Especial: O que esperar de Star Trek em 2023?

Não há dúvidas de que 2022 foi um dos anos mais especiais da história de Star Trek desde sua criação. Foram, ao todo, 51 episódios inéditos divididos em cinco séries: Discovery (6), Picard (10), Strange New Worlds (10), Lower Decks (10) e Prodigy (15). Apenas 1993, 95, 96 e 97 conseguiram ter mais episódios novos da franquia – no auge de A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager.

O ano de 2023 promete ainda mais. Em ordem de expectativa, separamos 8 obras da franquia, entre séries, games, quadrinhos e podcasts, para ficar de olho no ano que se aproxima. Confira:

8. Star Trek: Defiant

Em 2023, os quadrinhos de Star Trek irão aonde ninguém jamais esteve. Após o sucesso da nova revista mensal Star Trek, que teve sua primeira edição lançada este ano, a IDW logo começou a preparar um spinoff, Star Trek: Defiant.

Enquanto Benjamin Sisko e a U.S.S. Theseus enfrentam ameaçadas no cosmo superior, Worf descobre que o verdadeiro inimigo é um homem, não um deus, e reúne uma tripulação de peso, com Spock, Lore e Ro Laren, a bordo da U.S.S. Defiant, na esperança de derrotar um perigoso messias por trás de um culto genocida.

O gibi promete ser um Os Doze Condenados de Star Trek e é assinado por dois veteranos dos quadrinhos: Chris Cantwell (Iron ManStar Wars: Obi-Wan) no roteiro e Ángel Unzueta (Star Wars: Poe DameronThe Flash) nas artes.

Com Defiant, essa será a primeira vez que a IDW terá duas revistas mensais de Star Trek sendo lançadas ao mesmo tempo desde que a editora começou a publicar revistas da franquia há quase dez anos. A primeira edição tem lançamento marcado para março.

7. Discovery – Temporada 5

A mais longeva das séries de Star Trek em produção chega a sua quinta temporada em meio a desgastes. A fórmula “precisamos deter uma grande força que ameaça toda a vida na galáxia” saturou e a série vai precisar se reinventar se quiser chegar ao número mágico de 7 temporadas – feito conquistado na franquia apenas pelas três séries da “era de ouro” dos anos 90.

De acordo com a sinopse oficial, a tripulação da U.S.S. Discovery vai embarcar em uma aventura a fim de descobrir um antigo poder que está escondido do universo por séculos. Porém, eles não são os únicos que querem colocar as mãos neste poder.

A descrição ainda é vaga para termos um panorama claro do que esperar da temporada, mas “antigo poder escondido do universo por séculos” faz parecer que seguirão a fórmula dos anos anteriores. O que pode trazer novos ares à série é o fato de que agora serão 10 episódios na temporada, em vez de 13. Isso significa que podemos aguardar uma narrativa mais objetiva e maior foco nos personagens principais.

6. Lower Decks – Temporada 4

Mais divertida a cada aventura, Lower Decks chega a seu quarto ano com a moral lá em cima. Afinal, a nova temporada foi confirmada em janeiro deste ano, antes mesmo da terceira estrear.

Depois da emocionante visita à Estação Espacial Nove na 3ª temporada, com direito ao retorno de Nana Visitor como Kira Nerys, a tripulação da U.S.S. Cerritos pode encontrar a tripulação da Enterprise NX-01 na 4ª temporada, como adiantou o showrunner Mike McMahan. “Sou um grande fã de Enterprise, e adoraria trabalhar com o máximo possível desse elenco”, disse em entrevista. “Eu tenho tentado descobrir uma maneira respeitosa, legal, engraçada e surpreendente de celebrar essa série com Lower Decks.”

Também podemos esperar do quarto ano a continuação do gancho deixado no final da terceira temporada, com a descoberta de que a IA das naves da classe Texas é controlada pelo Badgey. McMahan já revelou que o vilão – se é que podemos chamá-lo assim – estará na nova temporada.

5. Star Trek: Resurgence

Anunciado originalmente para este ano, o game Star Trek: Resurgence chega em abril de 2023 com a promessa de ser um jogos dos mais interessantes da franquia nos últimos anos.

Desenvolvido pela Dramatic Labs, estúdio fundado por ex-funcionários da Telltale Games, o game se passa em 2380, após os eventos de A Nova Geração. O jogador assumirá os papeis da primeira oficial Jara Rydek e da tripulante de engenharia Carter Diaz, a bordo da USS Resolute. Elas precisam resolver um mistério em torno de duas civilizações alienígenas à beira da guerra, e contarão com personagens novos e recorrentes de Star Trek para ajudá-las.

A proposta, segundo a desenvolvedora, é que Resurgence seja um “filme jogável” explorando o sistema de point-and-click, presente nos jogos de maior sucesso da Telltale, como Batman, The Walking Dead e Wolf Among Us. O jogo tem lançamento confirmado para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.

4. Prodigy – Temporada 2

PULE SE AINDA NÃO ASSISTIU AO FINAL DA 1ª TEMPORADA DE PRODIGY

A 1ª temporada de Prodigy mal terminou, mas as especulações sobre a 2ª já estão a todo vapor. O emocionante season finale da série deixou algumas pistas do que podemos esperar para ela em 2023.

Com Gwyn em Solum na missão de unificar seu povo, o quinteto principal promete aprontar poucas e boas a bordo da nave de Janeway na 2ª temporada. É altamente provável que eles acompanhem a almirante em sua missão para achar Chakotay e criem um vínculo com ela similar ao que tinham com sua versão em holograma no primeiro ano.

Como adiantou o produtor Aaron Waltke em entrevista exclusiva ao Trek Brasilis, a animação também deve abordar eventos de grande escala para a Federação vistos na mesma época em outras séries, como o ataque dos sintéticos a Marte, mostrado na 1ª temporada de Picard, que se passa em 2385, e a destruição do planeta Romulus, apresentada no filme Star Trek (2009), em 2387. Os últimos eventos da 1ª temporada de Prodigy se passam em 2384.

3. Khan: Ceti Alpha V

O geneticamente modificado Khan Noonien-Singh, considerado um dos maiores – se não o maior – antagonistas de Star Trek, estará de volta em 2023.

Anunciado no Star Trek Day deste ano, o podcast Khan: Ceti Alpha V vai abordar os 15 anos em que o vilão passou no quinto planeta do sistema Ceti Alpha, entre os eventos de “Space Seed”, episódio da Série Clássica que introduz o personagem, e o filme Star Trek II: A Ira de Khan. O roteiro é de Nicholas Meyer, diretor do longa.

Desde 2017, o roteirista ventilava a possibilidade de que a história fosse contada em uma minissérie de três episódios para o Paramount+, mas o desejo de Meyer não se concretizou. De qualquer forma, será uma baita presente para os fãs de Khan, que esperam há anos por uma nova história do vilão.

Sua última aparição em séries e filmes foi em Além da Escuridão – Star Trek (2013), interpretado por Benedict Cumberbatch em uma linha do tempo alternativa.

2. Strange New Worlds – Temporada 2

Os 10 episódios da primeira temporada de Strange New Worlds conquistaram um feito que há muito tempo uma obra de Star Trek não conseguia: agradar todos os tipos de fãs. Do casual ao hardcore, do clássico ao moderno, todos se sentiram contemplados.

O segundo ano tem a árdua missão de manter o nível do primeiro enquanto promete explorar caminhos delicados. A participação de Paul Wesley como um James T. Kirk de outra linha temporal, em “A Quality of Mercy”, pegou os fãs desprevenidos. Se houve rejeição, foi suavizada pelo fato de não se tratar do Kirk “de verdade”.

Porém, o Paramount+ já confirmou que Wesley estará de volta como Kirk no início da 2ª temporada – e na linha do tempo original. Ou seja, agora é para valer. Além disso, é bom lembrar que os produtores podem estar tentando fazer com Kirk o mesmo que fizeram com Pike em Discovery: introduzí-lo no segundo ano de uma série em produção para dá-lo um spinoff em seguida.

Outro ponto a se destacar é que o segundo ano de Strange New Worlds será palco de um crossover com Lower Decks. Veremos os alferes Mariner e Boimler, em carne e osso, pela primeira vez nas telinhas, “invadindo” a Enterprise de Pike. É uma ideia arriscada, mas se funcionar pode abrir portas para mais aventuras do tipo entre os cinco seriados de Star Trek atualmente em produção.

1. Picard – Temporada 3

A terceira e última temporada de Star Trek: Picard é, definitivamente, a história mais esperada do ano – ao menos para os fãs que viveram a “era de ouro” da franquia na TV nos anos 90. Não apenas veremos a conclusão da jornada final de Jean-Luc, como o derradeiro reencontro entre os personagens principais de A Nova Geração.

Nada de cameo do Jonathan Frakes (Will Riker) ali ou Brent Spiner interpretando mais um Soong acolá. O terceiro ano de Picard reunirá, além de Frakes e Spiner, os ícones Michael Dorn (Worf), LeVar Burton (Geordi La Forge), Marina Sirtis (Deanna Troi) e Gates McFadden (Beverly Crusher) em uma nova jornadas nas estrelas.

Quando o sarrafo é alto, o hype também é. Se a terceira temporada de Picard entregar uma história no nível da expectativa criada para esse último ano, estaremos diante de uma das melhores aventuras de Star Trek já feitas. Ao menos superar Nêmesis, último encontro da tripulação de TNG até o momento, é obrigação.

Star Trek: Picard retorna para sua terceira temporada em 16 de fevereiro nos Estados Unidos pelo Paramount+, e um dia depois aqui no Brasil pelo Amazon Prime Video.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok