TNG 7×08: Attached

Após sete anos, episódio finalmente mergulha na relação entre Picard e Crusher

Sinopse

Data estelar: 47304.2

A Enterprise chega ao planeta Kesprytt, que abriga duas sociedades independentes – os kes, que desejam se juntar à Federação, e os prytt, kenófobos que não desejam nenhum contato com sociedades interestelares. No café da manhã, Picard questiona a sabedoria de adicionar “meio planeta” à Federação, pouco antes de partir com Crusher para uma visita ao embaixador Mauric, de Kes. Eles se transportam ao planeta, mas aparentemente não chegam a seu destino.

Os dois despertam em uma cela, com um implante neural afixado à nuca. Então são confrontados por guardas prytt, que dizem tê-los prendido por conspirarem com o inimigo kes para formar uma aliança militar.

Na nave, Data constata que o transporte não teve um defeito, e o feixe foi desviado por um raio trator vindo de Prytt. Riker se reúne com Mauric a bordo da Enterprise, que pede desculpas pela crise e diz ter uma equipe pronta para resgatar Picard e Crusher. O primeiro oficial quer primeiro tentar uma solução diplomática. Os prytt, porém, não aceitam nenhuma comunicação vinda de fora do planeta.

Na prisão, Picard e Crusher são visitados por um guarda, que deixa um prato de comida e vai embora. Dentro dele, os dois encontram um tricorder, que tem o código para abrir a cela e um mapa completo para a fuga. Os dois partem e atravessam cavernas subterrâneas.

Mauric informa Riker que simpatizantes dos kes entre os prytt libertaram Picard e Crusher, e os dois estão a caminho de território kes. O primeiro oficial fica irritado com as poucas informações cedidas, mas concede a Mauric autorização para formar uma base de operações da Enterprise.

No planeta, Crusher e Picard notam que começaram a ouvir os pensamentos um do outro – aparentemente por conta do implante neural, instalado pelos prytt como forma de validar os depoimentos que dariam em interrogatório. Os dois também descobrem que não podem se afastar um do outro. Compartilhando involuntariamente sua mente, Picard se abre sobre ter sido apaixonado por Crusher na época em que ela era casada com Jack, seu melhor amigo então.

Quando os dois se desviam do curso planejado no tricorder, Mauric desconfia que a Federação está forjando uma aliança com os prytt. Para desfazer o mal-entendido, Riker abduz a ministra da segurança prytt, Lorin, a fim de fazê-la dialogar com o embaixador kes. Irritado com a postura de ambos, Riker deixa claro que o planeta não será aceito como membro da Federação.

No solo, Crusher e Picard avançam para a fronteira e são perseguidos por guardas prytt. Um deles consegue atravessar o campo de força, e o outro fica preso, quando Lorin entra em contato com os guardas e, satisfeita com a posição de Riker, autoriza que os dois prisioneiros sejam transportados de volta à Enterprise.

Na nave, Picard e Crusher refletem sobre os momentos de profunda intimidade que tiveram. Ele cogita que os dois possam agir sobre seus sentimentos, agora que eles estão claros, mas ela considera essa proposição perigosa.

Comentários

Após sete anos, a relação entre Jean-Luc Picard e Beverly Crusher finalmente recebe a atenção que merece em “Attached”, um bom episódio de A Nova Geração escrito por Nicholas Sagan, filho do famoso astrônomo americano Carl Sagan.

Como seria de se esperar de uma obra da família Sagan, a trama envolve um reflexão interessante, embora um tanto simplória, sobre rivalidades nacionais e a adolescência civilizacional vivida pela humanidade em nossos tempos. A divisão do planeta em dois blocos lembra a configuração da Terra durante o período da Guerra Fria, que à época do episódio ainda estava bem fresca na memória do público.

Em seu café da manhã com Crusher, Picard prenuncia a imaturidade daquele planeta para se unir à Federação, o que fica evidente pela postura dos representantes das duas sociedades que dividem aquele mundo. Os kes, aparentemente, só queriam se aliar à Federação como forma de intimidação aos prytt, que por sua vez não admitiam nenhum contato com o mundo exterior. Ambos intolerantes e paranoicos, os dois grupos nunca se alinharam de fato com os valores federados.

O episódio mostra também como meras relações diplomáticas com um de dois países rivais podem criar grande instabilidade. Há de se pensar também por que a Federação estaria cogitando abrir uma exceção e aceitar “meio planeta” como membro, sinalizando também alguma postura imperialista por parte do conselho federado – expandindo suas fronteiras sem levar em conta nada menos que a primeira diretriz, que veda a interferência com assuntos internos de outros mundos.

Os tripulantes da Enterprise não comentam nada disso, mas o subtexto do episódio traz essas mensagens. Seu núcleo dramático, contudo, não está nessa trama, mas sim no fato de que Crusher e Picard acabam isolados no planeta e passam a compartilhar os pensamentos um do outro.

É uma premissa fascinante e um ótimo mecanismo para explorar a intimidade desse relacionamento que, a despeito de estar com a série desde o primeiro episódio, foi pouco desenvolvido além de mostrar que havia alguma tensão sexual e ciúmes ocasionais de parte a parte. A naturalidade de Patrick Stewart e Gates McFadden ao retratar a situação dos dois até nos faz relevar o fato de que nunca fez muito sentido os prytt conectarem os dois dessa maneira para interrogá-los.

Jonathan Frakes faz um bom trabalho na direção, concentrando-se, como é de seu feitio, nas atuações, sem chamar a atenção para ângulos e movimentos de câmera mais ousados. O resultado é um episódio essencial na trajetória de dois dos principais personagens da série, ainda que, seguindo o formato mais tradicional de A Nova Geração, as coisas sejam deixadas mais ou menos do mesmo jeito que começaram, com os dois numa relação de amizade, em que são reconhecidos, mas sublimados, os interesses românticos.

Avaliação

Citações

“Now that we know how each of us feels, perhaps we should not be afraid to explore those feelings.”
“Or perhaps we should be afraid. I think I should be going now. Good night.”
“Good night.”
(Agora que sabemos como cada um de nós se sente, talvez não devêssemos ter medo de explorar esses sentimentos.)
(Ou talvez devamos ter medo. Acho que eu devo ir agora. Boa noite.)
(Boa noite.)
Jean-Luc Picard e Beverly Crusher

Trivia

  • A premissa veio de Nick Sagan em uma reunião com a equipe, descrita depois em um memorando de uma página de Jeri Taylor para Michael Piller, datado de 24 de junho de 1993. O roteiro final foi fechado em 7 de setembro.
  • Nick Sagan, filho de Carl Sagan, queria escrever para Star Trek, e sua primeira chance de apresentar histórias aos produtores foi em Deep Space Nine, numa reunião que descreveu como desastrosa, já que ele não sabia vender as tramas. Na segunda chance, com A Nova Geração, emplacou “Attached”. Na época, ele tinha 22 anos. Sagan ainda escreveria “Bloodlines”, para o sétimo ano da série, e depois se tornaria editor de histórias de Voyager durante a quinta temporada.
  • A perspectiva de um romance entre Crusher e Picard voltaria a ser explorada no episódio final da série, “All Good Things…”, e saberíamos que a relação foi consumada e produziu um filho, Jack Crusher, conforme revelado na terceira temporada de Picard.
  • Este é o último episódio da série a mostrar a jaqueta vermelha de Picard. O personagem é visto descartando-a na caverna.
  • O medo de altura de Crusher é mencionado também em “Chain of Command, Part I”.
  • Picard revela que todos os membros da Federação (até 2370) foram aceitos como “um mundo unificado”.
  • LeVar Burton não aparece neste episódio, na única ausência do elenco regular na sétima temporada.

Ficha Técnica

Escrito por Nicholas Sagan
Dirigido por Jonathan Frakes

Exibido em 8 de novembro de 1993

Título em português: “Ligados”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Robin Gammell como Mauric
Lenore Kasdorf como Lorin
J.C. Stevens como assistente kes

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio