de janeiro de 1992

 Título em português: “Meu Herói”

 Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Joshua Harris como Timothy
Harley Venton como Hutchinson
Sheila Franklin como alferes
Steven Einspahr
como professor

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio