Guias Literários de Jornada nas Estrelas

companion.jpgE enquanto preparo a primeira postagem que retoma a série de resumos literários do Trek Brasilis, como os colegas que nos acompanham manifestaram sua preferência, vou deixar agora duas dicas de material de referência sobre a literatura de Jornada nas Estrelas, que sempre podem ser úteis para os colegas de fandom escolherem um livro para ler, procurar sugestões para o TB revisar ou apenas conhecerem mais detalhes sobre este aspecto da franquia no seu todo.

A primeira dica é em forma de livro de referência, o Voyages of Imagination: The Star Trek Fiction Companion, por Jeff Ayers. A obra cataloga toda a ficção já publicada sobre Jornada nas Estrelas, separando por casa editorial, época de publicação, série de livros e afins. Além de diversos comentários em geral sobre o universo literário de Jornada, cada livro tem seu próprio verbete com título, autor, data de publicação, imagem da capa e comentários a respeito da trama e temática, escrito pelos autores, editores e outras eminências pardas da franquia. Completa a obra uma linha temporal da franquia incluindo os eventos literários, e um índice remissivo, sempre bem útil em obras de referência.

Já a segunda dica é enquanto website, The Complete Starfleet Library, criado e mantido desde 1999 por Steve Roby; uma ótima dica oferecida pelo meu bom amigo João Paulo Cursino. É uma excelente referência sobre literatura de Jornada, e ao contrário do Voyages of Imagination, ele lista tanto os livros de ficção como tudo o mais já publicado — guias de referência, companions, livros sobre os bastidores da série enquanto produção televisiva e assim por diante. Bem completo, é possível navegar por ele através das séries de livros, por temática, ano de publicação ou ainda fazer buscas. Os títulos tem fichas com as informações básicas, capas e comentários a respeito.

Pode-se imaginar em um primeiro momento que o website substitua com vantagens o livro, mas eu acredito que eles se completam. As vantagens do The Complete Starfleet Library são óbvias, é claro: sua consulta é online, gratuita e está sempre sendo atualizado, além de ter mais titulos listado. Mas o Voyages of Imagination tem uma quantidade boa de informação de bastidores sobre os livros, dos próprios autores e outros, e há todo o look-and-feel de um guia de referência em papel, que em dadas situações é mais agradável de se folhear displicentemente do que apenas um website.

Se você tem intenção de ter boa fonte de referência sobre a literatura da franquia, ambas as dicas acima são básicas para seu arsenal de recursos. Mas adicionalmente a estas e outras fontes, algo a se considerar também são os websites de vendas de livros, como a Amazon.com e a Barnes & Noble, pois há muita informação interessante nos comentários que os compradores deixam ali sobre as obras, e também valem a visita.