Cruzeiro marítimo Star Trek traz muitas celebridades

Star Trek: The Cruise é uma viagem marítima anual para os fãs de Star Trek, onde apresenta celebridades das séries e convidados especiais que passam a viagem interagindo com os passageiros. O cruzeiro é licenciado pela Paramount Consumer Products.

Cada um dos cruzeiros anuais Star Trek apresenta shows temáticos, atividades noturnas com atores da franquia, além de painéis de discussão sobre suas séries preferidas, exibição de filmes e episódios, festas à fantasia, concursos de cosplay e muito mais.

No dia 21 de fevereiro, partiu o sétimo Star Trek: The Cruise do Port Canaveral, na Flórida, para um passeio que durou uma semana pelo Caribe. O site TrekMovie acompanhou todo o evento.

No primeiro dia de viagem,  o diretor do cruzeiro, JT Watters, abriu uma grande festa em um palco montado no deck da piscina e apresentou as celebridades convidadas da viagem:

Série Clássica – Walter Koenig,

A Nova Geração – Wil Wheaton, Brent Spiner, Gates Mcfadden, Levar Burton, John de Lancie, Denise Crosby,

Deep Space Nine – Nana Visitor, Armin Shimerman,  Max Grodénchik, Chase Masterson,

Voyager – Robert Picardo, Garrett Wang,

Enterprise – John Billingsley, Connor Trinneer, Anthony Montgomery, Dominic Keating,

Discovery – Sonequa Martin-Green, Doug Jones, Anthony Rapp, David Ajala, Mary Chieffo, Eve Harlow,

Picard – Michelle Hurd, Ed Speleers, Todd Stashwick, Peyton List,

Lower Decks –  Tawny Newsome, Eugene Cordero, Gabrielle Ruiz.

Além da presença da parte técnica e dos escritores: Michael e Denise Okuda, Lolita Fatjo, Dra. Erin Macdonald, Dr. Mohamed Noor, Robb Pearlman, Thomas Surprenant.

Durante a viagem podemos destacar alguns comentários dos participantes nos painéis.

Painel de A Nova Geração

Gates McFadden comenta sobre “Sub Rosa”, o discutido episódio 14 da sétima temporada de A Nova Geração:

Você está sugerindo que “Sub Rosa” não era um roteiro típico de A Nova Geração e que fazer sexo com uma lâmpada fantasma era incomum? Essa é a sua implicação? Que Beverly não estava sempre correndo de camisola e drogada esperando por Ronin? Quando li aquele roteiro na sétima temporada, pensei: “Você só pode estar brincando comigo”. Depois de todas essas temporadas, descobrimos que todas as mulheres da família Howard fizeram sexo com a lâmpada. Seriamente? Isso questionou muito o comportamento de Beverly. Em retrospecto, eu provavelmente teria interpretado cada episódio de forma diferente se soubesse que esse era o arco dela.

LeVar Burton foi questionado se o VISOR de Geordi o incomodava durante as filmagens:

Na primeira temporada, me deparei com uma merda, sim. Acho que a única coisa que machuquei foi meu ego. Aprendi a navegar sem conseguir ver meus pés usando pontos de referência no set. Depois de 45 minutos ou uma hora eu ficava com um pouco de dor de cabeça, então, gostava de tirar sempre que possível. Mas eu sei que isso me tornou um ator melhor. Isso realmente me ajudou a desenvolver minha voz. Acho que uma das razões pelas quais adoro ler em voz alta é o resultado de ter usado o VISOR durante sete anos e um filme.

Falando a respeito de sua carreira como diretora, Gates McFadden comentou sobre o episódio “Genesis”, décimo sétimo da sétima temporada, que lhe deu a tão esperada chance de ocupar a cadeira de diretor. McFadden disse como foi capaz de se adaptar aos desafios únicos que surgiram ao trabalhar dentro do sistema Star Trek como era em 1994.

Ela apontou as mudanças estilísticas que fez no cenário e na história para dar a sensação “assustadora” pela qual o episódio é conhecido. Gates pretendia chocar o público fazendo Picard e Data retornarem a uma nave escura, suja e quebrada. Embora o resultado final não tenha sido tão sombrio ou sujo quanto Gates imaginava, ainda é um forte contraste com o resto da série. Ela também foi responsável pela conselheira Troi ser encontrada na banheira totalmente vestida: o roteiro original pedia que ela ficasse nua em um banho de espuma.

Quando questionada sobre os desafios de dirigir seus colegas de elenco, Gates admitiu que houve algumas cenas que tiveram que ser tratadas com cuidado. Em particular, Sir Patrick Stewart tinha dúvidas sobre a cena em que Picard está tentando atrair o monstruoso Worf pelo corredor. A cena filmada mostra Picard esgueirando-se pelo corredor e observando Worf, depois foge. Stewart queria que Picard simplesmente fizesse uma corrida louca, como Gates descreve:

Patrick queria apenas começar a correr, e eu disse não, preciso de outra tomada para configurar e deixar bem claro, então, vá para o outro lado e se esconda lá atrás, enquanto você tem uma ideia de quando pulverizar e, então, você começa indo. Isso apenas dá ao público um segundo e aos personagens um segundo para se fixarem nisso. E achei que ninguém faria isso.

Painel Lower Decks

No painel Star Trek: Lower Decks tivemos a presença de Tawny Newsome (Mariner), Eugene Cordero (Rutherford) e Gabrielle Ruiz (T’Lyn).

Quanto a 5ª temporada, Newsome se limitou a dizer:

Temos algumas coisas legais chegando na 5ª temporada.

Gabrielle Ruiz, que já havia lido livros de Leonard Nimoy para se tornar uma vulcana melhor, disse que gostaria de ter a chance de ver T’Lyn conhecendo o planeta vulcano original:

Eu adoraria ir ao planeta Vulcano, com certeza. Talvez tenha alguns momentos no holodeck com Spock… Como se ela recebesse alguma inspiração dele, algum conhecimento, algum grande momento de aprendizado para ela.

Ao comentar sobre o Universo Espelho, Newsome demonstrou não estar interessada era retratar uma Mirror Mariner:

Eu tenho sentimentos mistos de amor e ódio pelos episódios do Mirror Universe. Eu os amo porque Star Trek é muito saudável. É uma pornografia de competência. Todo mundo é muito bom em seu trabalho. Eu sinto que os episódios do Espelho foram uma oportunidade para desabafar… como se meu favorito fosse a Intendente Kira. Com nosso programa, somos bons em nosso trabalho, mas a premissa é que nem sempre somos tão bons e somos meio desalinhados e confusos. Portanto, a coisa do Espelho não é tão importante contra o que estamos fazendo. Não sei, talvez tenhamos que ser chatos e sem graça?

Painel Enterprise

No painel Star Trek: Enterprise se apresentaram Connor Trinneer (comandante Tucker), John Billingsley (Dr. Phlox), Anthony Montgomery (Travis) e Dominic Keating (Reed). Os atores falaram sobre o cancelamento da série. Quando foram informados que Enterprise seria cancelada, Connor Trinneer disse que ficou sabendo de uma ideia maluca de um executivo para adicionar uma boy band (tipo Backstreet Boys) nas gravações:

Quando ouvi que um dos vice-presidentes da Paramount ou UPN, em um esforço para aumentar a audiência, teve a ideia fantástica de colocar uma boy band no refeitório, eu simplesmente perguntei “Que som é esse?” e foi uma sentença de morte. E isso nunca foi embora.

John Billingsley viu o fim da Enterprise como um sintoma do esgotamento de Star Trek em ambos os lados da tela:

Para ser justo com Rick e Brandon, eles queriam um ano de folga entre Voyager e Enterprise, e foram informados que não poderiam tê-lo. Então, eles meio que tiveram que apressar a produção. E, embora, tenha havido algumas escolhas astutas, principalmente na escalação do médico, acho que eles poderiam ter tido um pouco mais de tempo para pensar.

Quanto ao final de Enterprise foi perguntado a Connor Trinneer se ele gostaria de ver novamente Tucker na franquia, o comentário de Trinneer foi simplesmente:

Ele está morto. Deixe isso para trás.

Homenagem a Kenneth Mitchell

Durante a apresentação do documentário de Deep Space NineWhat We Left Behind” por Lolita Fatjo, veio a notícia do falecimento de Kenneth Mitchell. O ator foi parte integrante da experiência Star Trek: The Cruise por muitos anos. Um momento de silêncio foi realizado ao final do painel em sua homenagem.

Painel Picard

Já o painel da série Star Trek: Picard trouxe de volta as celebridades de A Nova Geração. Gates McFadden (Dra. Crusher), Brent Spiner (Data), LeVar Burton (La Forge) contaram com a companhia de Todd Stashwick (capitão Shaw), Michelle Hurd (Raffi), Peyton List (a romulana Narissa), Ed Speleers (Jack) e John de Lancie (Q).

O elenco de A Nova Geração falou sobre o retorno ao set da Enterprise-D:

Gates McFadden: Foi aconchegante… E o especial é que eles tinham todos os nomes do elenco e da equipe de Picard – e não os nomes de A Nova Geração – que estavam em todos os nomes, não os nomes de A Nova Geração, eles estavam em todos os LCARS gráficos.

LeVar Burton: O que importa para mim foi como isso nos fez sentir. Era como estar em uma máquina do tempo. Era 1987 novamente e estávamos bobos e muito rejuvenescidos pelo espaço.

Mesmo não tendo participado das filmagens no set da Enterprise-D, Todd Stashwick revelou que entrou furtivamente no set e “eu sentei na cadeira”. Questionado sobre seu personagem, Stashwick vê Shaw como um cara que segue o protocolo porque acredita que protege as pessoas, mas também avalia a opinião de seu círculo íntimo. “Não somos uma coisa só”, explica Stashwick, insistindo que Shaw é mais complexo do que isso:

Se os traumas que aconteceram não tivessem acontecido com ele, provavelmente ele teria sido um pouco mais ousado. E, então, acho que houve a compreensão de que isso precisava acontecer. Quando você está tão longe no espaço, você não sabe o que vai encontrar. O trauma, porém, o colocou em uma posição onde ele sentiu a necessidade de proteger o máximo de pessoas que pudesse.

Ed Speleers (Jack Crusher) mostrou uma sacola “From the Roddenberry Archives” contendo adereços usados ​​na série Star Trek: Picard, incluindo seu phaser. Quando questionado sobre o futuro de Jack Crusher, Speleers teve pouco a dizer, já que nenhuma série futura com seu personagem está em produção, mas ainda está esperançoso de que possa retornar à franquia:

Tenho feito muito disso esta semana: divulgação descarada de Star Trek: Legacy!

Painel Star Trek: Discovery

O grande final da excursão se deu no painel Star Trek: Discovery que teve a presença de Sonequa Martin-Green (capitão Burnham), David Ajala (Book), Doug Jones (Saru), Anthony Rapp (Stamets) e Mary Chieffo (Klingon  L’Rell), além da primeira participação de Eve Harlow, que faz a nova vilã Moll, e deu sua impressão da franquia:

Serei totalmente honesta, nunca assisti Star Trek antes de conseguir o emprego. Mas tendo dito isso, eu também acho que Star Trek é apenas uma coisa que está sempre na cultura. Todo mundo já ouviu falar de Star Trek. Todo mundo sabe o que é. Está sempre lá.

Sonequa Martin-Green e Doug Jones compartilharam histórias sobre quando iniciaram a série, as críticas iniciais e como receberam alguns conselhos importantes de veteranos de A Nova Geração:

Sonequa Martin-Green: Lembrem-se de vocês no início, quando recebíamos muitas críticas e as pessoas vinham atrás de nós por vários motivos. Fazia sentido. Sempre dissemos que entendíamos de onde elas vinham. E tínhamos muito respeito porque essas críticas vinham de um lugar de amor e lealdade e inteligência e intelecto e tudo isso… mas nós pensamos [faz uma expressão de dor] “Temos tantas pessoas para provar e para nós mesmos também”. Então Jonathan Frakes – um dos nossos diretores favoritos – realmente nos guiou e nos colocou sob sua proteção. Ele nos acolheu como procuradores para o resto da franquia. E ele disse: “Não, não, não. Bem-vindo. É assim que vai. Eles também nos odiavam. Eles costumavam receber cartas do tipo: “Não precisamos de você… por que você está tentando atrapalhar Kirk e Spock?” Ele disse que levaram cerca de três temporadas para eles finalmente nos dominarem. Lembro-me de como ficamos tão confortados com isso. Ainda sou grato por ele até hoje porque ele era como um papai grande irmão para nós no começo.

Doug Jones: Para mim, acho que Sir Patrick Stewart disse isso melhor quando o conheci no Oscar, não quero me gabar nem nada. Era o início do Oscar de 2018 e tínhamos acabado de filmar a 1ª temporada de Discovery. E ele estava bem atrás de mim na fila do tapete vermelho… Então, eu estava na fila com a Srta. Laurie e ela disse [sussurra] “Esse é Patrick Stewart!” Então eu me volto para ele: “Senhor, senhor Patrick, senhor Stewart, uh, sou Doug Jones e estou em A Forma da Água, é por isso que estou aqui, mas temos uma conexão. Na verdade, também estou na nova série Star Trek, Discovery.” Tudo o que ele me disse foi [faz a voz de Stewart], “Oh. Espero que você saiba no que está se metendo”. Sim, agora eu amo e adoro cada minuto disso.

Como homenagem ao ator Kenneth Mitchell, a atriz Mary Chieffo pediu a todos que olhassem para o céu e gritassem, avisando que outro guerreiro estava prestes a entrar em Sto-vo-kor.

No final do painel, todos os membros do elenco presentes, juntamente com a Dra. Erin Macdonald, compartilharam um abraço coletivo. Este foi o último adeus do elenco no palco antes da série terminar.

Entre outras atividades durante a viagem tivemos um leilão de caridade beneficiando: The Planetary Society, The Pancreatic Cancer Action Network e The Hollywood Coalizão Alimentar, com a venda de itens colecionáveis ​​​​de Star Trek.

Em outro momento houve uma brincadeira para os atores interpretarem uma cena de episódio, considerado um dos mais bizarros de Star Trek, “Spock’s Brain” da terceira temporada da série original. Todd Stashwick interpretando Kirk, Robert Picardo como Spock, Doug Jones como Sulu, Denise Crosby como Uhura, Wil Wheaton como McCoy, Gabrielle Ruiz como Kara e ação narrada por Nana Visitor.

O próximo cruzeiro, Star Trek: The Cruise VIII, está programado para partir de Miami em 23 de fevereiro de 2025, com destino a Costa Maya, Cozumel e Belize City. Detalhes no site oficial Star Trek: The Cruise.

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok