VST 1×04: Holograms All the Way Down

Mil anos em dois minutos

Sinopse

Datas estelares: desconhecidas

Século 22, a Enterprise NX-01 retorna de uma missão onde Trip Tucker comemora a assinatura de um tratado de paz, quando a nave é atacada por klingons. Mas tudo não passa de uma simulação do holodeck feita pelo comandante Riker e pela conselheira Troi, dois séculos no futuro.

Contudo, Riker e Troi também são simulações, criadas por Quark e Garak na holosuite em Deep Space Nine, com o propósito de fazer propaganda pela guerra.

Por sua vez, o ferengi e o cardassiano foram criados no holodeck por Tendi, Mariner e Boimler da USS Cerritos, também simulações feitas por Zero, Gwyn e Rok-Tahk, da USS Protostar.

Na USS Enterprise NCC-1701, o tenente Sulu, na sala de recreação, ordena ao computador que a simulação de Zero seja pausada.

Finalmente, as simulações holográficas passam pelo século 32, com Saru da USS Discovery; de volta à Enterprise, com o engenheiro-chefe Hemmer, e terminam com Neelix, durante sua viagem com a USS Voyager.

Quem é parte do holodeck e quem é real? Detectando mau funcionamento, o próprio computador ordena que o programa seja pausado.

Comentários

Se o objetivo dos very Short Treks era homenagear a Série Animada, “Holograms All the Way Down”, é uma ode a toda a franquia de Star Trek. Todas as séries, com exceção da antologia Short Treks, são referenciadas nos dois minutos do episódio.

A transição do século 22 para o 24 faz uma referência a “These Are the Voyages…”, episódio final de Enterprise, muito criticado por ter o conflito central focado não em personagens da própria série, mas da Nova Geração, Riker e Troi, quando o comandante enfrentou um dilema moral na sétima temporada, em “The Pegasus”.

Em contrapartida, a referência escolhida para Deep Space Nine é “In the Pale Moonlight”, considerado por muitos fãs um dos melhores episódios da série, onde o tema central também é um conflito moral, drama vivido por Benjamin Sisko, que manipula a entrada dos romulanos na guerra contra o Dominion.

A sala de recreação, onde encontram-se Sulu e Uhura, apareceu no episódio da Série Animada “The Pratical Joker”, título mencionado pelo tenente em metalinguagem, sendo uma precursora do holodeck, que viria a ser introduzido, e usado a exaustão para causar problemas para a tripulação da Enterprise, na Nova Geração.

Alguns tripulantes fazem aparições breves, como Saru e Hemmer, e não poderíamos esperar muito mais devido a minutagem do episódio. E foi agradável rever personagens de Prodigy, série cujo cancelamento já foi anunciado, após apenas duas temporadas.

Recheado de monólogos, o único diálogo do episódio é a breve interação entre Trip e o computador.

O episódio continua o padrão estabelecido por very Short Treks, com uma situação que se repete, aqui seguindo o conceito das matrioskas, as bonecas tradicionalmente russas que se encaixam uma nas outras, e usado de maneira mais notória no filme de 2010 A Origem, dirigido por Christopher Nolan.

Avaliação

Citações

“See, a perfect fake. If you wanna win a war, you’ll need some convincing propaganda. For the right price, of course.”
(Viu, uma falsificação perfeita. Se você quer ganhar uma guerra, você precisa de propaganda convinente. Pelo preço certo, claro.)
Quark

“By the Great Bird of the Galaxy, I’ve had enough of this nonsense!”
(Pelo Grande Pássaro da Galáxia, estou farto dessa bobagem!)
Sulu

“What the – are we real or part of the hologram?”
“Something is not right. Computer, freeze program.”
“You are the computer! Who are you talk-“
(Mas o quê… nós somos reais ou parte do holograma?)
(Algo não está certo. Computador, pause o programa.)
(Você é o computador! Com quem você está…)
Trip e Computador

Trivia

  • Este episódio, assim como todos os de very Short Treks, não é considerado cânon.
  • A citação de Trip, “it’s been a long road”, é uma referência ao tema de abertura de Enterprise, originalmente “Faith of the Heart” e rebatizado “Where My Heart Will Take Me” para a série, composto por Diane Warren e interpretado por Russell Watson.
  • Na Enterprise NX-01, além de Trip, aparecem Malcolm Reed, Travis Mayweather e T’Pol, sem falas.
  • O Grande Pássaro da Galáxia, citado por Sulu, é um termo adotado para se referir a Gene Roddenberry, criador de Star Trek.
  • Riker apareceu em very Short Treks no episódio “Worst Contact” e Hemmer em “Holiday Party”.
  • Neelix costuma ler histórias para Naomi Wildman, menina nascida na Voyager.
  • Bonnie Gordon dá voz ao computador neste episódio e também em Prodigy.

Ficha Técnica

Escrito por Aaron Waltke
Dirigido por Aaron Hawkins

Exibido em 27 de setembro de 2023

Título em português (em tradução livre): “Hologramas Até o Fim”

Elenco

Connor Trinneer como Charlie ‘Trip’ Tucker III
Jonathan Frakes como William T. Riker
Armin Shimerman como Quark
Noël Wells como D’Vana Tendi
Angus Imrie como Zero
George Takei como Hikaru Sulu
Doug Jones como Saru
Bruce Horak como Hemmer
Ethan Phillips como Neelix
Bonnie Gordon como Computador

Episódio

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Episódio anterior | Próximo episódio