Raridade: Documentário sobre Star Trek: O Filme

Para quem ainda não viu, já se encontra no site You Tube, um video raro de 10 minutos de duração, mostrando cenas de gravação de Star Trek: The Motion Picture (Jornada Nas Estrelas: O Filme), o primeiro longametragem de Jornada. É uma viagem incrível aos bastidores dessa produção de Gene Roddenberry, que ocorreu por volta de 1978. Veja como foram criados os efeitos especiais, as filmagens do elenco e muito mais.

 Em 1979, a produção da série original provou ao mundo que era possível levar um seriado de televisão às telonas e fazer sucesso. A boa acolhida de Jornada Nas Estrelas: O Filme incentivou os produtores e a Paramount a continuar com a franquia, o que deu origem a mais dez filmes e quatro séries. Você pode ler um histórico de sua produção na seção Filmes do TrekBrasilis.

O site Fanboy (via Trek Web) apresenta um video documentário, não mostrado no DVD do Diretor, onde temos cenas inéditas dos bastidores de gravação do filme. Lá podemos ver como foram produzidos os efeitos especiais, a montagem das maquetes, o corte de cabelo da atriz Persis Khambatta e toda a preparação para as cenas.

A Magicam era uma empresa de efeitos especiais da época, que também trabalhou na série de televisão The Greatest American Hero e Cosmos de Carl Sagan. Ela ajudou nas maquetes e filmagens de efeitos.

Veja abaixo o video e curta dez minutos de deliciosa recordação.