Rod Roddenberry quer recuperar primeiro modelo da Enterprise da série original

O protótipo original de 33 polegadas (70 centímetros) da nave USS Enterprise, usado para filmagens do piloto rejeitado da série, “The Cage”, foi por muito tempo considerado perdido. Mas, parece ter sido encontrado recentemente. Em comunicado divulgado semana passada, Rod Roddenberry, filho do criador da franquia, Gene Roddenberry, confirmou seu envolvimento na autenticação deste modelo.

Construído por Richard C. Datin, Jr em 1964 (a partir dos esboços do designer Matt Jefferies), este modelo da nave mais icônica da TV foi usado nas filmagens do primeiro piloto da série original. Depois, um outro modelo maior foi construído, com mais de dois metros e meio de comprimento, e ficou sendo a maquete para filmagens da nave.

Mas o modelo menor não foi abandonado, chegando a ser reutilizado em algumas tomadas, como nos créditos iniciais da série ou na cena da Enterprise miniaturizada em “Requiem for Methuselah” ou em fotos publicitárias, ao lado dos atores principais.

Quando a série terminou, o modelo menor foi dado a Gene Roddenberry como presente do estúdio, e pode ser visto numa foto sobre a mesa de Roddenberry. Ele chegou a levar o modelo para convenções de Star Trek e exibido ao lado de outros adereços usados ​​​​na série. Roddenberry emprestou o modelo, a pedido do estúdio, para uma empresa de efeitos durante a produção do filme Star Trek: The Motion Picture e, depois disso, o protótipo desapareceu. Roddenberry escreveu cartas ao executivo da Paramount Pictures, Jeffrey Katzenberg, pedindo sua ajuda para recuperar o modelo, mas sem sucesso.

Anos depois, o modelo maior foi recuperado por fãs colecionadores e doado pela Paramount Studios ao Smithsonian Air and Space Museum em 1974. Mas o de 33 polegadas permaneceu desaparecido, tendo sido considerado perdido, desde então.

Até que um vendedor do eBay listou recentemente um modelo em escala de 33 polegadas da Enterprise. Comparações detalhadas feitas do modelo do eBay com fotos e descrições históricas levaram muitos a acreditar que seria o original. Na descrição do modelo pelo ebay dizia:  “Nave espacial USS Enterprise personalizada rara de Star Trek de Richard Datin – Condição: Usada”.

A listagem do eBay também chamou a atenção do filho de Gene Roddenberry. O site TrekMovie recebeu um comunicado de Rod Roddenberry, confirmando que ele está em contato, por meio de um intermediário, com quem possui o modelo. Depois disso, a nave foi retirada do leilão no ebay.

Noel Datin McDonald, filha de Richard C. Datin Jr., construtor do modelo original, deu sua opinião sobre a autenticidade do modelo: “O cartão de visita na parte inferior do estande o fato de ter sido exposto na mesa de Gene é o cartão de visita original de [meu pai] na época em que morávamos em North Hollywood. Meu pai também escreveu sobre o fato de que ele usou um pedestal de microfone, que aparece nas fotos atuais.”

Se autenticado, Roddenberry planeja digitalizar e arquivar digitalmente o modelo para estudo futuro como parte do projeto Roddenberry Archive. Ele não acha que o modelo deveria estar em uma coleção particular e espera que um dia seja mantido na coleção do Smithsonian Air and Space Museum, também.

Aguardemos novos desdobramentos.

Fonte: Daily star trek new e TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok