Guia de episódios

STAR TREK II:
THE WRATH OF KHAN

1982



 









 


      
Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Efeitos Especiai
s
       Trilha Sonora
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       O Melhor dos Tempos

 



Imagem


"Jornada nas Estrelas II" é apresentado em widescreen anamórfico na proporção aproximada de 2,35:1. Durante anos, em edições inferiores em VHS e LaserDisc, os fãs estiveram acostumados com uma imagem muito clara, granulada, com cores fracas e pouca definição. O motivo era porque o próprio filme havia sido filmado dessa forma, sendo uma produção de orçamento modesto, aparentando mais uma produção para TV do que para os cinemas. Para essa edição em DVD, a Paramount escureceu um pouco a imagem e aumentou a saturação das cores, dando uma aparência mais de "filme" ao produto final.

O resultado ficou muito bom, com imagem bem definida, boas cores e alta resolução. A granulação na imagem é ainda bastante aparente, mas é perfeitamente normal em filme de 20 anos de idade. Uma restauração minuciosa poderia retirar toda a granulação, dando ao filme um visual mais limpo, mas os custos são elevadíssimos e talvez a Paramount não quisesse gastar tanto com a produção desse DVD. O mesmo ocorreu com a edição especial do primeiro filme lançado anteriormente em DVD, em que a Paramount resolveu bancar novos efeitos especiais para o filme, mas optou por não realizar uma restauração para retirar a granulação da imagem. Parece que os custos de uma restauração são superiores aos custos para a realização de novos efeitos pelo computador.

Sendo esse DVD uma "Edição do Diretor", há várias cenas inseridas no filme que os fãs só tiveram a oportunidade de conferir na exibição na TV nos EUA em meados dos anos 80 e em cópias piratas de péssima qualidade. É uma grata surpresa constatar que essas cenas estão em excelente qualidade no DVD e que não há praticamente nenhuma diferença de qualidade entre elas e as imagens originais. Além do mais, é a primeira vez que as tomadas são apresentadas em widescreen.




Som

Para essa edição em DVD a Paramount remixou o áudio original para o formato Dolby Digital 5.1. O resultado é um áudio bem mais ativo e dinâmico do que nas edições anteriores, mas ainda há problemas. Talvez por falta de tempo, ou de interesse, muitos dos diálogos do filme não foram redublados durante a fase de pós-produção. Em muitas cenas a qualidade dos diálogos muda consideravelmente, ficando abafado, com eco e ruídos e logo em seguida claros e sem ruídos. É interessante notar que quase todas essas cenas envolvem William Shatner, podendo-se cogitar até mesmo que o ator não estivesse disponível na pós-produção para redublar suas falas.

Dadas as limitações dos elementos originais, não podemos esperar um áudio agressivo e forte como nos filmes atuais de Jornada. O áudio fica concentrado na maior parte do filme nos três canais frontais. Os canais traseiros não são muito utilizados para criar efeitos sonoros tridimensionais e sim para criar ambientação. O subwoofer é bem utilizado nas cenas em que a Enterprise passa pela tela e para realçar os efeitos de explosões. O destaque fica por conta do combate final na Nebulosa Mutara, quando o áudio ganha vida devido aos inúmeros efeitos sonoros dessa cena. Os barulhos de raios e trovões direcionados aos canais apropriados e com reforço do subwoofer criam um campo sonoro bem interessante e colaboram com o suspense do clímax do filme.




Extras


A Edição do Diretor de "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan" tem uma boa quantidade de extras e oferece uma boa visão do que foi a produção do filme e sua história dentro do contexto da franquia. Com menus esteticamente agradáveis, ao mesmo tempo simples e dinâmicos, o material é indispensável a qualquer colecionador. Especialmente interessantes são as trilhas de comentários (em áudio com Nicholas Meyer e em legendas com Michael Okuda), presentes no disco 1.

Entretanto, é difícil acreditar que essa edição dupla realmente precisa de dois discos para acomodar todo o material. Outra deficiência é que predominam nos documentários da edição formatos tradicionais e até mesmo pouco trabalhados de narrativa, o que não ajudam a converter o disco de extras na "referência definitiva" sobre "A Ira de Khan". Confira o material disponível:


Diário do Capitão (27 minutos)

O primeiro dos extras é uma narração básica da concepção e da produção de "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan". O segmento conta com entrevistas inéditas e feitas recentemente com os grandes protagonistas da produção: os atores William Shatner, Leonard Nimoy e Ricardo Montalban, o produtor Harve Bennett e o diretor Nicholas Meyer.

O segmento não acrescenta muito ao que já se sabia a respeito do filme, mas é valioso por representar de forma exata as personalidades desses grandes personagens de Hollywood. Shatner se mostra bem-humorado, extremamente irônico e egocêntrico (sugerindo até que a cena do encontro de Spock e Kirk, pouco antes da morte do Vulcano, separados por um vidro, fosse obra dele). Nimoy, centrado e consciente, conta como criou a saída para a volta de Spock. Bennett mostra como recriou a franquia após o fracasso criativo de "O Filme", com muita ajuda do dinâmico e absurdamente competente Nicholas Meyer. Montalban acrescenta seu bom humor e sua simpatia, que contrastam incrivelmente com a vilania de Khan.




Projetando Khan (24 minutos)

Provavelmente um dos mais informativos making-ofs do disco, "Projetando Khan" oferece entrevistas com Nicholas Meyer, o designer da produção Joseph Jennings e o figurinista Robert Fletcher, entre outros. Temos belos insights sobre as inspirações navais de Meyer, sua transposição para os novos uniformes da Frota Estelar com Fletcher e a adaptação dos conceitos de ação pedidos por Meyer às restrições impostas pelo formato original de "Jornada nas Estrelas".

Acaba sendo um material mais "novo", do ponto de vista de informação, que o "Diário do Capitão", embora o primeiro documentário inclua mais "celebridades" da produção e realização do filme. É a versão "mão-na-massa" do "Diário do Capitão".


Efeitos Visuais (18 minutos)

A equipe de técnicos da Industrial Light and Magic tem a palavra, para explicar como foram feitos os efeitos visuais de "A Ira de Khan". Mais uma vez, a informação parece mais saborosa, principalmente quando nos é dado a conhecer o quão criativos esses profissionais precisavam ser para criar os efeitos.

Em destaque, a mega-orelha de Chekov, as diferentes versões da forma de vida nativa de Ceti Alfa V, o cenário construído para retratar o planeta deserto, a sequência gerada em computador do efeito Genesis, as filmagens com os modelos das naves e a criação da nebulosa Mutara. Tudo que você gostaria de saber sobre essas cenas está aqui.

Do ponto de vista de completude, esse parece ser o "melhor" dos documentários. Ele esgota o assunto a que se refere, deixando pouco espaço para adições (o pouco que sobra é preenchido pelos comentários de Michael Okuda).




Entrevistas originais de 1982 (11 minutos)

Vale apenas pela afeição, por ver o que disseram Shatner, Nimoy, o saudoso DeForest Kelley e Ricardo Montalban à época do lançamento do filme. É divertido ver o canastrão Shatner aparentemente jogando todo o seu charme para cima da pobre repórter.




O Universo de Jornada nas Estrelas (29 minutos)

Um documentário de 29 minutos com somente duas entrevistas simplesmente não se sustenta. Os autores Greg Cox (da série de livros "The Eugenics Wars") e Julie Ecklar ("Kobayashi Maru") são entrevistados interessantes, e o tema também é bastante relevante -- a importância dos livros na saga de Jornada nas Estrelas. Mas faltou aqui mais substância, ou, inversamente, sobrou tempo. Em resumo: o documentário mais "criativo" é também o mais decepcionante.


Storyboards

Conjunto de 13 cenas, tais quais foram concebidas pela produção antes das filmagens. É um material interessante para colecionador, mas carece de um tratamento maior no quesito "apresentação", para que possa ter algum valor para o telespectador casual.




Trailer de cinema

O que todo mundo viu em 1982.


Ficha Técnica



Extras: Menu interativo, Seleção de Cena, comentários do diretor, texto de Michael Okuda, 4 documentários, entrevistas originais, trailer e storyboards

Vídeo: Widescreen anamórfico (2,35:1)

Áudio: Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround), Inglês (Dolby 2.0 Surround)

Legendas: Inglês, Português, Espanhol

Ano de produção: 1982

Duração: 116 minutos

Ano de Lançamento no Brasil (Região 4): 2002