Star Wars terá novo trio de filmes nos cinemas

A Lucasfilm anunciou nesta sexta-feira (7), durante a Star Wars Celebration, em Londres, que a franquia ganhará um novo trio de filmes para cinema, com diretores já anunciados.

Os longas explorarão três eras da história dos Jedi. O primeiro, a ser digirido por James Mangold, vai explorar a história dos primeiros Jedi a usarem a Força, no passado distante da galáxia muito distante.

O segundo, dirigido por Dave Filoni (em seu primeiro trabalho em live-action para cinema, já que antes ele pilotou The Clone Wars, lançado nas telonas em 2008 como introdução para a série animada televisiva em 3D), explorará a era atualmente preenchida pela série The Mandalorian e seus spin-offs, e lidará com a criação e o desenvolvimento da Nova República.

Por fim, o terceiro vai se passar 15 anos após A Ascenção Skywalker, explorando o surgimento de uma Nova Ordem Jedi. Dirigido pela paquistanesa Sharmeen Obaid-Chinoy (primeira mulher a dirigir um longa de Star Wars), ele terá mais uma vez Daisy Ridley, reprisando seu papel de Rey.

Os anúncios fazem parte de uma reformulação do planejamento de filmes da franquia. Projetos anteriores parecem ter sido convenientemente varridos para baixo do tapete.

Esta será a primeira “trilogia” a não lidar especificamente com a Saga Skywalker, a despeito da inclusão de Rey no terceiro filme. Os anúncios foram feitos por Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, mas não incluem ainda data de lançamento.