Braga e Coto falam sobre Enterprise e Star Trek

braga e coto las vegas conventionDurante a festividade anual do Star Trek Las Vegas Convention, os produtores Manny Coto e Brannon Braga participaram de um painel com os fãs, onde falaram a respeito do tempo em que passaram na franquia como escritores e produtores. A dupla discutiu sobre a última série Enterprise e o novo filme.

O painel começou com um trailer da nova série de ficção científica produzida por Branon Braga em parceria com David Goyer, FlashForward, cujo tema envolve viagem no tempo. Braga disse à platéia que, se eles gostavam dos episódios de Jornada com viagens temporais, irão gostar de FlashForward. Já Coto mostrou um clip da oitava temporada de 24 Horas, cujo personagem principal, Jack Bauer, tentar impedir o assassinato no Presidente do Irã, em meio a conversações de paz, na cidade de Nova York. O clip também mostra a atriz Katee Sackhoff (Sturbuck) como convidade especial.

Quando o assunto passou a ser Jornada nas Estrelas, grande parte da platéia incidiu perguntas sobre a série Enterprise, que foi co-criada por Braga, tendo Coto se juntado ao grupo a partir da terceira temporada, tornando-se show-runner no quarto e último ano.

Coto discordou de um comentário do fã dizendo que ele “salvou a série”, replicando, “Eu não acho que precisava salvar, eu gostei da série”. Mas Braga acabou revelando-se resignado quanto ao melhor desempenho de Coto na duas temporadas finais, “Eu acho que sua época foi a melhor época”, disse o ex-produtor acrescentando, “Isso é o que deveria ter sido a série Enterprise desde o início.”

O tema “These are The Voyages…“, último episódio da série, também foi discutido e, de novo, Braga foi muito sincero, dizendo:

Vou tomar plena responsabilidade por esse episódio, para aqueles que não gostaram dele. Em retrospecto, foi uma idéia muito bacana, que no final foi um erro. O conceito era para ter Manny (Coto) fazendo um final em duas partes, para então termos um final do episódio final enviando uma mensagem de amor a Jornada ao longo dos últimos dezoito anos. Nós só pensamos que seria um bom conceito mostrar a tripulação de A Nova Geração olhando para trás, embora no holodeck, para a tripulação de Archer. É um grande conceito, mas não estou certo de que eles se juntaram.

Muitas outras perguntas sobre Enterprise foram respondidas pela dupla, que falou também sobre as idéias para uma quinta temporada, que não existiu. Veja um resumo dos pontos mais importantes discutidos na palestra.

1 – Berman e Braga não consideraram mais ninguém, além da escolha do estúdio por Scott Bakula, para fazer Archer, e ele foi o primeiro papel confirmado;

2 – O primeiro pensamento de ator cogitado para fazer Archer foi o de Harrison Ford;

3 – Coto sugeriu trazer os roteiristas Judy e Gar Reeves para quarta temporada, afim de ajudarem a selecionar os assuntos da série original, o que foi feito em seus romances. Originalmente ficaram como consultores, mas Coto acabou percebendo que eles poderiam “fazer tudo”, e escrever roteiros, também.

Específico sobre a 5ª temporada. 

1 – Coto queria rever o Universo Espelho numa base regular, com quatro ou cinco episódios, como uma “mini-série dentro de uma série”. Mike Sussman e Coto chegaram a discutir os pontos onde seguir. Coto lamentou muito não ter tido a chance;

2 – As duas principais coisas que eles queriam fazer nesta temporada seriam contar sobre  “as origens da Federação” e o “começo dos rumores da Guerra Romulana”, e amarrar os dois;

3 – Nenhum outro grande vilão foi planejado para ser introduzido na série, os Romulanos seriam o grande vilão, mas teríamos novos vilões em “mini-arcos”;

4 – O pensamento de Rick Berman e Brannon Braga sobre o Future Guy (da primeira temporada) era para ser “provavelmente um Romulano” e que o ligaria a Guerra Romulana, com o Romulano do futuro tentando “instigar” coisas;

5 – Eles queriam fazer do personagem Shran (o andoriano) um membro regular na ponte da NX-01 como um “auxiliar ou um assessor” … levar Jeffrey (Combs) de alguma maneira a esta temporada.

E quanto ao filme Star Trek de J. J. Abrams?

Questionados sobre como eles teriam abordado reinicialização de Jornada, em comparação com a forma como a equipe de J.J. Abrams fez com o novo filme, responderam.

Braga: Para mim, essa é uma pergunta impossível de responder porque eu fiz quinze anos, em Jornada e não sei se eu teria feito algo diferente, porque eu tinha feito tudo o que eu pensei que eu teria feito. E eu amei o filme e eu não acho que teria mudado nada, pessoalmente. Eu achei que foi uma incrível e emocionante re-exploração do universo.

Coto: Penso que a escolha certa foi feita sobre onde começar, com Kirk e Spock. Eu sempre pensei que devería-se fazer isso. Eu provavelmente teria tomado um rumo mais para as três partes de O Senhor dos Anéis, estilo trilogia, mais épico. Faria as mesmas escolhas que foram feitas, mas eu provavelmente não teria colocado Kirk num romance com uma garota Oraniana. Como é que pode uma garota Oraniana entrar na Frota? …. Acho que isso está sendo criado para executar um épico de filmes, e foi feito maravilhosamente, espetacular. E o elenco é grande.

Fonte: Trek Movie