Filmagens de Jornada X devem começar na primavera

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

Durante o outono norte-americano (primavera no Brasil) os trekkers podem esperar muitas novidades. Além da esperada estréia da próxima série de Jornada nas Estrelas, parece que o próximo longa-metragem do franchise começará a ser filmado nessa época.

A expectativa é de Patrick Stewart (Jean-Luc Picard), um dos únicos atores a já ter contrato assinado para o filme. Segundo ele, seria necessário filmar nesta data para que ele possa cumprir suas obrigações para com outro franchise –a série de filmes dos X-Men, em que ele interpreta o professor Xavier.

As declarações de Stewart foram divulgadas pela agência de notícias Associated Press. A expectativa é a de que X-Men 2 comece a ser filmado no ano que vem.

Rick Berman, produtor-executivo do filme e de todas as coisas de Jornada, já deu declarações dizendo que as filmagens começariam alguns meses após as greves de atores e escritores, que devem começar no começo de julho nos EUA. O filme já está em fase de pré-produção e o roteirista John Logan (que não faturou o Oscar por seu roteiro em “Gladiador”) já teria entregue uma segunda versão do roteiro para aprovação do estúdio.

Se essa notícia for confirmada, o impacto pode ser maior do que parece a princípio. Se um cronograma como esse for adotado, o lançamento do filme ficaria para o verão norte-americano (metade de 2002), entrando em confronto direto com pesos-pesado do cinema, como o Episódio II de Star Wars, com estréia marcada para abril do ano que vem.

Não é costume da Paramount lançar os filmes de Jornada no verão (época tradicionalmente reconhecida por ser o domínio dos “blockbusters”), mas se esse for o caso, é sinal de que o estúdio está confiante na força do filme e acha que vale a pena entrar em confronto direto com a nova bomba de George Lucas.

Enquanto isso, um famoso tablóide britânico, o The Sun, foi mais longe, dizendo que o próprio Stewart teria confirmado que Picard morreria no filme. Conhecendo a baixa credibilidade do referido jornal, a informação fica apenas como uma nota de rodapé.

Sobre a história, sabe-se apenas que haverá Romulanos, clonagem e um arquiinimigo de Picard nos moldes do que Khan representou para Kirk nos filmes com o elenco original. Dito deste modo, o filme promete. Mas falar costuma ser bem mais fácil do que fazer…