HMS Enterprise é descomissionado

HMS Enterprise

Ocorreu hoje em cerimônia na base naval de Portsmouth, no sul da Grã-Bretanha o descomissionamento do HMS Enterprise (H88), o décimo navio da Marinha Real Britânica a carregar o nome, uma linhagem que se iniciou após a incorporação pelos britânicos da L’Entreprenante, uma corveta francesa de 24 canhões capturada em 1705.

O HMS Enterprise partiu da base naval de Devonport, em Plymouth no último dia 17 de março, após uma cerimônia militar para a comunidade daquele porto se despedir do navio e sua tripulação. A cerimônia de descomissionamento contou com a presença e discursos do Almirante Sir Ian Fobes, e de Lady Sally Forbes (madrinha do navio), a apresentação por parte da banda dos Fuzileiros Reais, além do seu atual capitão, o Comandante Malcolm McCallum discursar para a sua tripulação e realizarem a descida do pavilhão naval britânico e a entrega do mesmo para Lady Fobes. Os capitães anteriores do Enterprise também marcaram presença na cerimônia.

Comissionado em 2003, o HMS Enterprise é uma das duas unidades da classe Echo, navios do tipo Vessels Hydrographic/Oceanographic (SVHOs) da Marinha Real. Seu principal papel era o de fazer pesquisa oceanográfica e hidrográfica, além de ser capaz de varreduras anti-minas e apoio a operações anfíbias diversas. Entre outras diversas missões, o Enterprise apoiou o regaste de pessoal britânico na Líbia em 2014 e fez análise e varredura do porto de Beirute após a grande explosão que destruiu depósitos do porto em 2020.

É interessante observar que por meados do século 20 houve uma classe Echo anterior que tinha perfil operacional semelhante de mapeamento e vigilância oceanográfica, e o HMS Enterprise anterior também era desta mesma classe. De muitas maneiras, o perfil operacional destas Enterprises tiveram muitos aspectos em comum ao que se tradicionalmente considera o papel de exploração, pesquisa e defesa que as naves homônimas em Star Trek costumam ter, o que é algo bastante apropriado.

A classe está sendo substituída pelo Programa de Coleta de Dados Militares do Ministério da Defesa britânico, que distribui as tarefas anteriores da classe através de um número diferente de veículos e dispositivos de coleta, como uma nova classe de navios de vigilância oceanográfica e também drones e outros tipos de veículos autônomos, como os submergíveis do programa HECLA.

Certamente não deverá ser o último navio da Marinha Real a carregar o nome, assim como está fazendo o USS Enterprise CVN-80, em construção para a Marinha dos EUA.

Fontes: MoD, Royal Navy, UK Defence Journal, Forces.net.