Matalas fala sobre desafios no último ano de Picard

Finalmente a tal esperada estreia da terceira temporada de Star Trek: Picard aconteceu. Nesta quinta tivemos o episódio número um intitulado “The Next Generation” abrindo a última temporada da série. O produtor executivo Terry Matalas concedeu mais uma entrevista ao TrekMovie a ao TrekCore sobre a participação do elenco de A Nova Geração, os desafios de montar a história que finalize a série e suas esperanças de um spin-off. Também incluímos alguns comentários das atrizes Gates McFadden e Michelle Hurd e do diretor Jonathan Frakes.

[Pequenos spoilers à frente]

Desafios em trazer o elenco de A Nova Geração

O conceito de Matalas para a terceira temporada exigiu a adesão do elenco de A Nova Geração. Mas não havia um plano B se alguém do elenco não aceitasse.

Foi praticamente um sim fácil para todos. Não houve uma luta real. Acho que o coração de todos estava no lugar certo, sim. Não sei o que teria feito (se não aceitassem). Esse é um universo alternativo no qual não quero viver. Então, estamos aqui.

Equilibrar o elenco de A Nova Geração com outros personagens

Bem, foi tremendamente difícil. São 14 horas por dia em nossa sala de roteiristas com o quadro branco, nos perguntando: “Cada personagem está recebendo o que merece?” Juntando-os, certificando-se de que todos tenham o arco certo da história, esse é apenas o trabalho que temos que fazer.

Espero que tenhamos acertado.

História de Beverly Crusher

Nenhum personagem antigo foi realmente o mais difícil de quebrar. Eu diria que o mais complicado é a história da temporada de Beverly Crusher. Isso exigiu mais reflexão e mais discussão. Não apenas com Gates [McFadden], mas também com Patrick [Stewart] e muitos outros também. Mas não de forma a semear a divisão. Era mais como, ‘Vamos acertar.’

Continuação após série Picard?

Patrick Stewart e Alex Kurtzman sugeriram que poderia haver uma continuação após Picard. Matalas comenta sobre a possibilidade.

Olha, tudo é possível. Os fãs tornaram as coisas de Star Trek possíveis desde o início. Então, tudo é possível. Não há nada disso acontecendo agora. Mas, façam acontecer fãs, cabe a vocês.

Por que a Titan e não a Enterprise-F?

Parecia um pouco óbvio para alguém estar apenas voltando para uma Enterprise. E gostei da propriedade de um ex-comando de Riker. Foi muito interessante que Riker meio que usasse sua influência para embarcar. Mas você sabe, continue assistindo.

O TrekMovie também conversou com as atrizes Gates McFadden (Dra. Beverly Crusher) e Michelle Hurd (Raffi Musiker) que fizeram pequenos comentários sobres seus papéis nesta temporada

Gates McFadden disse sobre o que foi necessário para ela dizer “sim” ao seu retorno e como a terceira temporada é a coisa mais desafiadora que ela já fez em Star Trek.

Terry é muito íntegro sobre tudo. Ele ligou e disse: “Escute, eu adoraria que você fizesse parte disso, tenho uma ideia para uma história. Deixe-me explicar isso para você. E então, por favor, me dê sua opinião. Pense nisso.” E tivemos um diálogo por vários meses sobre todos os tipos de coisas. Porque eu queria ter certeza de que realmente seria uma história em que Crusher fosse realmente usada. Ela não seria apenas um dispositivo e depois deixaria ir, e ele honrou todos os nossos personagens. Cada um de nós está fazendo coisas que nunca fizemos antes na tela. E, então, é fantástico. Isso não acontece com tanta frequência.

Se Crusher fosse tratada como se estivesse em Insurrection ou Nemesis McFadden teria dito não.

Eu teria dito Não. E não foi assim. Fiquei emocionada. Entusiasmada!

Como você acha que os fãs vão reagir a Beverly na terceira temporada?

Espero que os fãs gostem tanto quanto eu amei fazê-la. Mas há alguma controvérsia, e a controvérsia é boa, mas, no final das contas, todos nós trabalhamos juntos e colaboramos e tentamos encontrar uma solução juntos, mesmo que tenhamos conflitos. Então é isso… espero que gostem. E estou pronta para fazer mais!

Michelle Hurd também falou ao TrekMovie sobre como Raffi está mudando nesta nova temporada e suas esperanças para uma série spin-off.

Na verdade, perto do final da segunda temporada, Terry me chamou em seu escritório para me apresentar essa ideia. E ele disse literalmente que quer revelar o superespião que é Raffi. Foi isso que ela fez pela Frota Estelar. Essas são todas as habilidades dela. Mas então ele acrescentou, como “Eu quero fazer um super espião Raffi como em Identidade Bourne“. E eu fiquei espantada, “Com licença, o quê? Identidade Bourne? Inscreva-me. Quero absolutamente.” Quero dizer, isso é tudo que você tinha a dizer. Como eu poderia dizer não a isso?

Contracenar com Michael Dorn (Worf)

É fabuloso! Eu trabalho com Michael Dorn!

Eu faço lutas! Há muitas coisas acontecendo com Raffi e Worf. Absolutamente.

E acrobacias sim. Para todas as minhas coisas que fiz, quase sempre em qualquer produção, eu faço minhas próprias acrobacias.

Temporada gostosa

Maior desafio? Talvez, mas honestamente, é o mais satisfatório. Foi muito gostoso. Eu estava animada para fazer todas essas coisas. Como atriz, quando você é forçada a fazer um pouco além do que normalmente faz, é muito gratificante. Então, eu digo desafio, sim, mas digo que foi literalmente um presente.

Além do aspecto super espiã, há mais camadas para Raffi na terceira temporada.

Eu queria ter certeza, porque sabemos que Raffi é uma viciada em recuperação, ou devo dizer que ela é uma viciada porque a vimos passar por altos e baixos. E eu realmente queria ter certeza de que não apareceríamos de repente e pensávamos: “Ei, estou bem. Eu estou costumava ser uma viciada e me sinto muito bem!” Porque isso não é verdade, sabe? Eu queria ter certeza de que não deixaríamos isso passar. Então, o que eu realmente amo na jornada de Raffi é que você ainda vê que ela tem esses estresses. Ela ainda é uma viciada e está lutando, um dia de cada vez. Mas ela está perseverando. Ela é forte. E você verá muito. Raffi sempre vai ser complicado.

Mudanças para a temporada

Novo tudo! Não sei se diria que parece uma nova série porque temos esses personagens legados. Então, foi quase como se eles aparecessem e reinventassem, de certa forma. Mas devo dizer que é interessante porque sou da primeira temporada. Há um pouco de como essas pessoas estão indo e eu fico tipo, “Oh, isso é legal, mas esta é a minha série!”

Pensando num spin-off de Sete/Raffi 

Eu amo Raffi e também acho que ela tem um ponto de vista importante. Acho ela necessária. Há mais coisas que a voz dela pode falar. E eu absolutamente adoro Raffi e Sete. Raffi ama Sete, ponto final. Não importa o que aconteça, ela vai amar Sete até o fim dos tempos. Se você puder pensar em quantas aventuras poderíamos ter, todos os diferentes tipos de problemas em que esses dois personagens poderiam se meter, estou a bordo de um spin-off. Então, pessoal, se vocês gostam disso, se querem aquilo, façam muito barulho. Seja ousado, seja corajoso, vá lá e deixe-nos saber.

Por fim, o site teve uma entrevista com o diretor Jonathan Frakes, que também aparece como o capitão William Riker. Ele dirigiu dois episódios nesta temporada.

Medo de atuar novamente após primeira temporada

Fiquei apavorado porque tinha acabado de dirigir dois episódios com Patrick e sabia como sua atuação estava fluindo, e minha esposa da série, Marina Sirtis, tinha acabado de fechar uma peça no West End. Então, ela estava totalmente instalada e funcionando. E eu não atuava com tanto calor em cinco ou dez anos. Então, eu estava nervoso, e foi em vão porque acabou dando muito certo.

Enfrentando mais Riker

Terry Matalas me disse enquanto estávamos filmando a segunda temporada: ‘Você está pronto para trazer Riker de volta?‘ Eu disse, ‘Bem, Riker estava de volta na primeira temporada. Picard teve uma boa visita com Riker e Troi.’

Ele disse, ‘Mas eu estou falando sobre REALMENTE trazê-lo de volta.’ Então, ele lançou esse tipo de história de Butch e Sundance para Patrick e para mim no almoço. Não que eu fosse resistir a voltar para Star Trek, isso só mudou minha vida para melhor 35 anos atrás.

Então, tem sido um sonho. E Terry é um grande showrunner e um grande amigo, e ele realmente ama e conhece Star Trek.

Eu apreciei. Mais uma vez, para mencionar Terry Matalas, ele não teve medo de trazer o conflito. Há conflito entre Picard e Riker, e conflito entre Geordi e Picard, e Riker e Troi estão em desacordo.

Portanto, era algo que Gene Roddenberry não acreditava – que haveria algum conflito na família – mas Terry acredita, e isso contribui para um drama melhor.

O entrevistador teceu elogios ao trabalho de Frakes dizendo que é o melhor trabalho que fez como Riker. Frakes respondeu.

Obrigado. Acho que é porque estou velho. Tenho um pouco mais de confiança e estou um pouco mais relaxado. Acho que isso faz parte. Além disso, não faz mal que Terry Matalas, que escreveu a terceira temporada, seja um enorme Trekker. O que ele fez por nós como personagens é imensurável.

Nova dinâmica acontecendo com Riker e Picard

É novo porque Terry sugeriu que agora Patrick não está mais na Frota Estelar e está vindo do castelo. E ele vai em uma aventura. E ele chama seu amigo Riker para ir na aventura com ele. Mais uma vez, Terry configurou. E os dois caras – Riker e Picard – eles batem de frente um pouco, o que nunca aconteceu em A Nova Geração.

A última temporada apresenta drama e tensão entre os personagens que nunca ocorreu em A Nova Geração. Frakes diz se isso deveria ter sido feito na série ou no cinema.

Essa é uma pergunta muito boa. Deveriam tê-los feito nos filmes? Acho que uma das razões pelas quais First Contact foi um destaque foi porque examinamos algumas coisas sobre viagens no tempo e confusão sobre como se comportar. Você não pode olhar para trás e dizer o que deveria ter acontecido. [risos]

Muita ação como nos filmes

Muito disso é do JZ [supervisor de efeitos visuais Jason Zimmerman]. A série não é barata. Eles colocaram na tela.

Desde os filmes de JJ [Abrams], todos nós fomos encorajados pelo [produtor executivo] Alex Kurtzman a filmar e pensar cinematograficamente, e fílmico… como eles dizem, “filmar para emocionar”, e esse é o nosso MO (modus operandi).

Numa entrevista anterior, Frakes chegou a  mencionar que mandou um e-mail para JJ de brincadeira, depois que Matt Shakman desistiu do projeto Star Trek 4, para avisá-lo que estava disponível. Frakes diz se está seriamente interessado em voltar a direção de filmes de Star Trek.

Estou disponível para todos e quaisquer. E eu ficaria emocionado em trabalhar com JJ

Também tem havido muita conversa sobre o elenco de A Nova Geração continuar após a série Picard, e que até mesmo Patrick disse isso.

Eu sei. Ele está dentro! Acho que ele sente falta disso. É isso. Eu sinto falta diariamente.

O episódio um da terceira temporada de Picard estreou nesta quinta-feira no Paramount+ Brasil, e os demais episódios passarão todas as quintas no Paramount+ e sextas no Amazon Prime Video.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok