Na esteira de rumores de que Strange New Worlds já tinha movimentações para a renovação da série para uma quinta temporada, o serviço de streaming Paramount+ anunciou nesta quinta-feira (12) que as aventuras sob o comando do capitão Christopher Pike a bordo da Enterprise terão mesmo um quinto — e último — ano. Serão mais seis episódios, a serem filmados ainda neste ano, elevando o total da série a 46.
É uma renovação ao mesmo tempo precoce e amarga: pela primeira vez vemos uma série ganhar oficialmente seu quinto ano antes mesmo da exibição do terceiro (que só começa a ir ao ar no próximo dia 17 de julho). Neste momento, atores e equipe filmam a quarta temporada, nos estúdios da CBS em Toronto, Canadá, e as filmagens da quinta devem vir em seguida.
O anúncio vem com a antecedência suficiente para dar à produção a oportunidade de tratar a quinta temporada como final, e com uma duração mais curta, com apenas seis episódios, destinados a fechar a série — oportunidade que Discovery e Lower Decks não tiveram. Os produtores, ao menos oficialmente, estão agradecidos.
“Desde o comecinho, Strange New Worlds procurou honrar o que Star Trek sempre defendeu — curiosidade sem limites, esperança e a crença de que um futuro melhor é possível”, disseram os produtores executivos Akiva Goldsman, Henry Alonso Myers e Alex Kurtzman. “Estamos profundamente agradecidos ao Paramount+ pela chance de completar nossa missão de cinco temporadas, exatamente como nós a visualizamos, ao lado do nosso extraordinário elenco e equipe. E aos fãs apaixonados que se juntaram audaciosamente a nós nessa jornada — obrigado. Com três mais temporadas espetaculares à frente para vocês verem e apreciarem, essa aventura está longe de terminada.”
A decisão do serviço de streaming parece consolidar o que já havia sido estabelecido com Discovery e com Lower Decks — o de que as séries desta terceira era televisiva, baseada no mercado de streaming, têm um teto em cinco temporadas. Ao mesmo tempo, pode ser uma sinalização do começo do fim para a terceira era de Star Trek, sob o comando de Alex Kurtzman. O contrato do produtor, estendido em 2021, vai até 2026, e a essa altura, com o fim iminente de Strange New Worlds, restará apenas uma produção da franquia sob sua batuta: Starfleet Academy, que já está filmando sua segunda temporada, mas estreia apenas no ano que vem.
A empresa em si está passando por uma fase de reestruturação, com a aquisição e fusão da Paramount Global com a Skydance, e não é impossível que, uma vez que a mudança de comando se efetive, mudem os planos de médio e longo prazo para Star Trek especificamente. Por ora, o horizonte está garantido para um ano sortido em 2026 — data que marca os 60 anos de Jornada nas Estrelas.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok
Descubra mais sobre Trek Brasilis
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.