Obi-Wan Kenobi: Parte II

Guiado por improváveis mentores, Kenobi caminha em direção a um mundo maior

Sinopse

Data: 9 a.B.Y. (nove anos antes da Batalha de Yavin)

Obi-Wan Kenobi chega a Daiyu, mas o rastreamento da nave dos sequestradores não funciona mais. Ele precisa se misturar na cidade e descobrir para onde a pequena Leia foi levada. Nas ruas, ele dá uma esmola a um velho soldado clone. Em seguida, uma traficante tenta lhe vender especiarias, dando uma amostra grátis. E um menino, vendo que ele precisa de ajuda, se oferece para levá-lo a um Jedi – por um preço.

O suposto mestre, Haja Estree, está atendendo uma mãe e um filho que precisam deixar o planeta. Ele faz alguns truques casuais e consegue passagem segura para os dois para Corellia. Mas ele não age como um típico Jedi. E cobra pelos serviços. Obi-Wan o aborda em seguida, mas percebe que se trata de um charlatão. Ao confrontá-lo como criminoso, força-o a indicar onde ela pode ter sido escondida. Com a dica, Kenobi parte para o submundo de Daiyu e ouve uma conversa suspeita, que o leva a um laboratório clandestino. Ele causa uma explosão e, enquanto o ambiente é evacuado, avança por um corredor.

Confrontado por seguranças, entra em luta corporal e extrai a informação de onde estaria a garota. Quando chega à cela, contudo, só há um boneco. Kenobi é cercado pelos sequestradores, que chamam Reva para buscá-lo. Mas Obi-Wan está preparado: detona um dispositivo de gás (possivelmente a dose de especiaria que ganhou) e escapa. Em seguida, acaba encontrando Leia em uma cela adjacente. Ela não confia nele, mas não tem opção, e os dois ganham as ruas, comprando roupas para se disfarçar.

Enquanto a Terceira Irmã chega ao cativeiro dos sequestradores rendidos, Obi-Wan e Leia procuram o caminho do porto, por onde sairão do planeta. Reva então é confrontada pelo Grande Inquisidor. que protesta contra o sequestro da filha de um senador na obsessão descabida pela caça a Kenobi. Ele diz que apreenderá o Jedi por si mesmo, dispensando-a do trabalho. Mas ela não desiste e coloca todos os caçadores de recompensa e bandidos locais atrás de Kenobi, a fim de encurralá-lo. A fuga se torna cada vez mais dificil.

Apesar de ver o sabre de luz de Obi-Wan, Leia duvida que ele seja um Jedi. Os dois vagam pela cidade e ele se identifica apenas como Ben. Em outra parte da cidade, o menino que levou Obi-Wan a Haja Estree volta ao charlatão e conta sobre a enorme recompensa a ser paga por ele. Enquanto isso, o Grande Inquisidor se enfurece ao saber da oferta por Kenobi, ação que atribui imediatamente a Reva.

Leia também vê que há uma recompensa por Obi-Wan e volta a duvidar dele. Ela foge pelas ruas, e ele parte em seu encalço. Com um blaster, impede que algum criminoso a capture. E os inquisidores, acompanhados por stormtroopers, fazem sua própria caçada.

Leia vai saltando entre o teto de edificações. Na correria, Kenobi se torna alvo para mais um caçador de recompensas. Reva vê o tiroteio ao longe e se encaminha para o local. Leia segue em fuga, a despeito dos pedidos de Obi-Wan para que pare. Em meio aos tiros, o velho Jedi consegue derrubar seu oponente, e Leia decide saltar um grande vão entre prédios para escapar. Ela cai. Kenobi precisa usar o que resta de seu elo com a Força para impedir que ela se estatele na queda – o que faz com sucesso. Leia finalmente acredita que ele é um Jedi.

No porto, os stormtroopers e inquisidores impedem a saída de qualquer nave. Obi-Wan e Leia são encontrados por Haja Estree, que surpreendentemente se oferece para ajudar, indicando o caminho para um cargueiro não tripulado. O misterioso charlatão se despede dizendo que Kenobi não está sozinho. Em seguida, Haja intercepta Reva, tentando atrasá-la. Ele finge ser um Jedi, de novo sem grande sucesso. Reva usa o lado sombrio da Força para extrair a informação de onde está Kenobi.

Próximo ao embarque, ela se aproxima de Obi-Wan, dizendo poder senti-lo. Afirma que não o matará, mas o levará a Darth Vader. Sim, Kenobi não sabia, mas seu antigo aprendiz, Anakin Skywalker, ainda vive. Reva então é novamente confrontada pelo Grande Inquisidor – e o mata. Nisso, Obi-Wan consegue chegar à nave, onde Leia já o esperava, e partir do planeta, rumo a Mapuzo. Reva grita para ele, prometendo destruí-lo.

Na nave, Kenobi está totalmente perturbado. Com a Força, ele chama por Anakin, e o lorde Sith sente de longe, em um tanque de bacta, a presença de seu antigo mestre…

Comentários

A segunda parte de Obi-Wan Kenobi representa uma mudança significativa de ritmo para a minissérie. Embora seja uma continuação direta, sem qualquer interlúdio, trocamos o ambiente rotineiro e desértico de Tatooine, num segmento com sabor de opressão e miséria, por uma vista à frenética e urbana Dayiu, o mais perto que chegamos de ver uma localidade similar a Coruscant desde a trilogia prequela.

Tendo aceitado embarcar na “jornada do herói”, depois de hesitar e finalmente ser persuadido, como manda o receituário do mitologista Joseph Campbell, chegou aqui a hora de o nosso protagonista encontrar a “ajuda sobrenatural” – alguém que magicamente o ajude a cumprir seu destino. Pelo menos dois personagens fazem esse papel de inspiração e mentoria (voluntária ou involuntária) para Obi-Wan: Leia, que se apresenta naturalmente como uma referência e remete nosso herói a seu passado, lembrando a atitude e a liderança de Padmé Amidala; e Haja Estree, o charlatão que acaba se revelando um improvável aliado. Em um papel mais discreto, a traficante que lhe dá uma dose grátis de especiaria (possivelmente o artefato que ele usa para neutralizar os sequestradores) também cumpre o rito da “ajuda sobrenatural”.

De acordo com Campbell, é comum para quem faz essa função nos mitos entregar algum talismã ou objeto que vai ser útil mais tarde para o herói. De fato, Haja entrega a Obi-Wan a chave de acesso ao cargueiro automatizado e um cartão com as coordenadas para onde ele deve ir. Leia, por sua vez, traz consigo a droide danificada Lola, que ainda pode ter alguma função surpreendente adiante.

Engraçado notar como os papéis estão invertidos. Na jornada do herói de Luke Skywalker, em Uma Nova Esperança, Obi-Wan cumpriu o papel de mentor, servindo como essa “ajuda sobrenatural”: ao reencontrar o jovem, entrega o sabre de luz de Anakin a Luke e o introduz aos caminhos da Força. A frase de Obi-Wan para Luke lá (“você deu seu primeiro passo em um mundo maior”) tem significado similar à de Haja aqui (“você não está sozinho, Obi-Wan”).

Tanto Haja como Leia se revelam personagens muito carismáticos e com enorme potencial para humor, deixando esse segmento com uma vibração completamente diferente do anterior. Em compensação, incomoda um pouco o grau de coincidências e conveniências da história… em um planeta inteiro, Obi-Wan rapidamente consegue encontrar um charlatão que pode apontá-lo na direção certa e então ouvir na rua uma conversa alienígena que sugere onde Leia pode estar detida. Tudo bem que essas sincronicidades aparentemente absurdas fazem parte do formato mitológico da jornada do herói, mas, como drama televisivo, carregam consigo certa preguiça.

A despeito desse defeito menor, chamam muito a atenção os pequenos detalhes que compõem a história: coisas do tipo “pisque e você perdeu” que ajudam a tornar tudo mais coerente, de uma forma econômica, a fim de não quebrar o ritmo da história – essencialmente uma trama de ação. E, claro, não há dúvida de que o desfecho é o momento mais poderoso do episódio, fechando o primeiro ato da minissérie, no encontro de Obi-Wan com seu destino: a revelação de que Anakin está vivo!

Agrada aí a exploração de um fato “presumido”, mas jamais mostrado de fato, como elemento surpresa: sempre achamos que a sobrevivência de Darth Vader, como figura pública do Império, fosse de conhecimento de Obi-Wan desde muito cedo. Subvertendo essa expectativa, a série agora mostra como o isolado Ben Kenobi passou dez anos em Tatooine sem saber que Anakin Skywalker ainda andava por aí, mesmo que em forma mais máquina que criatura.

O desfecho chocante, combinado ao contato telepático de Obi-Wan e Anakin, é a forma perfeita de encerrar essa etapa da narrativa. Agora, a história ganha outro ângulo: Kenobi já se vê de volta ao caminho da Força, reinserido nas grandes tramas da galáxia e predestinado a enfrentar seu antigo aprendiz. É inevitável a sensação de que a verdadeira história da minissérie começa a partir de agora.

Avaliação

Citações

“You don’t have to worry. You are not going to die… today. I’m just going to take you to him. Lord Vader will be pleased. You didn’t know. He’s alive, Obi-Wan. Anakin Skywalker is alive. He’s been looking for you for a long time. And I will be the one to deliver you to him.”
(Não precisa se preocupar. Não vai morrer… hoje. Eu apenas vou levá-lo a ele. Lorde Vader ficará satisfeito. Você não sabia. Ele está vivo, Obi-Wan. Anakin Skywalker está vivo. Ele vem procurando por você há um longo tempo. E eu serei quem o levará a ele.)
Reva, a Terceira Irmã

Trivia

  • Dayiu é um planeta inteiramente novo, jamais visto antes em qualquer canto de Star Wars.
  • O clone mendigando é vivido por Temuera Morrison, neozelandês que viveu Jango Fett e Boba Fett na trilogia prequela, em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett. Como estabelecido, Jango foi o “protótipo” genético para a criação do exército de clones em Kamino.
  • A traficante que aborda Obi-Wan demonstra que, nas ruas de Payiu, não é difícil encontrar diversos tipos de especiarias. Ela tinha as seguintes variedades da droga: pura de Kessel, brilhestim e a feluciana. Conforme visto em várias séries, o tráfico de especiarias é a base de sustentação do grupo criminoso conhecido como o Sindicato Pyke.
  • Este episódio marca a primeira aparição de Hayden Christensen (Darth Vader) em Star Wars desde A Vingança dos Sith, de 2005. O lorde Sith chegou a aparecer em Rogue One, de 2016, mas foi vivido pelos atores Spencer Wilding e Daniel Naprous.

Ficha Técnica

História de Stuart Beattie e Hossein Amini
Roteiro de Joby Harold
Dirigido por Deborah Chow

Exibido em 27 de maio de 2022

Título em português: Parte II

Elenco

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi
Kumail Nanjiani como Haja Estree
Marisé Álvarez como traficante
Flea como sequestrador
Moses Ingram como Terceira Irmã
Vivien Lyra Blair como Leia Organa
Rupert Friend como Grande Inquisidor
Sung Kang como Quinto Irmão
Rya Kihlstedt como Quarta Irmã
Hayden Christensen como Darth Vader

Podcast: Resenha Jedi


Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio