[Primeiro de Abril]: A nova série de Star Trek

A terceira era televisiva de Star Trek teve início em setembro de 2017, quando foi lançada a série Discovery, no serviço de streaming então chamado CBS All Access, posteriormente renomeado como Paramount+. O capitão dessa nova jornada é Alex Kurtzman, através de sua produtora Secret Hideout.

Kurtzman e os executivos da Paramount, desde o início da volta da franquia à telinha, nunca esconderam a importância do legado de Gene Roddenberry para a consolidação do projeto de streaming, sendo Star Trek peça fundamental dessa estratégia.

Alex Kurtzman, head honcho de tudo o que é Star Trek.

Discovery foi seguida por Picard, que está em sua terceira e última temporada; pela antologia Short Treks; pela comédia em animação Lower Decks; pela primeira série voltada para o público infantil Prodigy e por Strange New Worlds, com o capitão Pike, antecessor de Kirk.

Com o encerramento de Discovery na sua quinta temporada em 2024, a franquia perde duas séries live action, deixando um vazio de vinte semanas sem episódios inéditos por ano, uma lacuna significativa para os constantes planos de expansão do Paramount+.

Kurtzman já havia declarado a intenção de lançar novas séries, mantendo o fôlego de Jornada nas Estrelas ao longo do ano, com aventuras centradas na Seção 31 e na Academia da Frota, com a confirmação, na última quinta-feira (30), do início da produção de Star Trek: Starfleet Academy em 2024, mas ainda sem novidades sobre a Seção 31.

Contudo, o Trek Brasilis, após extensa investigação e com a colaboração de seus correspondentes em Los Angeles, descobriu que os planos para Star Trek são realmente ambiciosos, mesmo com a retração enfrentada pelos streamings atualmente. Nada menos que sete séries estão em desenvolvimento, seja em live action, animação ou claymation.

Conseguimos confirmar, com exclusividade, um dos projetos live action. Trata-se da série Star Trek: Legacy, que tem gerado burburinhos através do fandom por incluir personagens legado, daí o nome da série.

O objetivo de Legacy é “resgatar o espírito de aventura da Série Clássica, com uma nave estelar visitando, a cada semana, novos mundos e descobrindo novas civilizações”, como declarou a fonte do Trek Brasilis, que solicitou anonimato. E o “legado” não está apenas na frente das câmeras, mas também atrás. Afastado das produções televisivas desde 2005, quando foi concluída Enterprise, o produtor Rick Berman volta à franquia trekker. “Quando Alex (Kurtzman) me ligou oferecendo a oportunidade de regressar a esse universo, que conduzi por quase vinte anos, não pude deixar passar. Liz (esposa de Berman) me disse: ‘Rick, é um sonho realizado!’. E aqui estou eu de volta”.

Berman não está sozinho nessa empreitada e Legacy é cocriada por Seth MacFarlane e J. Michael Straczynski, ambos fãs confessos de Star Trek, em especial Deep Space Nine.

Berman, MacFarlane e Straczynski, criadores de Star Trek: Legacy.

A nova série, passada no século 25, após os eventos da terceira temporada de Picard, seguirá as viagens da USS Lollipop-A, da classe Poptart, herdeira da nave mencionada por William Riker na primeira temporada de A Nova Geração, no episódio “The Arsenal of Freedom”.

Sobre Legacy, Kurtzman declarou:

“Nós queremos resgatar o espírito de aventura que vem cativando os fãs desde os anos 1960, com a Série Clássica, onde a cada semana a Enterprise visitava um planeta diferente, que apresentava uma metáfora para a sociedade da época. Sentimos que isso falta nas produções atuais.”

Seguindo a ideia de legado, estão confirmados para a nova série Sete de Nove (Jeri Ryan), Worf (Michael Dorn), Raffi (Michelle Hurd) e Wesley Crusher (Will Wheaton), personagens tradicionais da franquia.

Seven of Nine, Worf e Raffi, os personagens legado da nova série.

Outro tema recorrente na série, inspirado em outra franquia de sucesso, Velozes e Furiosos, será a família. Por isso, diversos novos membros da tripulação terão alguma relação de parentesco com personagens legado.

Os tripulantes, criados ou desenvolvidos especialmente para série, confirmados até o momento são:

J.T. Esteban, lendário capitão da USS Grissom, apresentado no filme Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock, teve seu DNA preservado pela Seção 31 na Estação Daystrom e foi trazido de volta à vida pelo misterioso Projeto Phoenix, introduzido em Picard. Esteban é um dos mais celebrados capitães da história da Frota Estelar e enfrentará o desafio de se adaptar ao século 25.

A primeira oficial da USS Lollipop é Bobbi Bobson. Extremamente competitiva, ela se alistou na Frota Estelar porque não queria viver à sombra de seu irmão gêmeo Bob Bobson, preferido de seus pais Bobbit Bobson e Biba Bobson, ambos almirantes da Frota. Bobbi, desde menina, foi uma admiradora das aventuras de Esteban e seu grande dilema é não se deixar intimidar por seu ídolo de infância, prejudicando seu desempenho como a número um da Lollipop;

Além de Annika, a Sete de Nove de Voyager, Magnus e Erin Hansen tiveram outra filha, Annita, que após a assimilação de sua família pelos borgs partiu em uma missão de vingança e também sofreu assimilação, tornando-se a borg Seven of Eleven. Annita Hansen foi mencionada em diálogo no episódio “Revenge Is a Dish Best Served Cold”, da terceira temporada de Voyager.

A nave contará com um cientista civil, o doutor Sam Soong, mais um membro da dinastia Soong, responsável por pesquisas em genética e inteligência artificial. Soong é o criador de uma nova geração de seres artificiais de outro tripulante da Lollipop, o sintético Gort.

Seguindo a tradição de Enterprise e do cão Porthos, a Lollipop terá a bordo o seu pet Drippy, um pingo que sofre de depressão por ser estéril e não poder procriar.

Capitão J.T Eseban e os heróis que inspirarão uma nova geração.

As naves científicas da classe Poptart são de porte menor, com uma tripulação de cinquenta membros, apresentando um ambiente mais caloroso, com a possibilidade de personagens recorrentes. O porte reduzido não permite que as naves possuam holodecks completos, mas sua versão lite, os hobodecks.

A produção está em ritmo acelerado para garantir a estreia de Legacy logo após o final de Discovery, em data não revelada em 2024.

Outros projetos de Kurtzman, mas ainda sem detalhes, apurados pelo Trek Brasilis, são as séries Star Trek: Front Desk, sobre a recepção do quartel general da Frota e Star Trek: Accountants, focada no lado burocrático da Frota Estelar.

Continue acompanhando o Trek Brasilis para saber sobre o desenvolvimento deste novo capítulo da franquia Star Trek. Novidades serão anunciadas no próximo First Contact Day, na próxima quarta-feira (5).

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter