LDS 3×06: Hear All, Trust Nothing

Você é o referenciador… e a referência, Irmão Subalterno

Sinopse

Data estelar: 58456.2

Freeman abre seu diário de bordo atestando a missão da Cerritos no momento: suporte para a Vancouver em uma missão diplomática com os Karemma, quando recebe comunicação da Frota Estelar. O almirante Buenamigo avisa que precisaram deslocar a Vancouver para outra missão e agora a bucha com os Karemma é dela, ao invés apenas do fácil serviço que seria entregar toda a birita de presente que carregam. Freeman fica possessa por ter que pegar algo assim tão de última hora, e precisando ganhar tempo para estudar melhor a situação, pede para Ramson dar uma enrolada antes de atracarem ao destino final deles: a Estação Espacial Nove, no que o oficial executivo então instrui a timoneira da Cerritos a ficar zanzando em volta da estação como se estivessem, sei lá, na abertura de algum programa de televisão qualquer.

Nos deques inferiores, Tendi, Boimler e Rutherford se mostram excitados em conhecerem a renomada estação espacial federada/bajoriana. Mariner, por sua postura e já ter servido na estação antes, se mostra mais blasé, e com a insistência de seus colegas, acaba tendo que concordar em dedicar mais tempo a encontrar as amigas de Jennifer em uma festinha do que os pagear em mostrar a estação a eles.

Na estação, a Coronel Kira observa a nave Karemma sair da fenda espacial no que o grupo da Cerritos entra em seu gabinete. Após dar boas-vindas ao grupo a DS9, Kira cumprimenta afetuosamente Shaxs, seu velho companheiro de resistência nos tempos da ocupação cardassiana de Bajor, e Freeman e Ransom ficam observando enquanto ambos os bajorianos entram em uma competição de quem-salvou-quem mais vezes durante aqueles tempos.

Enquanto a delegação Karemana desembarca, vários membros da tripulação da Cerritos vão até o bar do Quark’s, agora a localidade principal de uma crescente rede de franquias expandindo pelo quadrante Alfa, como Quark em pessoa explica para Freeman, no que Kira escolta o grupo para conhecer o local. Os subalternos também chegam até lá, para conhecerem o estabelecimento. Boimler se anima para tentar a sorte nas mesas de dabo, enquanto Rutherford e Tendi vão para o bar. Ali, conhecem Mesk, um amigável mas meio espaçoso oriano que se anima em encontrar em Tendi outro da sua espécie servindo na Frota Estelar, ainda que Tendi fica meio constrangida pelo cara ficar exibindo sua postura oriana para eles.

Na Cerritos, Mariner chega para o sarau de Castro, onde Jennifer quer entrosar a humana a seu círculo de amigas. Ela fica meio desconfortável pela pegada descontraída, “amigas-de-sarau que estão ali para fazerem velas de desejo” que o evento todo tem, mas procura se ambientar, ainda que tem que aturar até mesmo várias delas perguntando para Mariner como deveriam se aproximar romanticamente de Boimler.

As negociações com os representantes Karemanos não começa muito bem, com os caras já surtando por não estarem negociando com a capitão da Vancouver, mas Freeman os amolece com a notícia de que tem inúmeros presentes etílicos para embarcarem em sua nave. A necessidade de pessoal federado para transportar os pallets de birita para a nave Karemma cai no colo de Tendi, que encontra nisso uma oportunidade dela se afastar de Mesk e sua insistência em querer pagar de pirata órion, coisa que está dando nos seus nervos.

Boimer por sua vez continua limpando a mesa de dabo, o que deixa os crupiês ferengis no Quark’s um tanto quanto preocupados com a sorte do federado. O sarau na Cerritos continua, com Castro e as demais citando poemas e fazendo danças performáticas, para agonia de Mariner, que tem que recusar entrar nessas. Já Tendi tem a desagradável surpresa de ver que Mesk arrumou para si a tarefa de segurança do transporte dos pallets para a nave, então ela e um deslumbrado Rutherford continuam tendo que ter o órion como companhia, o que a faz perder a paciência com o cara em certo momento.

Nisto, Freeman e Kira apresentam aos Karemanos o bar do Quark e suas possibilidades de negócios em franquias. Quark se mostra admiravelmente relutante e arisco a discutir negócios, o que deixa Kira desconfiada. Os Karemanos implicam com o replicador de drinks do Quark, seu orgulho pessoal que diz estar impulsionando a rede de franquias, e acabam descobrindo que foi construído ao Quark piratear tecnologia Karemma proprietária. Isto faz com que eles lancem uma arma de pulso eletromagnético contra os sistemas da estação, e aproveitam a queda de energia para sequestrarem Quark e iniciarem uma fuga ao quadrante Gama.

Tendi, Rutherford e Mesk, na área de carga da nave Karemma, observam eles arrastando Quark para a cela, e se veem presos na nave no que a fuga tem início. A Cerritos não pode ser de ajuda, uma vez que seus sistemas também foram afetados, ao ponto de Mariner ter que acalmar as desesperadas amigas da Jennifer na base de tiro de tonteio, depois da andoriana explicar para a humana que acha que ela estava boazinha demais e deveria ser mais Mariner para com as amigas dela.

Rutherford sugere a Mesk usar todas as suas habilidades de pirata para tomar a nave e salvar o dia, mas o cara surta e acaba confessando que era apenas um falastrão que foi criado em Cincinnati por pais humanos e só conhece cultura oriana pelo que lê em ficção. Tendi fica completamente emputecida por ter que ter aguentado toda aquela ladainha por nada, mas depois acalma Mesk e dizer que até entende sua situação de ter que viver ao largo da expectativa que as pessoas tem sobre a espécie deles. De qualquer forma, Tendi toma as rédeas da situação ao confirmar que sim, ela própria conhece bem as manhas de pirataria oriana. Tendi lidera o grupo em dominar a engenharia da nave e a impedem de passar pela fenda espacial, no que a tripulação de Kira reestabelece controle sobre o raio trator da estação e captura a nave Karemma.

Freeman e Kira confrontam os capturados Karemanos, e a acariação que segue demosntra que Quark roubou a tecnologia Karemana, que foi a razão deles o capturarem. Como parte das negociações comerciais, Freeman sugere então que os Karemanos se tornem sócios na rede de franquia de Quark, o que o deixa o ferengi incomodado e inconformado, mas livre de cadeia. Boimler acumula uma quantidade enorme de latinum na mesa de Dabo, mas concorda em trocar tudo por cartão-presente da loja do Quark’s, saindo feliz com um monte de merchandising.

Quark encontra Mariner e Jennifer no bar, e lembra de cobrar a conta dela de quanto serviu na estação, ao que a federada apresenta a opção de mostrar um chip isolinear com um holocenário com a cabeça do Quark no corpo da Kira, que o ferengi apenas achou que tinha apagado anos antes. Depois de conversar mais com Shaxs, Kira cumprimenta Mariner no bar e sai atrás do Quark querendo saber o que é que tem naquele chip que ele tanto quer evitar dela pegar.

Comentários

“Hear All, Trust Nothing” foi um momento inédito e especial em Lower Decks. Isso se dá pelo fato de que até então, nós tivemos na série muitas referências a toda a mitologia da franquia, mas era o que tínhamos: referências. Em momento nenhum o cenário, o “veículo principal” de séries anteriores havia sido o palco, e em “Hear All, Trust Nothing” é a primeira vez que Lower Decks é retratada na completa ambientação de uma série anterior — com a Cerritos indo visitar DS9. Isto faz com que temos um episódio que soa como de Lower Decks, mas poderia muito bem ser um episódio de Deep Space Nine.

Agora, tal coisa gerou a situação em particular pela qual o segmento pode ser criticado em termos amplos, que foi entregar o convencional até demais: o status-quo após o final de Deep Space Nine está claramente firme ali, o que certamente foi acordado entre Mike McMahan e a equipe de showrunners das demais séries. Esse episódio teria capacidade de chacoalhar a construção de mundo geral da franquia de maneira profunda, então o grupo deve ter acordado manterem a opção mais segura por enquanto, nos entregando uma Estação 9 tal qual especulávamos: com Kira no comando, com Bajor ainda sem ser membro federado e assim por diante.

Isto tudo tendo sido estabelecido, o que tivemos foi um leve e agradável episódio o qual tem tintas das primeiras temporadas de Deep Space Nine, em particular da segunda, quando fomos introduzidos aos Karemanos e sua relação com Ferenginar, além do fato de a Defiant não ter sido vista aqui (tenho o fanon pessoal de que Bashir e Ezri estariam na Defiant em missão enquanto esse episódio ocorreu). Neste cenário tivemos várias das interações da tripulação da Cerritos em torno do “rolo da semana”.

Olhando para a temporada como um todo, sabemos que a negociação com os Karemanos foi jogada abruptamente no colo de Freeman por Buenamigo dentro da agenda dele de desacreditar as funções que as unidades da classe California prestam para a Frota Estelar. Nesse sentido, Freeman foi a personagem mais fundamental para o episódio, até mesmo mais do que os subalternos protagonistas de Lower Decks.

O uso dos Karemanos caiu como uma luva: meio que a “terceira divisão” do Dominion, membros fáceis da prateleira de espécies em Jornada de onde Lower Decks faz suas escolhas, ao mesmo tempo que tinham boa história pregressa com Quark, o que tornou muito natural a interação dele no episódio. Ainda que a presença de Quark, bem como a de Kira, eram bolas cantadíssimas em qualquer episódio que ocorresse na estação, claro.

Outra bola cantadíssima deste episódio (talvez da série como um todo, ouso dizer) era considerar que Kira e Shaxs teriam história pregressa juntos na resistência bajoriana. Tanto, que a equipe criativa realizou a interação deles no episódio bem em cima disto, com cada um querendo ser aquele que “deve” mais para o outro devido a todas as oportunidades de salvamento mútuo que tiveram na luta contra Cardássia. Eu devo confessar que não recusaria de forma algum alguma obra no universo expandido que explorasse mais essa interação anterior entre eles.

No frigir dos ovos, o subalterno que roubou o episódio para si foi Tendi. A sua trama no episódio expandiu bem o que sabemos sobre a moça no quesito de histórico étnico pregresso. A primeira dica havia sido em “We’ll Always Have Tom Paris”, mostrando que a “Senhora das Constelações Invernais” ali é alguém que podia mandar prender e mandar soltar em sua esfera de influência no sindicato. Agora, vimos que ela também tem treinamento e habilidades piratas, chutando séria bunda por onde passou. Essa característica também pode ser vista em momentos como a operação de inflitração em Romulus vista em “Veritas” — ela estava receosa e constrangida naquela missão, mas quando a chapa esquentou, pagou de Viúva Negra federada sem muito esforço.

Claro que tudo isso foi temperado com o jeito meigo de Tendi e seu desejo de ser mais do que alguém contido pelas fronteiras do estereótipo de sua espécie. Em algum momento ela constatou que pode ser alguém além disto, o que a levou a se alistar na Frota Estelar ao encontrar uma barraquinha de alistamento em algum lugar — coisa que é a cara dela, e aprendemos em “Reflections” que ocorreu.

Em si, Mesk foi uma boa piada com o conceito “alien não-federado na Frota”, com o cara tendo aquela pinta toda de galã de quermesse oriano que devido a sua situação (que acreditava ser) única, “tenta demais” e acaba caindo no ridículo. Em particular sobre a cena de ação principal do episódio, a “contagem regressiva” para Tendi salvar o dia impedindo a nave de passar pelo buraco de minhoca era totalmente arbitrária, claro. A não ser que os malucos tivessem uma frota do outro lado, não tinha nada que impedisse ela de meramente dar meia volta e pronto, ainda que Tendi tenha especulado que os Karemanos poderiam retomar o controle em algumas horas.

Fora Tendi, os demais subalternos ficaram meio apagados, até. Rutherford serviu basicamente para acompanhar Tendi, entregando apenas um senso de deslumbramento com a estação e com Mesk para contrastar com a irritação indignada de Tendi, algo que foi divertido por si mesmo de acompanhar, com o pessoal de layout de personagem da produção tendo feito a oriana com inúmeras caras e bocas diferentes para todas as situações que encontrou. O momento em que Mesk confessa ser uma fraude foi particularmente divertido.

É de chamar a atenção que o par Mariner & Boimler aqui tiveram pouco destaque, embora foi um “bem-feitinho” pouco. Em relação a Mariner, foi o aspecto desapontador do episódio. Embora a participação dela no sarau tenha tido momentos bem divertidos, e foi importante para o arco com Jennifer, o fato de Mariner ter servido na estação em algum momento entre a quarta e sétima temporadas de DS9 era algo que poderia ter sido mais explorado, mas pelo menos serviu para embasar a cena de tag do episódio. Já com Boimler, a coisa foi até simples demais para ser considerada “trama”, ainda que tenha conversado bem com uma das coisas mais tradicionais do Quark’s, e também com o arco do personagem na temporada.

Com tudo isso, tivemos finalmente o segmento que embora não tenha sido um episódio que precisavamos, era um episódio que mereciamos, finalmente retornando a Deep Space Nine, seja enquanto estação espacial dentro do universo fíctício com alguns de nossos personagens favoritos, seja enquanto vetor para os maneirismos e tropes daquela que foi uma das melhores séries de Jornada nas Estrelas.

Avaliação

Citações

“Tacky Cardassian facist eyesore.”
(Cafonice facista Cardassiana horrível.)
Shaxs, sobre a arquitetura cardassiana da Estação 9

“Oh, what if they’re uptight and judgy? I’m already not liking that they call their hangouts ‘salons’. Like, what are you, Hemingway?”
(Oh, mas e se elas forem todas caretas e chatas? Eu já não gostei de que elas chamam seus encontros de ‘saraus’. Quem elas acham que são, Hemingway?)
Mariner, sobre encontrar as amigas de Jennifer

“What is your problem?”
“I have principles!”
“No, you don’t!”

(Qual é o seu problema?)
(Eu tenho princípios!)
(Não, você tem nada!)
Kira e Quark, sobre a relutância dele de fazer negócios com os Karemanos

“Besides, I’m bold Boimler, and fortune favors the bold!”
(Além do mais, eu sou o Boimler audaz, e a fortuna favorece o audaz!)
Boimler, confiante sobre suas chances na mesa de Dabo

“Well, I definitely didn’t have phaser all your friends on my bingo card.”
(Bem, eu certamente não tinha tontear todas suas amigas na minha cartela de bingo.)
Mariner, sobre Jennifer a deixar cuidar da situação do jeito dela

Trivia

  • “Hear All, Trust Nothing” (“Ouvir tudo, não confiar em nada”) é a Regra de Aquisição 190 dos ferengi, declarado por Nog no episódio “Call to Arms” de Star Trek: Deep Space Nine.
  • Mike McMahan declarou: “Como Quark foi uma parte tão grande do episódio, e porque queríamos que este episódio tivesse muito lucro, tivemos que ir com uma Regra de Aquisição para o título”.
  • A estação Deep Space 9 teve seu momento heroico no início, quando Ransom ordenou à Cerritos que apenas circulassem e fingissem que estavam admirando as torres. recriando os créditos originais de abertura de Deep Space Nine, incluindo a música tema original. Alguns consideram a sequência de títulos principais de Deep Space Nine lenta e enfadonha.
  • Este episódio apresenta o retorno à estação Deep Space 9, a primeira visita desde o episódio “What You Leave Behind”, final do seriado Star Trek: Deep Space Nine, em 1999, e o retorno dos karemma, que apareceram há vinte e sete anos no episódio “Starship Down”.
  • Vemos uma parte inédita do Promenade. Como nenhuma parte do bar do Quark é vista em ambos os níveis, ela pode muito bem estar localizada no lado oposto do Promenade, como visto no mapa do Manual Técnico da Deep Space Nine.
  • Shaxs e Kira têm histórias de seu tempo compartilhado na Resistência bajoriana.
  • O enredo principal deste episódio é um clássico episódio de Quark, completo com um esquema rico… que termina com nosso Ferengi favorito perdendo tudo.
  • Já se passaram mais de cinco anos no universo desde nossa última visita à base estelar Deep Space 9. “Hear All, Trust Nothing”, em 2381, ocorre meia década após os eventos de “What You Leave Behind”, em 2375.
  • A coronel Kira permanece no comando, e não há indicação do retorno do capitão Sisko, ou que Bajor tenha aderido à Federação.
  • Este episódio revelou que o bar do Quark existia em 21 localizações a partir de 2381.
  • O bar do Quark teve uma atualização nos seis anos desde sua última aparição no final da série Deep Space Nine, começando com o novo letreiro que combina com o de Freecloud, do episódio “Stardust City Rag” de Picard.
  • Franquias do bar do Quark também foram vistas em Qualor II, no episódio “We’ll Always Have Tom Paris” e na Base Estelar 25, no episódio “An Embarrassment Of Dooplers”, ambos de Lower Decks.
  • Alguns são chamados Quark’s Express, uma menção a versões comprimidas de restaurantes em aeroportos dos Estados Unidos. Mariner não está muito impressionada com o fato de seus amigos estarem entusiasmados com um restaurante franqueado, chamando-os de “um bando de turistas”.
  • Os karemma foram introduzidos pela primeira vez no episódio “The Search, Part I” de Deep Space Nine. Membros dessa espécie apareceram também em “Starship Down” de Deep Space Nine.
  • Em “Rules of Acquisition” de Deep Space Nine os ferengi negociaram a importação de vinho tulaberry dos karemma, que eventualmente expandiram seu comércio para uma variedade de mercadorias com o Quadrante Alfa, através dos ferengi antes da Guerra do Domínio.
  • Quark mencionou que ele já havia trabalhado com os karemma antes. Ele realmente teve uma experiência de quase morte e teve que trabalhar de perto com um karemma, quando ele desarmou um torpedo com o ministro do comércio Hanok (interpretado por James Cromwell) no episódio “Starship Down” de Deep Space Nine.
  • Korzak é apenas o quarto karemma que foi visto em Star Trek. Sua aparência corresponde à de Hanok, de “Starship Down”, mais de perto que o de Ornithar de “The Search I”️ ou do karemma sem nome de “Prophet Motive”.
  • Fred Tatiscore tem duplo dever neste episódio, dublando não apenas Shaxs, mas também o ministro do comércio karemma, Korzak.
  • Os presentes da Federação para o karemma incluem um porto vulcano, visto em “The Maquis, Part I” de Deep Space Nine, o uísque aldebarano, visto em “Relics” de A Nova Geração, a cerveja romulana vista pela primeira vez no filme Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan, o cabernet risiano do planeta Risa, juntamente com uma menção de barris andorianos e o leite de vaca da aranha galardônica, do episódio “Second Contact” de estreia de Lower Decks.
  • Mariner foi vista derramando uma garrafa inteira de aguardente sauriano, a icônica bebida de Star Trek vista pela primeira vez na Série Clássica.
  • Mariner tenta sair do sarau da amiga de Jennifer alegando que precisa levar os alferes para uma visita à Deep Space Nine ou então “eles se perderão e aparecerão em um universo espelho com Smiley”. uma referência ao homólogo de Miles O’Brien do universo alternativo.
  • O jogo de dardos, pertencente a Miles O’Brien e Julian Bashir, ainda está pendurado no bar do Quark, e a coronel Kira ainda tem a bola de baseball do capitão Sisko em sua mesa de escritório.
  • Mesk, outro oriano da Frota Estelar, usa o uniforme original de Deep Space Nine e não o uniforme moderno da Cerritos.
  • Mesk foi adotado pelos humanos e criado na Terra, e tudo o que ele conhece da cultura Orion é baseado em holonovelas. Isto é similar ao passado de Worf: ele também foi criado por humanos na Terra e tem que se esforçar para seguir a cultura klingon.
  • Mesk, quando se aproxima pela primeira vez de Tendi, está bebendo um aperitivo Modela, a bebida em camadas do Quark preparada para Jadzia Dax em “Dramatis Personae”. Kira e Shaxs também bebem a mesma bebida mais tarde no episódio, pois é uma especialidade do replicador “Quark 2000”.
  • Este episódio retoma algumas das tradições de Star Trek sobre os orions, incluindo o estereótipo de que eles são piratas e criminosos. Tendi teve que lembrar a Mesk que nem todos os orions são assim e que nem todas as mulheres orion têm feromônios que controlam a mente, revelado pela primeira vez no episódio “Bound” de Enterprise. Ela mencionou isto pela primeira vez no episódio “We’ll Always Have Tom Paris” de Lower Decks.
  • Mesk também pode ser visto arranhando algum código pirata na parede da nave karemma, que estava na língua de Orion, vista no episódio “Borderland” de Enterprise.
  • Rutherford senta-se com suas pernas penduradas no nível superior do Promenade, como Jake Sisko e Nog costumavam fazer.
  • Rutherford dizendo que queria conversar com um jovem repórter é uma referência à Jake Sisko (Cirroc Lofton).
  • Os PADDs azuis retornam neste episódio. Embora tenham aparecido pela primeira vez em “Hero Worship”️ de A Nova Geração, são mais associados com Nog e Jake em “The Nagus” de Deep Space Nine
  • Tivemos algumas referências à Guerra do Domínio neste episódio, um lembrete de que no universo não foi assim há tanto tempo.
  • A família de Tendi é membro do Sindicato Orion, a famosa organização criminosa que apareceu em vários episódios de Star Trek: Deep Space Nine.
  • Aprendemos na 1ª temporada de Lower Decks que Mariner serviu na estação Deep Space 9 e, neste episódio, ainda tem o programa da câmara holográfica de Kira com a cabeça de Quark sobreposta, do episódio “Meridian” de Deep Space Nine.
  • Há tantos pequenos detalhes nos conjuntos animados da Deep Space 9, que mostram que os animadores estavam prestando atenção, desde as coisas grandes como as portas das rodas e como elas giram, até as muito pequenas, como os adesivos triangulares que estavam em toda a estação Deep Space Nine, inclusive nas paredes entre as células de retenção.
  • Surpreendentemente grande jogador de Dabo, Boimler deixa o Quark’s com um braço cheio de mercadorias de loja de presentes graças ao seu prêmio Quark’s Bucks – incluindo uma caneca de raktajino azul, um boneco Ferengi, modelado como o boneco de feijões alienígenas ferengi da Star Trek: The Experience, a atração de Las Vegas que fechou em 2008.
  • Ele também ganhou as orelhas Ferengi e o boneco ferengi que foram vistos no estande dos Coletores no episódio da semana passada “Reflections” de Lower Decks.
  • Na loja de presentes ele também poderia pegar um modelo da estação Deep Space 9, das Indústrias Quark, do mesmo tipo que Tendi deu a Rutherford no episódio “An Embarrassment of Dooplers” de Lower Decks, que pode ser visto quando a capitão Freeman passa pela loja com os convidados karemma.
  • Embora a mesa de Dabo tenha sido uma característica proeminente do episódio, se você olhar de perto, você também pode ver a mesa de Tongo do bar do Quark ao fundo.
  • Nesta temporada, Brad vem adotando sua nova perspectiva Boimler corajoso para correr mais riscos, o que funcionou bem para ele na mesa de Dabo. Antes de começar sua série de vitórias, ele disse à Mariner “A sorte favorece o ousado”, que é um velho adágio, dito por Benjamin Sisko no episódio “Favor the Bold” de Deep Space Nine.
  • A Cerritos foi originalmente destinada a apoiar a USS Vancouver, introduzida no episódio “Cupid’s Errant Arrow”, antes que a Frota Estrelar pedisse à Cerritos para liderar as negociações com o karemma e atribuir à Vancouver outra tarefa. “. O capitão na época não tinha nome, mas agora é conhecido por ser o capitão Nguyen.
  • Não se sabe se o Promenade ainda tem o restaurante klingon, mas ele tem uma loja “Bat’leths R Us“.
  • Quando Kira entra em seu escritório e para em frente à janela para ver o buraco de minhoca abrir, você se pergunta se ela está pensando em seu amigo perdido, o Emissário dos Profetas ou em Odo.
  • Aparentemente, não há maneira certa de dançar o “Kobayashi Maroon”, que tem este nome pois a dançarina usa roupa castanha-avermelhada (maroon em inglês)
  • Tawny Newsome conseguiu que Mike McMahan reescrevesse o episódio para que Mariner pudesse passar algum tempo em Deep Space Nine e conversasse com Kira.
  • Este episódio apresenta o retorno de Carlos Alazraqui como almirante Les Buenamigo, que foi apresentado no episódio “Grounded”, de estreia da 3ª temporada de Lower Decks.
  • O Almirante Buenamigo tem um modelo do Alamo nas prateleiras de seu escritório. Miles e Julian, personagens de DS9 ficariam orgulhosos, pois construíram um modelo do Alamo.
  • A capitão Freeman diz que um buraco marrom não é “nem mesmo uma coisa”, o que é verdade com base na astronomia atual, mas existe uma coisa como uma anã marrom e, claro, um buraco negro.
  • Um dos bat’leths vendidos em Bat’leths ‘R Us na Deep Space 9 parece uma réplica da espada de Kahless, do episódio “The Sword of Kahless” de Deep Space Nine ou a antiga herança de família dada a B’Elanna Torres por Kohlar no episódio “Prophecy” de Voyager.
  • A coronel Kira mantém seu capacete de springball bajoriano em exposição em seu escritório de operações. Ele só foi visto uma vez no episódio “For the Cause” de Deep Space Nine, quando ela o usou durante uma partida.
  • Kira Nerys era uma ávida jogadora de springball bajoriano e mandou O’Brien fazer para ela um programa holográfico no episódio “Shadowplay” de Deep Space Nine.
  • A mesa de Dabo foi recriada com perfeição, como a que foi vista no episódio “Statistical Probabilities” de Deep Space Nine.
  • Uma mesa de Dabo também foi vista no episódio “An Embarrassment of Dooplers”️ na Base Estelar 25.
  • Copos vistos no bar do Quark são iguais aos vistos em vários episódios de Deep Space Nine, como “The Abandoned” e “Blaze of Glory”, geralmente encontrados nos aposentos de Sisko.
  • A entrada do templo bajoriano no Promenade foi perfeitamente recriada, apresentando o emblema bajoriano das temporadas 3 a 7 de Deep Space Nine como por exemplo, nos episódios “Crossfire” e “Afterimage”.
  • A sala de operações da Deep Space 9 também foi fielmente recriada.
  • O traje de Quark é uma mistura de dois trajes muito familiares que Quark já usou antes. O tecido é semelhante a uma roupa que ele usou nas temporadas 2 a 7 e todas as peças metálicas decorativas são de uma roupa das temporadas 5 a7 de Deep Space Nine.
  • Este episódio fez um antigo logotipo para o bar do Quark ser canonizado. Ele tem sido usado nas mercadorias de Star Trek há décadas, mas nunca tinha sido visto em tela.
  • Armin Shimerman (Quark) usou seus dentes de Quark na cabine de gravação, mas seus dentes originais foram roubados e ele usou novos dentes. Afirmou que “Eu tinha que usar os dentes. A voz não é do Quark sem eles”. Segundo ele: “Três semanas ou quatro semanas antes de terminarmos o show, alguém roubou meus dentes do trailer. E assim Mike [Westmore] teve que fazer novos dentes o mais rápido possível. Mas com o passar dos anos, os dentes na boca de alguém mudam. E assim, aqueles que eu tive nessas últimas quatro semanas não cabem mais em meus dentes. Há alguns anos, eu tive que aparecer na Inglaterra totalmente vestido e maquiado. Minha sobrinha, que é maquiadora, criou novos dentes e os usei. Mas talvez, por não serem os dentes originais, não são os dentes de Mike Westmore, talvez não soassem como a voz original de Quark”.
  • A cena de Mariner e Jennifer sendo atordoadas por feisers disparados pela própria Mariner não foi a primeira vez que aconteceu. No episódio “Dream Catcher” de Star Trek: Prodigy Jankom Pog atordoa a si mesmo.
  • O efeito do teletransportador do Dominion e dos karemma, visto quando os karemma são teletransportados com Quark, foi perfeitamente recriado da forma como era nos episódios “The Ship” e “In the Cards” de Deep Space Nine.
  • A enfermaria da estação Deep Space 9 se expandiu ou se moveu desde a última vez que vimos em “The Begotten” já que a entrada principal está agora localizada mais perto das escadas do Promenade.
  • A nova entrada da enfermaria está agora localizada onde estava o escritório de ensaio no episódio “Q-less”️, a sala de aula de “In the Hands of the Prophets” e a loja do Garak de “Afterimage”.
  • As comportas de ar características da Deep Space 9 foram perfeitamente recriadas a partir dos episódio “Sanctuary”️ e “Whispers” de Deep Space Nine.
  • A loja de presentes do bar do Quark na Deep Space 9 está localizada onde antes uma única mesa de jogos estava localizada, vista no episódio “Q-Less” de Deep Space Nine.
  • Os personagens legados que permaneceram nos anos seguintes, entre os quais Kira Nerys (voz de Nana Visitor) que ainda está no comando, Quark (voz de Armin Shimerman) ainda dirige seu bar, e Morn ainda é seu cliente número um, ainda sem voz.
  • Morn participou de 93 episódios de Deep Space Nine, sem nunca falar. O nome do personagem é um anagrama de Norm, personagem do seriado Cheers, que também ocorre em um bar.
  • A aparente história passada na resistência bajoriana entre Kira e Shaxs não só dá ao público uma sensação de um novo passado entre estes dois personagens, mas também é um grande retorno à ocupação cardassiana.
  • Shaxs, ao ver as torres da estação, vai um passo além e não pode deixar de expressar o ódio bajoriano por tudo o que é cardassiano, zombando da arquitetura, falando: “Monstruosidade facista cardassiana”.
  • A rivalidade intensa de Kira com seu antigo camarada da Resistência Bajoriana Shaxs apresentou uma grande quantidade de nomes de locais de Deep Space Nine, incluindo o posto avançado Haru, Vannakur, Dahkur e as Badlands. Ela também se referia a ele como um “velho Barrowbug de escarificação”, que é um tipo de inseto mencionado no episódio “Ties of Blood and Water” de Deep Space Nine.
  • O episódio termina com Quark confiscando um dente latinum de Tendi, citando a 9ª Regra de Aquisição, “Oportunidade mais instinto é igual a lucro”, que apareceu no episódio “The Storyteller” de Deep Space Nine.
  • A delegação comercial de Karemma desfrutou de várias garrafas de hidromel tamariano da prateleira superior do bar do Quark por conta da casa, depois de concordar com um acordo que lhes deu 76% do lucro das franquias do Quark em recompensa pela apropriação da tecnologia karemma em sua Quark 2000.
  • Quando Boimler deixa o bar do Quark no final do episódio ele carrega uma das canecas de viagem HotJo usadas no seriado. Ela apareceu em inúmeros episódios, como “Second Sight” e “Captive Pursuit”, apenas a cor azul claro é nova.
  • No bar do Quark, a Dra. T’Ana está lambendo sua bebida, como os gatos fazem quando bebem de um copo de água.
  • Os nomes das bebidas disponíveis no bar que Quark serviu Mariner e Jennifer, Risa Colada e Mind Meld, que eram bebidas realmente disponíveis no bar do Quark, dentro do Star Trek: The Experience, a atração de Las Vegas que fechou em 2008.

Ficha Técnica

Escrito por Grace Parra Janney
Dirigido por Fill Marc Sagadraca

Exibido em 29 de setembro de 2022

Título em português: “Ouça Tudo, Não Confie em Nada”

Elenco

Tawny Newsome como Beckett Mariner
Jack Quaid como Brad Boimler
Noël Wells como D’Vana Tendi
Eugene Cordero como Sam Rutherford
Dawnn Lewis como Carol Freeman
Jerry O’Connell como Jack Ransom
Fred Tatasciore como Shaxs e Korzak
Gillian Vigman como T’Ana

Elenco convidado

Armin Shimerman como Quark
Nana Visitor como coronel Kira Nerys
Carlos Alazraqui
como Les Buenamigo
Merrin Dungey
como Wendy
Lauren Lapkus
como Jennifer Sh’reyan
Jessica McKenna como Barnes e Dabo Girl
Gil Ozeri como chefe dos crupiês Ferengi
Adam Pally como Mesk
Gabrielle Ruiz como Castro
Tien Tran
como Anya

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Trivia de Maria Lucia Rácz

Episódio anterior | Próximo episódio