Morre o compositor Alexander Courage

alexandercourage.jpgMais uma grande perda para a franquia de Jornada este ano. Trata-se do falecimento do compositor Alexander Courage, aos 88 anos de idade. Ele foi o autor do conhecido tema musical da Série Clássica e de outros episódios e filmes.

Courage, que foi indicado duas vezes ao Academy Award, começou seu trabalho musical no rádio, quando ainda servia o exército. Ao seguir para a televisão, ele compôs temas de várias séries como Os Intocáveis, Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos No Espaço e outros. Quanto a sua colaboração nas trilhas sonoras de filmes, podemos citar A Múmia, Força Aérea Um, Superman IV, Gremlins 2, O 13º Guerreiro, Jurassic Park, Dennis: O Pimentinha.

Já com relação a Jornada nas Estrelas, Courage fez inúmeros trabalhos como compositor e orquestrador. Ele começou com a trilha sonora dos pilotos The Cage e Where No Man Has Gone Before, além dos episódios The Naked Time, The Enterprise Incident e Plato’s Stepchildren. Também sua fanfarra foi reutilizada em A Nova Geração e todos os filmes da franquia.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb

19 Comments on "Morre o compositor Alexander Courage"

  1. Essa sim, foi uma grande perda!!!
    Vida longa e próspera!!!

  2. Realmente uma grande perda…Ele se foi mas deixou suas obras aqui. Sua música é envolvente, mágica, e deu as séries de ficção dos anos 60, um grande ar futurista de que precisavam. Quando Jerry Goldsmith compôs “Star Trek The Motion Picture” e optou em manter o Celebre início de Star Trek, a série, imortalizou inteligentemente o “Hino Trekker” e deixou a Jornada um legado e uma música dignos desses 40 anos de cultura. Ele partiu para onde nenhum homem jamais esteve, mas sua música vagará em nossos pensamentos por muitos anos.

  3. Algumas observações:

    Courage, que fez memoráveis orquestrações para Jerry Goldsmith e John Williams, não compôs os temas principais das séries citadas (exceto da TOS, obviamente), mas sim as trilhas incidentais de vários episódios delas.

    A afirmação “Também compôs temas para A Nova Geração e todos os filmes da franquia” está equivocada. Tanto nos filmes como na TNG a única música de Courage presente é seu tema da TOS (a fanfarra, principalmente), que na TNG antecede ao tema que Jerry Goldsmith compôs para o 1º filme.

  4. Ele colaborou com John Williams na trilha sonora de Jurassic Park? Isso eu não sabia.

    RIP.

  5. Ralph Pinheiro | 29 de maio de 2008 at 4:14 pm |

    Saldan, Courage trabalhou como orquestrador nos filmes Jornada: First Contact e Inssurreição. Também ajudou na partitura de Goldsmith no primeiro filme. Nos demais eles usaram sua fanfarra apenas.
    Obrigado pela observação.

  6. Sim Ralph, mas orquestrar a música de um colega é bem diferente de compor uma música própria. Para os filmes de Jornada, por exemplo, Courage não compôs (pelo menos oficialmente) nada. Para o 1º filme, sua maior colaboração foi providenciar um novo arranjo para o tema da TOS, ouvido quando Kirk faz uma entrada no seu diário. Aliás, nesse 1º filme nunca é utilizada a fanfarra do tema, apenas seu segmento posterior.

    Humberto, além de orquestrador em Jurassic Park, Courage também exerceu esta função em mais 2 trilhas de John Williams – Hook e O Destino do Poseidon.

  7. correto, courage nao compos nada para os filmes de tos ou tng, apenas osquestrou a trilha de alguns dos trabalhos do ja falecido jerry goldsmith

  8. trecho de um documentário sobre Alexander Courage
    (apresentado por John Williams)

    http://www.youtube.com/watch?v=9oppn9BT6XM

  9. De qualquer forma ele é o “pai” do tema de Jornada e que viria a ser atualizado pelas mãos de Goldsmith lá nos distantes anos 80. Uma perda notável pra quem é fã de ficção e amante de boa música orquestrada. 🙁

  10. rekar (como estou chato nessa discussão, até parece que tenho algo contra o saudoso Courage – mas só quero dar os créditos a quem de direito), na verdade foi o Dennis McCarthy quem pegou a fanfarra de Courage e o tema de Goldsmith do 1º filme, e os adaptou para formar o tema de abertura da TNG.

  11. Pô foi uma supresa para mim. Vocês vão achar graça, mas eu achei que ele já tinha morrido! Antes que o Goldschmitt!

    Apesar de ser nostalgico, justiça seja feita, mas o tema do TOS, na minha modéstia opinião, não é o melhor de todos. Sou mais o do Goldschmitt e dos posteriores.

  12. Goldsmith… corrigindo!

  13. Luís Henrique Campos Braune | 30 de maio de 2008 at 2:52 pm |

    De qualquer forma, adeus amigo!

  14. Bem lembrado Saldan, esqueci que tem até uma entrevista com ele no box da primeira temporada. Não acho que você tenha algo contra pelo contrario, cada um tem sua opinião. 😉

  15. Autor e obra imortalizados, vai com Deus!

  16. Sua obra o eternizou.

  17. Jorge Rodrigues | 2 de junho de 2008 at 10:20 am |

    Olá a todos!

    Sem querer polemizar, mas as trilhas dos famosos 4 seriados de Irwin Allen (Perdidos, Túnel, Viagem e Gigantes) não são de autoria do prolífico e grandiloquente (e chato) John Willians?

  18. Jorge, Williams de fato compôs os temas de abertura de todas as temporadas e algumas trilhas incidentais de Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e Terra de Gigantes – exceto de Viagem do Fundo do Mar. Nesta, Jerry Goldsmith compôs um novo tema de abertura para substituir o de Paul Sawtell (mas que não foi utilizado) e a trilha do episódio “Jonas e a Baleia”. Courage compôs trilhas incidentais para episódios Perdidos no spaço, Viagem ao Fundo do Mar e Terra de Gigantes.

  19. Fiquei surpreso com a opinião do Jorge. John Williams é de uma qualidade musical maravilhosa e foi até interpretado pelo Maestro Israelense Zubin Metah. No tema de terra de gigantes, observamos que quando o mesmo é tocado com corneta (entre outros instrumentos) mas quando surge a figura do gigante entra o trombone de forma genial. É para ouvir e apreciar….

Leave a comment

Your email address will not be published.


*