Review | The Illyrian Enigma revela origem da espécie de Una e conecta 1ª e 2ª temporadas da série

Sinopse

Com Una acusada de modificações genéticas ilegais pela Frota Estelar, o capitão Pike sai em procura de evidências que podem provar a inocência dela.

A segunda temporada de Strange New Worlds já tem data para estrear. Enquanto esperamos por ela, o quadrinho The Illyrian Enigma, lançado entre dezembro de 2022 e março de 2023, deixou algumas pistas do que podemos aguardar sobre a Número Um.

Coescrita por Kirsten Beyer, coprodutora da série, a história tem início logo após os eventos de “A Quality of Mercy”, último episódio da 1ª temporada. Una foi levada pela Frota Estelar por omitir seu DNA illyriano, mas Pike está disposto a fazer o possível e o impossível para inocentá-la e trazê-la de volta à Enterprise.

O capitão pede então a ajuda do almirante Robert April, que está de mãos atadas. Já sabendo que Pike não aceitaria a decisão da Frota sem contestações, April designa a Enterprise para entregar unidades de eliminação de resíduos do outro lado do quadrante.

Inconformado, o capitão aceita a missão, mas logo reúne sua tripulação de ponte para elaborar um plano. Grande parte dos oficiais está igualmente indignada pela prisão de Una.

Uhura acredita que, se eles provarem à Frota que não há o que temer sobre os illyrianos, a organização pode reavaliar sua decisão sobre a Número Um. Mas para convencê-los, a Enterprise precisa do máximo de informações possível sobre a espécie.

Pike decide desviar da missão dada pelo almirante April para visitar a colônia illyriana mais próxima, Pryllia. O que o capitão não esperava é que o governador do planeta armaria uma armadilha para capturar Spock, levando à revelação da influência dos vulcanos na origem dos illyrianos.

Comentários

Apesar do quadrinho não ser cânone e a série de televisão não ter qualquer obrigação de seguir o que foi estabelecido aqui, o enredo traz uma explicação satisfatória para a natureza genética singular da espécie de Una e sua rápida expansão pela galáxia. A conexão com os vulcanos é mais um caso da síndrome de mundo pequeno de Star Trek, mas de toda forma contribui com o enriquecimento do lore dos personagens de Strange New Worlds.

É interessante como aqui temos um Pike muito mais sentimental, que por muitas vezes deixa de lado seu dever de capitão e se entrega ao ímpeto de inocentar sua primeira oficial. O quadrinho também trabalha as emoções de Spock, agora ainda mais exposto como primeiro oficial interino da Enterprise.

Incomoda a ausência da Una numa história tão vital para a personagem e toda a sua espécie. Talvez o objetivo tenha sido mesmo esse, nos deixar no escuro para que Strange New Worlds mostre seu lado da história, mas essa escolha deixou um gostinho amargo. Quanto mais a HQ mergulha na gênese dos illyrianos, maior a vontade de ver o que se passa com a Número Um naquele momento.

Ainda bem que não falta muito para termos mais respostas. A 2ª temporada de Strange New Worlds estreia em 15 de junho no Paramount+.

Avaliação

Ficha técnica

Escrito por Kristin Beyer e Mike Johnson
Artes por Megan Levens
Cores por Charlie Kirchoff
Letras por Neil Uyetake
Edição por Heather Antos
Assistência editorial por Vanessa Real

The Illyrian Enigma está disponível no Brasil através do formato digital na Amazon.